Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO COMO FORMA DE AVALIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO EM FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, VÍDEO, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79794
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 468
    "inscrito_id" => 920
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO COMO FORMA DE AVALIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CONDUZ A UMA REVISÃO DO PROCESSO DE ENSINO: REVISÃO DOS CONTEÚDOS, DOS MÉTODOS UTILIZADOS, DAS ATIVIDADES REALIZADAS, DAS PRÁTICAS, DAS RELAÇÕES QUE SE TRAVAM EM SALA DE AULA, DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ENVOLVENDO TODOS OS ELEMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR. POR ISSO, PARA CONHECER MELHOR A PROBLEMÁTICA DA AVALIAÇÃO, CONSIDERAMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO RECORRER A DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ANÁLISE SOBRE O TEMA: EPISTEMOLÓGICA, HISTÓRICA, FILOSÓFICA, PSICOLÓGICA, SOCIOLÓGICA, PEDAGÓGICA.  O PRESENTE ARTIGO TRAZ PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE REALIZAMOS AO LONGO DE 2020-2021. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PARTE DA PRODUÇÃO QUE CONCRETIZAMOS AO LONGO DESSE PERÍODO. NA PESQUISA BUSCAMOS RESPONDER À SEGUINTE QUESTÃO:  EM RELAÇÃO AO ENSINO DE FÍSICA, SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, A PENSAMOS COMO UM CONTÍNUUM DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E, TAMBÉM, COMO UM PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO, UMA VEZ QUE OS DOCENTES PODEM REELABORAR OS SABERES INICIAIS EM CONFRONTO COM SUAS PRÓPRIAS VIVÊNCIAS NOS CONTEXTOS ESCOLARES. O TIPO DE PESQUISA QUE SE CONFIGURA NESTE ESTUDO É DE CUNHO QUALITATIVO, DO TIPO BIBLIOGRÁFICO. UM DOS PRODUTOS ELABORADOS, PARA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, FOI UM VÍDEO POSTADO NO CANAL DO YOUTUBE DO GRUPO DE PESQUISA, APRESENTANDO UMA FORMA DIFERENCIADA DE AVALIAÇÃO EM FÍSICA: A EXPERIMENTAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EM FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, VÍDEO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID920_27072021164135.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA AMIRA "
    "autor_email" => "marcia.amira@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79794
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 468
    "inscrito_id" => 920
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO COMO FORMA DE AVALIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CONDUZ A UMA REVISÃO DO PROCESSO DE ENSINO: REVISÃO DOS CONTEÚDOS, DOS MÉTODOS UTILIZADOS, DAS ATIVIDADES REALIZADAS, DAS PRÁTICAS, DAS RELAÇÕES QUE SE TRAVAM EM SALA DE AULA, DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ENVOLVENDO TODOS OS ELEMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR. POR ISSO, PARA CONHECER MELHOR A PROBLEMÁTICA DA AVALIAÇÃO, CONSIDERAMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO RECORRER A DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ANÁLISE SOBRE O TEMA: EPISTEMOLÓGICA, HISTÓRICA, FILOSÓFICA, PSICOLÓGICA, SOCIOLÓGICA, PEDAGÓGICA.  O PRESENTE ARTIGO TRAZ PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE REALIZAMOS AO LONGO DE 2020-2021. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PARTE DA PRODUÇÃO QUE CONCRETIZAMOS AO LONGO DESSE PERÍODO. NA PESQUISA BUSCAMOS RESPONDER À SEGUINTE QUESTÃO:  EM RELAÇÃO AO ENSINO DE FÍSICA, SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, A PENSAMOS COMO UM CONTÍNUUM DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E, TAMBÉM, COMO UM PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO, UMA VEZ QUE OS DOCENTES PODEM REELABORAR OS SABERES INICIAIS EM CONFRONTO COM SUAS PRÓPRIAS VIVÊNCIAS NOS CONTEXTOS ESCOLARES. O TIPO DE PESQUISA QUE SE CONFIGURA NESTE ESTUDO É DE CUNHO QUALITATIVO, DO TIPO BIBLIOGRÁFICO. UM DOS PRODUTOS ELABORADOS, PARA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, FOI UM VÍDEO POSTADO NO CANAL DO YOUTUBE DO GRUPO DE PESQUISA, APRESENTANDO UMA FORMA DIFERENCIADA DE AVALIAÇÃO EM FÍSICA: A EXPERIMENTAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EM FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, VÍDEO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID920_27072021164135.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA AMIRA "
    "autor_email" => "marcia.amira@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CONDUZ A UMA REVISÃO DO PROCESSO DE ENSINO: REVISÃO DOS CONTEÚDOS, DOS MÉTODOS UTILIZADOS, DAS ATIVIDADES REALIZADAS, DAS PRÁTICAS, DAS RELAÇÕES QUE SE TRAVAM EM SALA DE AULA, DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ENVOLVENDO TODOS OS ELEMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR. POR ISSO, PARA CONHECER MELHOR A PROBLEMÁTICA DA AVALIAÇÃO, CONSIDERAMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO RECORRER A DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ANÁLISE SOBRE O TEMA: EPISTEMOLÓGICA, HISTÓRICA, FILOSÓFICA, PSICOLÓGICA, SOCIOLÓGICA, PEDAGÓGICA. O PRESENTE ARTIGO TRAZ PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE REALIZAMOS AO LONGO DE 2020-2021. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PARTE DA PRODUÇÃO QUE CONCRETIZAMOS AO LONGO DESSE PERÍODO. NA PESQUISA BUSCAMOS RESPONDER À SEGUINTE QUESTÃO: EM RELAÇÃO AO ENSINO DE FÍSICA, SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, A PENSAMOS COMO UM CONTÍNUUM DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E, TAMBÉM, COMO UM PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO, UMA VEZ QUE OS DOCENTES PODEM REELABORAR OS SABERES INICIAIS EM CONFRONTO COM SUAS PRÓPRIAS VIVÊNCIAS NOS CONTEXTOS ESCOLARES. O TIPO DE PESQUISA QUE SE CONFIGURA NESTE ESTUDO É DE CUNHO QUALITATIVO, DO TIPO BIBLIOGRÁFICO. UM DOS PRODUTOS ELABORADOS, PARA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, FOI UM VÍDEO POSTADO NO CANAL DO YOUTUBE DO GRUPO DE PESQUISA, APRESENTANDO UMA FORMA DIFERENCIADA DE AVALIAÇÃO EM FÍSICA: A EXPERIMENTAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.