O PRESENTE TRABALHO É O RESULTADO DE UM ESFORÇO COLETIVO DE PESQUISA E OBJETIVA AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PIRP), PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DE SOCIOLOGIA, COM FOCO NO CONTEXTO ALAGOANO. DE ABORDAGEM QUALITATIVA, OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE FONTES DOCUMENTAIS, ASSIM COMO A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM BOLSISTAS, COLABORADORES, SUPERVISORES E PRECEPTORES, QUE ATUARAM JUNTO AOS SUBPROJETOS DE SOCIOLOGIA E/OU ARTES, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, ENTRE OS ANOS DE 2012 E 2019. CONSIDERANDO QUE TANTO O PIBID, COMO O PIRP, SÃO RESPONSÁVEIS PELA AMPLIAÇÃO DOS INCENTIVOS A PARTICIPAÇÃO DESSES DIVERSOS ATORES, EM ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, COM FOCO NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E PROFISSIONALIZAÇÃO. OS MESMOS CONTRIBUEM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFAL E DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O QUE NÃO SIGNIFICA, NEGAR AS VULNERABILIDADES E FRAGILIDADES DE ALGUNS PROCESSOS. NO ENTANTO, MESMO DIANTE DE ALGUMAS ADVERSIDADES, MUITAS VEZES VINCULADAS AS PRÓPRIAS DINÂMICAS ESCOLARES, AS DINÂMICAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS, BEM COMO OS DESAFIOS RELACIONADOS A LUTA PELA MANUTENÇÃO DA PRÓPRIA POLÍTICA, O PIBID E O PIRP TÊM SIDO INSTRUMENTOS DE GRANDE RELEVÂNCIA, NO QUE SE REFERE AO SABER-FAZER DOCENTE, CONTRIBUINDO PARA A REFLEXIVIDADE EM TORNO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS DE SOCIOLOGIA.