LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP - REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO "GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA"
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7452 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 1007 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP - REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO "GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA"" "resumo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP – REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA”\tOrientadora: Profa. Dra. Eneida Dornellas de CarvalhoResumoO presente artigo objetiva apresentar o resultado da implantação do projeto “Gêneros Textuais na Escola: Interagindo com a Esfera Jornalística”, uma experiência de leitura e produção de gêneros textuais jornalísticos, que tem como público alvo os alunos da turma do 9º ano da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto foi desenvolvido com a finalidade de proporcionar aos alunos vivências de leitura e produção de gêneros textuais da esfera jornalística, visando à produção de um Jornal Escolar Impresso e Televisionado, que permitisse aos alunos a oportunidade de expressar-se livremente através do discurso oral e por meio de textos escritos. Para isso foram realizados nas aulas de Língua Portuguesa, em forma de oficinas, momentos privilegiados de leitura, pesquisa, debates e oficinas de gêneros textuais, abordando textos jornalísticos como a Notícia, Entrevista, Reportagem, Artigo de Opinião e Editorial, de abril a junho de 2014. As oficinas foram orientadas pelos integrantes da equipe PIBID, Língua Portuguesa, da UEPB. Do projeto resultou uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, que teve como aportes teóricos as contribuições de FREIRE (1996), LIBÂNEO (1996), SILVA e MENEZES (2005) e MARCUSCHI (2003). Nessa perspectiva, considera-se que a leitura e a produção de textos, sendo um processo ativo de construção de sentidos, ampliam as possibilidades dos alunos enriquecerem seu vocabulário, permitem a construção de novos discursos orais e escritos, ajudam a construir uma postura crítica e reflexiva diante do mundo. Por isso, é preciso proporcionar o convívio dos alunos com textos de gêneros diversos, que apresentem as mais diferentes funções comunicativas e que requeiram para sua apreensão múltiplos domínios de conhecimento. Estando embasada nessa concepção teórica, a realização das oficinas contribuiu para a inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, oportunizando a formação de sujeitos-leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do contexto sócio-histórico-político. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais; Leitura; Escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_17_14_10_idinscrito_1007_74cf3745e3390fb760b9dd57a23b04cd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSIKA PEREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA BRITO" "autor_email" => "jessikagba@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7452 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 1007 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP - REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO "GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA"" "resumo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP – REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA”\tOrientadora: Profa. Dra. Eneida Dornellas de CarvalhoResumoO presente artigo objetiva apresentar o resultado da implantação do projeto “Gêneros Textuais na Escola: Interagindo com a Esfera Jornalística”, uma experiência de leitura e produção de gêneros textuais jornalísticos, que tem como público alvo os alunos da turma do 9º ano da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto foi desenvolvido com a finalidade de proporcionar aos alunos vivências de leitura e produção de gêneros textuais da esfera jornalística, visando à produção de um Jornal Escolar Impresso e Televisionado, que permitisse aos alunos a oportunidade de expressar-se livremente através do discurso oral e por meio de textos escritos. Para isso foram realizados nas aulas de Língua Portuguesa, em forma de oficinas, momentos privilegiados de leitura, pesquisa, debates e oficinas de gêneros textuais, abordando textos jornalísticos como a Notícia, Entrevista, Reportagem, Artigo de Opinião e Editorial, de abril a junho de 2014. As oficinas foram orientadas pelos integrantes da equipe PIBID, Língua Portuguesa, da UEPB. Do projeto resultou uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, que teve como aportes teóricos as contribuições de FREIRE (1996), LIBÂNEO (1996), SILVA e MENEZES (2005) e MARCUSCHI (2003). Nessa perspectiva, considera-se que a leitura e a produção de textos, sendo um processo ativo de construção de sentidos, ampliam as possibilidades dos alunos enriquecerem seu vocabulário, permitem a construção de novos discursos orais e escritos, ajudam a construir uma postura crítica e reflexiva diante do mundo. Por isso, é preciso proporcionar o convívio dos alunos com textos de gêneros diversos, que apresentem as mais diferentes funções comunicativas e que requeiram para sua apreensão múltiplos domínios de conhecimento. Estando embasada nessa concepção teórica, a realização das oficinas contribuiu para a inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, oportunizando a formação de sujeitos-leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do contexto sócio-histórico-político. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais; Leitura; Escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_17_14_10_idinscrito_1007_74cf3745e3390fb760b9dd57a23b04cd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSIKA PEREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA BRITO" "autor_email" => "jessikagba@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }