O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PROPORCIONA QUE DOCENTES AINDA EM FORMAÇÃO VIVENCIEM A EXPERIÊNCIA DO CHÃO DA ESCOLA, COMPREENDENDO OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E OS DESAFIOS QUE A PRÁTICA DOCENTE APRESENTA. DIANTE DA SITUAÇÃO PANDÊMICA QUE NOSSA SOCIEDADE ENFRENTA SE FEZ NECESSÁRIO UTILIZAR O ENSINO REMOTO E OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS PARA ESTABELECER O CONTATO COM A REALIDADE DOS EDUCANDOS. COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE MOMENTO DOS ESTUDOS FORAM UTILIZADOS OS AUTORES: ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO (2016), JOÃO LUIZ GASPARIN (2012), SELMA GARRIDO PIMENTA E MARIA SOCORRO LUCENA LIMA (2017), ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA ET AL (1991). A REGÊNCIA POSSIBILITOU UMA REFLEXÃO ACERCA DA REALIDADE DA SALA DE AULA. ALÉM DISSO, PODE-SE LANÇAR MÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE FAVORECERAM A COMPREENSÃO DOS EDUCANDOS, COMO A EXPOSIÇÃO VIRTUAL QUE COLABOROU PARA O ESTREITAMENTO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, OS CONTEÚDOS TRABALHADOS NAS AULAS E A REALIDADE NA QUAL O EDUCANDO ESTÁ INSERIDO. A VIVÊNCIA DESENVOLVIDA A PARTIR DA REGÊNCIA NOS FAZ PERCEBER O QUANTO É NECESSÁRIO O CONTATO COM A SALA DE AULA E A REALIDADE DO MEIO SOCIAL DO EDUCANDO E O QUANTO ISSO INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL, NA FORMAÇÃO DOCENTE E NA POSTURA QUE OS PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO TERÃO ANTE AS PROBLEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS E DEMANDAS SOCIAIS.