UM OLHAR DADO A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7998 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1900 "inscrito_id" => 33117 "titulo" => "UM OLHAR DADO A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A pesquisa cientifica é um caminho, dentre tantos outros essenciais, há ser percorrido pelo aluno na universidade, sendo a mesma um dos três pilares que sustentam o ensino neste universo. Por meio da pesquisa é possível perceber novos olhares, não apenas sobre os conhecimentos específicos e científicos de uma área, mas também sobre si mesmo e sobre o outro. Nesse sentido, a universidade não existe apenas para estreitar o foco do olhar, mas também para aumentar as experiências de quem vive esse espaço. O objetivo deste trabalho é refletir sob uma nova possibilidade de fazer pesquisa na formação inicial do professor. Utilizou como proposta teórico-metodológica o aporte teórico de Edgar Morin, sem desconsiderar outros olhares. Sob essa ótica, o ato de pesquisar não parte do vazio e sim de várias experiências acumuladas e vividas pelo homem. A pesquisa, portanto, carrega consigo grandes possibilidades de contribuir de maneira significativa no processo de aprendizagem, bem como na (auto)formação daqueles que a praticam, mas para que essa seja sentida e percebida dessa forma, se faz necessário um (re)olhar mais humano, em que seja superadas as dicotomias, fragmentações e isolamentos existentes entre os saberes na universidade. Nesse sentido, a pesquisa ultrapassa uma função meramente racionalista, voltada apenas para informações objetivas sobre determinado objeto de investigação, passando esta a ser vista como um instrumento de humanização e de (auto)formação. Todavia, lembramos que o verdadeiro desafio está em pensar a pesquisa de forma tão singular, de maneira que haja, ainda na graduação, um casamento entre saberes técnico-científicos e humanísticos. Decerto, essa não é tarefa fácil, mas urge sua efetivação para que se possa alcançar práticas educativas mais humanizadas e humanizante e para que, nesse caminhar, o aluno em formação inicial possa perceber-se, um ser que se faz a fazer-se e, consequentemente, construindo-se conscientemente. Com isso, percebemos aqui que o exercício da escrita, leitura e reflexão aliado a um tratamento mais humano na forma de fazer pesquisa ainda na formação inicial, se apresentando como um rico instrumento de (auto) formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA, (AUTO)FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_15_05_23_idinscrito_33117_499ffe9aeba58808043b93822884b9c2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUENIA DE LIMA DUARTE" "autor_nome_curto" => "SUENIA" "autor_email" => "limaduarte-uern@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7998 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1900 "inscrito_id" => 33117 "titulo" => "UM OLHAR DADO A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A pesquisa cientifica é um caminho, dentre tantos outros essenciais, há ser percorrido pelo aluno na universidade, sendo a mesma um dos três pilares que sustentam o ensino neste universo. Por meio da pesquisa é possível perceber novos olhares, não apenas sobre os conhecimentos específicos e científicos de uma área, mas também sobre si mesmo e sobre o outro. Nesse sentido, a universidade não existe apenas para estreitar o foco do olhar, mas também para aumentar as experiências de quem vive esse espaço. O objetivo deste trabalho é refletir sob uma nova possibilidade de fazer pesquisa na formação inicial do professor. Utilizou como proposta teórico-metodológica o aporte teórico de Edgar Morin, sem desconsiderar outros olhares. Sob essa ótica, o ato de pesquisar não parte do vazio e sim de várias experiências acumuladas e vividas pelo homem. A pesquisa, portanto, carrega consigo grandes possibilidades de contribuir de maneira significativa no processo de aprendizagem, bem como na (auto)formação daqueles que a praticam, mas para que essa seja sentida e percebida dessa forma, se faz necessário um (re)olhar mais humano, em que seja superadas as dicotomias, fragmentações e isolamentos existentes entre os saberes na universidade. Nesse sentido, a pesquisa ultrapassa uma função meramente racionalista, voltada apenas para informações objetivas sobre determinado objeto de investigação, passando esta a ser vista como um instrumento de humanização e de (auto)formação. Todavia, lembramos que o verdadeiro desafio está em pensar a pesquisa de forma tão singular, de maneira que haja, ainda na graduação, um casamento entre saberes técnico-científicos e humanísticos. Decerto, essa não é tarefa fácil, mas urge sua efetivação para que se possa alcançar práticas educativas mais humanizadas e humanizante e para que, nesse caminhar, o aluno em formação inicial possa perceber-se, um ser que se faz a fazer-se e, consequentemente, construindo-se conscientemente. Com isso, percebemos aqui que o exercício da escrita, leitura e reflexão aliado a um tratamento mais humano na forma de fazer pesquisa ainda na formação inicial, se apresentando como um rico instrumento de (auto) formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA, (AUTO)FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_15_05_23_idinscrito_33117_499ffe9aeba58808043b93822884b9c2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUENIA DE LIMA DUARTE" "autor_nome_curto" => "SUENIA" "autor_email" => "limaduarte-uern@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }