EDUCAÇÃO, ETNOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INTERFACES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7195 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1886 "inscrito_id" => 387 "titulo" => "EDUCAÇÃO, ETNOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INTERFACES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO." "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados levantados durante a realização de proposta de estudos, ensino, pesquisa e extensão desenvolvida enquanto atividade de pós-doutoramento no período que compreende o primeiro semestre de 2013 até o primeiro semestre de 2014. Os dados apresentados foram produzidos junto ao Núcleo de Etnografia em Educação (NetEdu), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PropEd/UERJ). A metodologia utilizada nesta pequisa foi de análise bibliográfica, mediante a elaboração de mapas conceituais (NOVAK, 2010) e análises textuais sobre a temática que aborda conceitos que envolvem o uso das tecnologias digitais no ambiente educativo e o uso da etnografia enquanto metodologia de pesquisa nestes ambientes. Os resultados das análises levaram à percepção de que o conceito da tecnologia na conjuntura do processo educativo vai para além do uso de equipamentos e instrumentos tecnológicos em sala de aula e nas práticas pedagógicas em geral, consistindo-se em sua essência como uma forma de olhar o mundo e olhar os processos de conhecimento, que incute em novas formas de se comunicar e de se lidar com os processos que permeiam a construção e a expansão do conhecimento. No entanto, o uso das tecnologias na educação têm sido incipientes e, quando ocorre, em grande parte dos casos, apenas instrumental, desfavorecendo um processo de construção de conhecimento mediado pela tecnologia e pelo próprio aluno. A análise bibliográfica também apontou para o fato de que a voz do aluno muito raramente é colocada em enfoque nas pesquisas sobre a implicação da tecnologia na educação. Nesse contexto, a abordagem etnográfica, a partir da perspectiva de escrever sobre o outro com o outro (nesse caso, o aluno) pode apontar caminhos para desvelar elementos que contribuam para a mudança das concepções que se engendram no contexto educativo, em especial no tocante das demandas surgidas com o advento da tecnologia digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, ETNOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_12_51_50_idinscrito_387_02ddf800670ae97ee332071452f5478e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALCÉA BARRETO ALVES" "autor_nome_curto" => "WALCÉA ALVES" "autor_email" => "walcea@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7195 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1886 "inscrito_id" => 387 "titulo" => "EDUCAÇÃO, ETNOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INTERFACES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO." "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados levantados durante a realização de proposta de estudos, ensino, pesquisa e extensão desenvolvida enquanto atividade de pós-doutoramento no período que compreende o primeiro semestre de 2013 até o primeiro semestre de 2014. Os dados apresentados foram produzidos junto ao Núcleo de Etnografia em Educação (NetEdu), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PropEd/UERJ). A metodologia utilizada nesta pequisa foi de análise bibliográfica, mediante a elaboração de mapas conceituais (NOVAK, 2010) e análises textuais sobre a temática que aborda conceitos que envolvem o uso das tecnologias digitais no ambiente educativo e o uso da etnografia enquanto metodologia de pesquisa nestes ambientes. Os resultados das análises levaram à percepção de que o conceito da tecnologia na conjuntura do processo educativo vai para além do uso de equipamentos e instrumentos tecnológicos em sala de aula e nas práticas pedagógicas em geral, consistindo-se em sua essência como uma forma de olhar o mundo e olhar os processos de conhecimento, que incute em novas formas de se comunicar e de se lidar com os processos que permeiam a construção e a expansão do conhecimento. No entanto, o uso das tecnologias na educação têm sido incipientes e, quando ocorre, em grande parte dos casos, apenas instrumental, desfavorecendo um processo de construção de conhecimento mediado pela tecnologia e pelo próprio aluno. A análise bibliográfica também apontou para o fato de que a voz do aluno muito raramente é colocada em enfoque nas pesquisas sobre a implicação da tecnologia na educação. Nesse contexto, a abordagem etnográfica, a partir da perspectiva de escrever sobre o outro com o outro (nesse caso, o aluno) pode apontar caminhos para desvelar elementos que contribuam para a mudança das concepções que se engendram no contexto educativo, em especial no tocante das demandas surgidas com o advento da tecnologia digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, ETNOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_12_51_50_idinscrito_387_02ddf800670ae97ee332071452f5478e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALCÉA BARRETO ALVES" "autor_nome_curto" => "WALCÉA ALVES" "autor_email" => "walcea@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }