Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO, ETNOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INTERFACES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, ETNOGRAFIA Comunicação Oral (CO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7195
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1886
    "inscrito_id" => 387
    "titulo" => "EDUCAÇÃO, ETNOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INTERFACES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO."
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados levantados durante a realização de proposta de estudos, ensino, pesquisa e extensão desenvolvida enquanto atividade de pós-doutoramento no período que compreende o primeiro semestre de 2013 até o primeiro semestre de 2014. Os dados apresentados foram produzidos junto ao Núcleo de Etnografia em Educação (NetEdu), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PropEd/UERJ). A metodologia utilizada nesta pequisa foi de análise bibliográfica, mediante a elaboração de mapas conceituais (NOVAK, 2010) e análises textuais sobre a temática que aborda conceitos que envolvem o uso das tecnologias digitais no ambiente educativo e o uso da etnografia enquanto metodologia de pesquisa nestes ambientes. Os resultados das análises levaram à percepção de que  o conceito da tecnologia na conjuntura do processo educativo vai para além do uso de equipamentos e instrumentos tecnológicos em sala de aula e nas práticas pedagógicas em geral, consistindo-se em sua essência como uma forma de olhar o mundo e olhar os processos de conhecimento, que incute em novas formas de se comunicar e de se lidar com os processos que permeiam a construção e a expansão do conhecimento. No entanto, o uso das tecnologias na educação têm sido incipientes  e, quando ocorre, em grande parte dos casos, apenas instrumental, desfavorecendo um processo de construção de conhecimento mediado pela tecnologia e pelo próprio aluno. A análise bibliográfica também apontou para o fato de que a voz do aluno muito raramente é colocada em enfoque nas pesquisas sobre a implicação da tecnologia na educação. Nesse contexto, a abordagem etnográfica, a partir da perspectiva de escrever sobre o outro com o outro (nesse caso, o aluno) pode apontar caminhos para desvelar elementos que contribuam para a mudança das concepções que se engendram no contexto educativo, em especial no tocante das demandas surgidas com o advento da tecnologia digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, ETNOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_12_51_50_idinscrito_387_02ddf800670ae97ee332071452f5478e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALCÉA BARRETO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "WALCÉA ALVES"
    "autor_email" => "walcea@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7195
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1886
    "inscrito_id" => 387
    "titulo" => "EDUCAÇÃO, ETNOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INTERFACES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO."
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados levantados durante a realização de proposta de estudos, ensino, pesquisa e extensão desenvolvida enquanto atividade de pós-doutoramento no período que compreende o primeiro semestre de 2013 até o primeiro semestre de 2014. Os dados apresentados foram produzidos junto ao Núcleo de Etnografia em Educação (NetEdu), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PropEd/UERJ). A metodologia utilizada nesta pequisa foi de análise bibliográfica, mediante a elaboração de mapas conceituais (NOVAK, 2010) e análises textuais sobre a temática que aborda conceitos que envolvem o uso das tecnologias digitais no ambiente educativo e o uso da etnografia enquanto metodologia de pesquisa nestes ambientes. Os resultados das análises levaram à percepção de que  o conceito da tecnologia na conjuntura do processo educativo vai para além do uso de equipamentos e instrumentos tecnológicos em sala de aula e nas práticas pedagógicas em geral, consistindo-se em sua essência como uma forma de olhar o mundo e olhar os processos de conhecimento, que incute em novas formas de se comunicar e de se lidar com os processos que permeiam a construção e a expansão do conhecimento. No entanto, o uso das tecnologias na educação têm sido incipientes  e, quando ocorre, em grande parte dos casos, apenas instrumental, desfavorecendo um processo de construção de conhecimento mediado pela tecnologia e pelo próprio aluno. A análise bibliográfica também apontou para o fato de que a voz do aluno muito raramente é colocada em enfoque nas pesquisas sobre a implicação da tecnologia na educação. Nesse contexto, a abordagem etnográfica, a partir da perspectiva de escrever sobre o outro com o outro (nesse caso, o aluno) pode apontar caminhos para desvelar elementos que contribuam para a mudança das concepções que se engendram no contexto educativo, em especial no tocante das demandas surgidas com o advento da tecnologia digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, ETNOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_12_51_50_idinscrito_387_02ddf800670ae97ee332071452f5478e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALCÉA BARRETO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "WALCÉA ALVES"
    "autor_email" => "walcea@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados levantados durante a realização de proposta de estudos, ensino, pesquisa e extensão desenvolvida enquanto atividade de pós-doutoramento no período que compreende o primeiro semestre de 2013 até o primeiro semestre de 2014. Os dados apresentados foram produzidos junto ao Núcleo de Etnografia em Educação (NetEdu), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PropEd/UERJ). A metodologia utilizada nesta pequisa foi de análise bibliográfica, mediante a elaboração de mapas conceituais (NOVAK, 2010) e análises textuais sobre a temática que aborda conceitos que envolvem o uso das tecnologias digitais no ambiente educativo e o uso da etnografia enquanto metodologia de pesquisa nestes ambientes. Os resultados das análises levaram à percepção de que o conceito da tecnologia na conjuntura do processo educativo vai para além do uso de equipamentos e instrumentos tecnológicos em sala de aula e nas práticas pedagógicas em geral, consistindo-se em sua essência como uma forma de olhar o mundo e olhar os processos de conhecimento, que incute em novas formas de se comunicar e de se lidar com os processos que permeiam a construção e a expansão do conhecimento. No entanto, o uso das tecnologias na educação têm sido incipientes e, quando ocorre, em grande parte dos casos, apenas instrumental, desfavorecendo um processo de construção de conhecimento mediado pela tecnologia e pelo próprio aluno. A análise bibliográfica também apontou para o fato de que a voz do aluno muito raramente é colocada em enfoque nas pesquisas sobre a implicação da tecnologia na educação. Nesse contexto, a abordagem etnográfica, a partir da perspectiva de escrever sobre o outro com o outro (nesse caso, o aluno) pode apontar caminhos para desvelar elementos que contribuam para a mudança das concepções que se engendram no contexto educativo, em especial no tocante das demandas surgidas com o advento da tecnologia digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.