Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRUTURA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLAUDECIR PEREIRA TORRES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, GESTÃO, ESCOLA Comunicação Oral (CO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7263
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1311
    "inscrito_id" => 32787
    "titulo" => "ESTRUTURA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLAUDECIR PEREIRA TORRES"
    "resumo" => "Atualmente, uma das temáticas mais discutidas na educação é, pois, a forma de como as escolas tem se organizado para construírem espaços de relevância nos aspectos administrativos e pedagógicos. Outrossim, é importante considerar que o planejamento educacional é um instrumento orientador de todo o processo educativo, pois constitui e determina as grandes necessidades, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação (Rodrigues, 2012). Neste contexto, o objetivo deste artigo era apresentar os resultados obtidos durante um estudo realizado na Escola Estadual Professora Claudecir Pereira Torres – São Rafael/RN, ao que se refere fundamentalmente ao aspecto físico e à gestão escolar que a mesma possui. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, as quais forneceram os dados que subsidiaram os resultados do presente trabalho. Conforme a LDB, Art. 23, é importante salientar um importante aspecto da gestão escolar que é a autonomia das escolas para prever formas de organização que permitam atender as peculiaridades regionais e locais, às diferentes clientelas e necessidades do processo de aprendizagem (Carmo, 2010). Nesse contexto e conforme pesquisa desenvolvida verificou-se que uma das maiores dificuldades da gestão era estabelecer situações significativas que pudesse edificar a participação de todos, que o trabalho de diretores e professores é inibido pela falta de um Projeto Político Pedagógico que possibilitasse uma melhor organização, gestão e planejamento das ações a serem executadas na escola e, fundamentalmente que, espera-se que o trabalho seja mais um de muitos que venham a despertar para a estrutura e a gestão escolar como facilitadores ou não da transmissão do conhecimento em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GESTÃO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_14_33_58_idinscrito_32787_86e725397aa4615fec306681354b1990.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IONARA SILVA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "IONARA BRAGA"
    "autor_email" => "ionarabraga01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7263
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1311
    "inscrito_id" => 32787
    "titulo" => "ESTRUTURA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLAUDECIR PEREIRA TORRES"
    "resumo" => "Atualmente, uma das temáticas mais discutidas na educação é, pois, a forma de como as escolas tem se organizado para construírem espaços de relevância nos aspectos administrativos e pedagógicos. Outrossim, é importante considerar que o planejamento educacional é um instrumento orientador de todo o processo educativo, pois constitui e determina as grandes necessidades, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação (Rodrigues, 2012). Neste contexto, o objetivo deste artigo era apresentar os resultados obtidos durante um estudo realizado na Escola Estadual Professora Claudecir Pereira Torres – São Rafael/RN, ao que se refere fundamentalmente ao aspecto físico e à gestão escolar que a mesma possui. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, as quais forneceram os dados que subsidiaram os resultados do presente trabalho. Conforme a LDB, Art. 23, é importante salientar um importante aspecto da gestão escolar que é a autonomia das escolas para prever formas de organização que permitam atender as peculiaridades regionais e locais, às diferentes clientelas e necessidades do processo de aprendizagem (Carmo, 2010). Nesse contexto e conforme pesquisa desenvolvida verificou-se que uma das maiores dificuldades da gestão era estabelecer situações significativas que pudesse edificar a participação de todos, que o trabalho de diretores e professores é inibido pela falta de um Projeto Político Pedagógico que possibilitasse uma melhor organização, gestão e planejamento das ações a serem executadas na escola e, fundamentalmente que, espera-se que o trabalho seja mais um de muitos que venham a despertar para a estrutura e a gestão escolar como facilitadores ou não da transmissão do conhecimento em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GESTÃO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_14_33_58_idinscrito_32787_86e725397aa4615fec306681354b1990.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IONARA SILVA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "IONARA BRAGA"
    "autor_email" => "ionarabraga01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Atualmente, uma das temáticas mais discutidas na educação é, pois, a forma de como as escolas tem se organizado para construírem espaços de relevância nos aspectos administrativos e pedagógicos. Outrossim, é importante considerar que o planejamento educacional é um instrumento orientador de todo o processo educativo, pois constitui e determina as grandes necessidades, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação (Rodrigues, 2012). Neste contexto, o objetivo deste artigo era apresentar os resultados obtidos durante um estudo realizado na Escola Estadual Professora Claudecir Pereira Torres – São Rafael/RN, ao que se refere fundamentalmente ao aspecto físico e à gestão escolar que a mesma possui. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, as quais forneceram os dados que subsidiaram os resultados do presente trabalho. Conforme a LDB, Art. 23, é importante salientar um importante aspecto da gestão escolar que é a autonomia das escolas para prever formas de organização que permitam atender as peculiaridades regionais e locais, às diferentes clientelas e necessidades do processo de aprendizagem (Carmo, 2010). Nesse contexto e conforme pesquisa desenvolvida verificou-se que uma das maiores dificuldades da gestão era estabelecer situações significativas que pudesse edificar a participação de todos, que o trabalho de diretores e professores é inibido pela falta de um Projeto Político Pedagógico que possibilitasse uma melhor organização, gestão e planejamento das ações a serem executadas na escola e, fundamentalmente que, espera-se que o trabalho seja mais um de muitos que venham a despertar para a estrutura e a gestão escolar como facilitadores ou não da transmissão do conhecimento em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.