O PRESENTE ESTUDO RESSALTA A IMPORT?NCIA DA LITERATURA INFANTIL NA PR?TICA PEDAG?GICA, POR BUSCAR UMA COMPREENS?O QUE A MESMA EM SUA PR?TICA POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPET?NCIAS INERENTES ? CRIAN?A. POR SER UMA ATIVIDADE L?DICA ESTIMULA A CRIATIVIDADE E A VIV?NCIA DE SONHOS E EXPERI?NCIAS M?GICAS QUE AUXILIA NO PROGRESSO DA APRENDIZAGEM. TRABALHAR COM LITERATURA INFANTIL ? UM ATO PRAZEROSO, POIS ESSA PR?TICA DESPERTA NA CRIAN?A O DESEJO DE MANUSEAR LIVROS, OUVIR E VIVENCIAR HIST?RIAS, AL?M DISSO, ESTIMULA O GOSTO PELA LEITURA, LEVANDO O PEQUENO LEITOR A VIVENCIAR EXPERI?NCIAS FANT?STICAS DE INFORMA??ES E DESCOBERTAS DO MUNDO REAL E SIMB?LICO. COMO RECURSO PEDAG?GICO A LITERATURA INFANTIL ABRE ESPA?O PARA A CRIAN?A SONHAR, FANTASIAR, EXIBIR SUAS EMO??ES, CONTRIBUINDO SENSIVELMENTE PARA QUE AS CRIAN?AS POSSAM RESOLVER SEUS PROBLEMAS EXISTENCIAIS, SEUS CONFLITOS DE ORDEM ?NTIMA, INERENTES AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. A METODOLOGIA ADOTADA PARA A PESQUISA FOI DE N?VEL BIBLIOGR?FICO DE ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A ELABORA??O DA FUNDAMENTA??O TE?RICA UTILIZOU-SE DA LEITURA DE OBRAS DE RENOMADOS AUTORES COMO, ABRAMOVICH (1997), ZILBERMAN (2003), COELHO (2000), DENTRE OUTROS.