Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRUTURA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLAUDECIR PEREIRA TORRES

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Atualmente, uma das temáticas mais discutidas na educação é, pois, a forma de como as escolas tem se organizado para construírem espaços de relevância nos aspectos administrativos e pedagógicos. Outrossim, é importante considerar que o planejamento educacional é um instrumento orientador de todo o processo educativo, pois constitui e determina as grandes necessidades, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação (Rodrigues, 2012). Neste contexto, o objetivo deste artigo era apresentar os resultados obtidos durante um estudo realizado na Escola Estadual Professora Claudecir Pereira Torres – São Rafael/RN, ao que se refere fundamentalmente ao aspecto físico e à gestão escolar que a mesma possui. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, as quais forneceram os dados que subsidiaram os resultados do presente trabalho. Conforme a LDB, Art. 23, é importante salientar um importante aspecto da gestão escolar que é a autonomia das escolas para prever formas de organização que permitam atender as peculiaridades regionais e locais, às diferentes clientelas e necessidades do processo de aprendizagem (Carmo, 2010). Nesse contexto e conforme pesquisa desenvolvida verificou-se que uma das maiores dificuldades da gestão era estabelecer situações significativas que pudesse edificar a participação de todos, que o trabalho de diretores e professores é inibido pela falta de um Projeto Político Pedagógico que possibilitasse uma melhor organização, gestão e planejamento das ações a serem executadas na escola e, fundamentalmente que, espera-se que o trabalho seja mais um de muitos que venham a despertar para a estrutura e a gestão escolar como facilitadores ou não da transmissão do conhecimento em sala de aula.

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