ESTE TRABALHO É FRUTO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 3 OFERECIDA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DO CAMPUS ACADÊMICO DE AGRESTE. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FOCO ESTUDAR AS CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NO PROCESSO EDUCATIVO E INCLUSIVO DA TERCEIRA IDADE, PARTINDO DE UMA PERSPECTIVA DE INICIATIVAS QUE DESENVOLVAM A AUTONOMIA, A INTEGRAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO IDOSO NA SOCIEDADE. A VISTA QUE, É POSSÍVEL AFIRMAR A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO É FORTEMENTE INFLUENCIADA POR DIVERSOS FATORES, TAIS COMO ESTILO DE VIDA, TRAÇOS HEREDITÁRIOS, PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS, SEDENTARISMO, E NÃO SOMENTE PELOS ASPECTOS FÍSICOS, MAS TAMBÉM EM QUESTÕES SOCIAIS E CULTURAIS. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA CONSISTE EM COMPREENDER COMO A DANÇA AUXILIA NO PROCESSO EDUCATIVO E INCLUSIVO DOS IDOSOS NA SOCIEDADE. EM NOSSA ANALISES PERCEBEMOS QUE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO CCI SÃO FUNDAMENTAIS NA VIDA DESSES SUJEITOS, VISANDO A GARANTIR-LHE ATENÇÃO INTEGRAL E A PROPORCIONAR SUA PARTICIPAÇÃO ATIVA E CIDADÃ, ENQUANTO SUJEITO INDIVIDUAL REALIZADOS SUAS ATIVIDADES DE FORMA AUTÔNOMA E DE COLETIVA A PARTIR DA SOCIABILIZAÇÃO PROPORCIONA DENTRO DE CCI E FORA DELE, A FIM DE QUE SE TORNE UM SUJEITO CAPAZ DE TOMAR AS ATITUDES NECESSÁRIAS À SUA VIDA.