PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7826 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 2160 "titulo" => "PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO" "resumo" => "PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPOA produção da escrita e a formação de um leitor proficiente no contexto da experiência escolar, ainda consistem em desafios para professores do ensino fundamental, tal aspecto quando observado a partir da realidade vivenciada por docentes e alunos de escolas do campo, nos permite verificar diferentes aspectos tanto do ensino-aprendizado da leitura e da escrita como da prática pedagógica. Este artigo tem como proposta discutir sobre as práticas de leitura e escrita no espaço escolar de uma escola pública localizada na zona rural da cidade de Alagoa Nova – PB, trata-se de uma pesquisa de conclusão de curso de formação de professor, em que apresentamos neste estudo as impressões iniciais de relatos de pesquisa realizadas com alunos do fundamental I do 4º. e 5º. anos. Nosso objetivo é identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas por alunos dos anos iniciais no contexto da escola do campo em turmas multisseriadas. Em nossa abordagem metodológica, utilizamos questionários realizados com alunos, documentos oficiais sobre a questão da escola no campo e a bibliografia referente a temática trabalhada. Esta pesquisa nos permitiu compreender que é importante desenvolver práticas e metodologias na escola do campo, que tanto se adequem as necessidades das crianças deste espaço, como contribuam na formação leitora dos alunos e na produção de sua escrita no contexto escolar. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Escola do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_12_49_08_idinscrito_2160_aa8855eac3a3ffe482b487c297acd85a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL PIRANGI BARROS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "rpbfjmc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7826 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 2160 "titulo" => "PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO" "resumo" => "PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPOA produção da escrita e a formação de um leitor proficiente no contexto da experiência escolar, ainda consistem em desafios para professores do ensino fundamental, tal aspecto quando observado a partir da realidade vivenciada por docentes e alunos de escolas do campo, nos permite verificar diferentes aspectos tanto do ensino-aprendizado da leitura e da escrita como da prática pedagógica. Este artigo tem como proposta discutir sobre as práticas de leitura e escrita no espaço escolar de uma escola pública localizada na zona rural da cidade de Alagoa Nova – PB, trata-se de uma pesquisa de conclusão de curso de formação de professor, em que apresentamos neste estudo as impressões iniciais de relatos de pesquisa realizadas com alunos do fundamental I do 4º. e 5º. anos. Nosso objetivo é identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas por alunos dos anos iniciais no contexto da escola do campo em turmas multisseriadas. Em nossa abordagem metodológica, utilizamos questionários realizados com alunos, documentos oficiais sobre a questão da escola no campo e a bibliografia referente a temática trabalhada. Esta pesquisa nos permitiu compreender que é importante desenvolver práticas e metodologias na escola do campo, que tanto se adequem as necessidades das crianças deste espaço, como contribuam na formação leitora dos alunos e na produção de sua escrita no contexto escolar. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Escola do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_12_49_08_idinscrito_2160_aa8855eac3a3ffe482b487c297acd85a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL PIRANGI BARROS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "rpbfjmc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }