Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP - REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO "GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA"

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7452
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 405
    "inscrito_id" => 1007
    "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP - REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO "GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA""
    "resumo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP – REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA”\tOrientadora: Profa. Dra. Eneida Dornellas de CarvalhoResumoO presente artigo objetiva apresentar o resultado da implantação do projeto “Gêneros Textuais na Escola: Interagindo com a Esfera Jornalística”, uma experiência de leitura e produção de gêneros textuais jornalísticos, que tem como público alvo os alunos da turma do 9º ano da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto foi desenvolvido com a finalidade de proporcionar aos alunos vivências de leitura e produção de gêneros textuais da esfera jornalística, visando à produção de um Jornal Escolar Impresso e Televisionado, que permitisse aos alunos a oportunidade de expressar-se livremente através do discurso oral e por meio de textos escritos. Para isso foram realizados nas aulas de Língua Portuguesa, em forma de oficinas, momentos privilegiados de leitura, pesquisa, debates e oficinas de gêneros textuais, abordando textos jornalísticos como a Notícia, Entrevista, Reportagem, Artigo de Opinião e Editorial, de abril a junho de 2014. As oficinas foram orientadas pelos integrantes da equipe PIBID, Língua Portuguesa, da UEPB. Do projeto resultou uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, que teve como aportes teóricos as contribuições de FREIRE (1996), LIBÂNEO (1996), SILVA e MENEZES (2005) e MARCUSCHI (2003). Nessa perspectiva, considera-se que a leitura e a produção de textos, sendo um processo ativo de construção de sentidos, ampliam as possibilidades dos alunos enriquecerem seu vocabulário, permitem a construção de novos discursos orais e escritos, ajudam a construir uma postura crítica e reflexiva diante do mundo. Por isso, é preciso proporcionar o convívio dos alunos com textos de gêneros diversos, que apresentem as mais diferentes funções comunicativas e que requeiram para sua apreensão múltiplos domínios de conhecimento. Estando embasada nessa concepção teórica, a realização das oficinas contribuiu para a inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, oportunizando a formação de sujeitos-leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do contexto sócio-histórico-político. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais; Leitura; Escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_17_14_10_idinscrito_1007_74cf3745e3390fb760b9dd57a23b04cd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSIKA PEREIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA BRITO"
    "autor_email" => "jessikagba@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7452
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 405
    "inscrito_id" => 1007
    "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP - REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO "GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA""
    "resumo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP – REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA”\tOrientadora: Profa. Dra. Eneida Dornellas de CarvalhoResumoO presente artigo objetiva apresentar o resultado da implantação do projeto “Gêneros Textuais na Escola: Interagindo com a Esfera Jornalística”, uma experiência de leitura e produção de gêneros textuais jornalísticos, que tem como público alvo os alunos da turma do 9º ano da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto foi desenvolvido com a finalidade de proporcionar aos alunos vivências de leitura e produção de gêneros textuais da esfera jornalística, visando à produção de um Jornal Escolar Impresso e Televisionado, que permitisse aos alunos a oportunidade de expressar-se livremente através do discurso oral e por meio de textos escritos. Para isso foram realizados nas aulas de Língua Portuguesa, em forma de oficinas, momentos privilegiados de leitura, pesquisa, debates e oficinas de gêneros textuais, abordando textos jornalísticos como a Notícia, Entrevista, Reportagem, Artigo de Opinião e Editorial, de abril a junho de 2014. As oficinas foram orientadas pelos integrantes da equipe PIBID, Língua Portuguesa, da UEPB. Do projeto resultou uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, que teve como aportes teóricos as contribuições de FREIRE (1996), LIBÂNEO (1996), SILVA e MENEZES (2005) e MARCUSCHI (2003). Nessa perspectiva, considera-se que a leitura e a produção de textos, sendo um processo ativo de construção de sentidos, ampliam as possibilidades dos alunos enriquecerem seu vocabulário, permitem a construção de novos discursos orais e escritos, ajudam a construir uma postura crítica e reflexiva diante do mundo. Por isso, é preciso proporcionar o convívio dos alunos com textos de gêneros diversos, que apresentem as mais diferentes funções comunicativas e que requeiram para sua apreensão múltiplos domínios de conhecimento. Estando embasada nessa concepção teórica, a realização das oficinas contribuiu para a inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, oportunizando a formação de sujeitos-leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do contexto sócio-histórico-político. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais; Leitura; Escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_17_14_10_idinscrito_1007_74cf3745e3390fb760b9dd57a23b04cd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSIKA PEREIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA BRITO"
    "autor_email" => "jessikagba@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LP – REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: INTERAGINDO COM A ESFERA JORNALÍSTICA” Orientadora: Profa. Dra. Eneida Dornellas de CarvalhoResumoO presente artigo objetiva apresentar o resultado da implantação do projeto “Gêneros Textuais na Escola: Interagindo com a Esfera Jornalística”, uma experiência de leitura e produção de gêneros textuais jornalísticos, que tem como público alvo os alunos da turma do 9º ano da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto foi desenvolvido com a finalidade de proporcionar aos alunos vivências de leitura e produção de gêneros textuais da esfera jornalística, visando à produção de um Jornal Escolar Impresso e Televisionado, que permitisse aos alunos a oportunidade de expressar-se livremente através do discurso oral e por meio de textos escritos. Para isso foram realizados nas aulas de Língua Portuguesa, em forma de oficinas, momentos privilegiados de leitura, pesquisa, debates e oficinas de gêneros textuais, abordando textos jornalísticos como a Notícia, Entrevista, Reportagem, Artigo de Opinião e Editorial, de abril a junho de 2014. As oficinas foram orientadas pelos integrantes da equipe PIBID, Língua Portuguesa, da UEPB. Do projeto resultou uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, que teve como aportes teóricos as contribuições de FREIRE (1996), LIBÂNEO (1996), SILVA e MENEZES (2005) e MARCUSCHI (2003). Nessa perspectiva, considera-se que a leitura e a produção de textos, sendo um processo ativo de construção de sentidos, ampliam as possibilidades dos alunos enriquecerem seu vocabulário, permitem a construção de novos discursos orais e escritos, ajudam a construir uma postura crítica e reflexiva diante do mundo. Por isso, é preciso proporcionar o convívio dos alunos com textos de gêneros diversos, que apresentem as mais diferentes funções comunicativas e que requeiram para sua apreensão múltiplos domínios de conhecimento. Estando embasada nessa concepção teórica, a realização das oficinas contribuiu para a inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, oportunizando a formação de sujeitos-leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do contexto sócio-histórico-político. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais; Leitura; Escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.