VIVENCIANDO O XADREZ NA ESCOLA, COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8043 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1276 "inscrito_id" => 32563 "titulo" => "VIVENCIANDO O XADREZ NA ESCOLA, COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID." "resumo" => "Para um acadêmico se tornar um bom professor, necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática docente. Com o objetivo de demonstrar essa importância na formação dos futuros professores é que relataremos as experiências vivenciadas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), instituído pelo Ministério da Educação e gerenciado pela CAPES. Este programa vinculado a UEPB, junto ao subprojeto em Educação Física, que tem por objetivo aplicar a experiência da docência a partir do ensino da Educação Física Pedagógica, nos coloca em total contato com a vivência do professor da rede pública. Nesse sentido, atuamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, sob a supervisão do professor Carlos Marinho. A metodologia usada pelo professor, no qual observamos as aulas, foi desenvolvida de forma que o conteúdo ficasse envolvente para os alunos, abordando nas aulas teóricas a história de como surgiu e se desenvolveu, a importância, o significado e a movimentação de cada peça no jogo de tabuleiro xadrez, posteriormente colocando em pratica o conteúdo ministrado em sala. Desta forma, o objetivo principal que o professor almejava era entendimento e aprendizagem dos fundamentos básicos para que se possa jogar xadrez. Neste período de observação conseguimos ver o quanto é importante abordar assuntos que fujam do cotidiano dos alunos, pois notamos o interesse por parte dos mesmos, infelizmente, em certos momentos havia dificuldades para se desenvolver e explorar mais o conteúdo, porém, o professor em momento algum saiu do foco da aula. Nesse processo de acompanhamento dos alunos percebemos a importância do PIBID em nossa formação como futuros professores. Estando em contanto com os alunos colocamos em prática o que estudamos durante nossa formação acadêmica, vivenciamos a rotina de planejamento das aulas, preparação de provas, correção de trabalhos, sempre com o acompanhamento do professor supervisor, ou seja, somos colocados em situação real da prática docente o que é muito importante em nossa formação enquanto acadêmicos de licenciatura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FISICA, XADREZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_23_31_32_idinscrito_32563_bff2856dab67a46659f2d9c92ea39b35.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA SONALY DA COSTA ROCHA" "autor_nome_curto" => "SONALY" "autor_email" => "jsdacr1@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8043 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1276 "inscrito_id" => 32563 "titulo" => "VIVENCIANDO O XADREZ NA ESCOLA, COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID." "resumo" => "Para um acadêmico se tornar um bom professor, necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática docente. Com o objetivo de demonstrar essa importância na formação dos futuros professores é que relataremos as experiências vivenciadas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), instituído pelo Ministério da Educação e gerenciado pela CAPES. Este programa vinculado a UEPB, junto ao subprojeto em Educação Física, que tem por objetivo aplicar a experiência da docência a partir do ensino da Educação Física Pedagógica, nos coloca em total contato com a vivência do professor da rede pública. Nesse sentido, atuamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, sob a supervisão do professor Carlos Marinho. A metodologia usada pelo professor, no qual observamos as aulas, foi desenvolvida de forma que o conteúdo ficasse envolvente para os alunos, abordando nas aulas teóricas a história de como surgiu e se desenvolveu, a importância, o significado e a movimentação de cada peça no jogo de tabuleiro xadrez, posteriormente colocando em pratica o conteúdo ministrado em sala. Desta forma, o objetivo principal que o professor almejava era entendimento e aprendizagem dos fundamentos básicos para que se possa jogar xadrez. Neste período de observação conseguimos ver o quanto é importante abordar assuntos que fujam do cotidiano dos alunos, pois notamos o interesse por parte dos mesmos, infelizmente, em certos momentos havia dificuldades para se desenvolver e explorar mais o conteúdo, porém, o professor em momento algum saiu do foco da aula. Nesse processo de acompanhamento dos alunos percebemos a importância do PIBID em nossa formação como futuros professores. Estando em contanto com os alunos colocamos em prática o que estudamos durante nossa formação acadêmica, vivenciamos a rotina de planejamento das aulas, preparação de provas, correção de trabalhos, sempre com o acompanhamento do professor supervisor, ou seja, somos colocados em situação real da prática docente o que é muito importante em nossa formação enquanto acadêmicos de licenciatura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FISICA, XADREZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_23_31_32_idinscrito_32563_bff2856dab67a46659f2d9c92ea39b35.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA SONALY DA COSTA ROCHA" "autor_nome_curto" => "SONALY" "autor_email" => "jsdacr1@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }