ESTRUTURA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLAUDECIR PEREIRA TORRES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7263 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1311 "inscrito_id" => 32787 "titulo" => "ESTRUTURA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLAUDECIR PEREIRA TORRES" "resumo" => "Atualmente, uma das temáticas mais discutidas na educação é, pois, a forma de como as escolas tem se organizado para construírem espaços de relevância nos aspectos administrativos e pedagógicos. Outrossim, é importante considerar que o planejamento educacional é um instrumento orientador de todo o processo educativo, pois constitui e determina as grandes necessidades, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação (Rodrigues, 2012). Neste contexto, o objetivo deste artigo era apresentar os resultados obtidos durante um estudo realizado na Escola Estadual Professora Claudecir Pereira Torres – São Rafael/RN, ao que se refere fundamentalmente ao aspecto físico e à gestão escolar que a mesma possui. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, as quais forneceram os dados que subsidiaram os resultados do presente trabalho. Conforme a LDB, Art. 23, é importante salientar um importante aspecto da gestão escolar que é a autonomia das escolas para prever formas de organização que permitam atender as peculiaridades regionais e locais, às diferentes clientelas e necessidades do processo de aprendizagem (Carmo, 2010). Nesse contexto e conforme pesquisa desenvolvida verificou-se que uma das maiores dificuldades da gestão era estabelecer situações significativas que pudesse edificar a participação de todos, que o trabalho de diretores e professores é inibido pela falta de um Projeto Político Pedagógico que possibilitasse uma melhor organização, gestão e planejamento das ações a serem executadas na escola e, fundamentalmente que, espera-se que o trabalho seja mais um de muitos que venham a despertar para a estrutura e a gestão escolar como facilitadores ou não da transmissão do conhecimento em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GESTÃO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_14_33_58_idinscrito_32787_86e725397aa4615fec306681354b1990.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONARA SILVA BRAGA" "autor_nome_curto" => "IONARA BRAGA" "autor_email" => "ionarabraga01@hotmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7263 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1311 "inscrito_id" => 32787 "titulo" => "ESTRUTURA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLAUDECIR PEREIRA TORRES" "resumo" => "Atualmente, uma das temáticas mais discutidas na educação é, pois, a forma de como as escolas tem se organizado para construírem espaços de relevância nos aspectos administrativos e pedagógicos. Outrossim, é importante considerar que o planejamento educacional é um instrumento orientador de todo o processo educativo, pois constitui e determina as grandes necessidades, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação (Rodrigues, 2012). Neste contexto, o objetivo deste artigo era apresentar os resultados obtidos durante um estudo realizado na Escola Estadual Professora Claudecir Pereira Torres – São Rafael/RN, ao que se refere fundamentalmente ao aspecto físico e à gestão escolar que a mesma possui. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, as quais forneceram os dados que subsidiaram os resultados do presente trabalho. Conforme a LDB, Art. 23, é importante salientar um importante aspecto da gestão escolar que é a autonomia das escolas para prever formas de organização que permitam atender as peculiaridades regionais e locais, às diferentes clientelas e necessidades do processo de aprendizagem (Carmo, 2010). Nesse contexto e conforme pesquisa desenvolvida verificou-se que uma das maiores dificuldades da gestão era estabelecer situações significativas que pudesse edificar a participação de todos, que o trabalho de diretores e professores é inibido pela falta de um Projeto Político Pedagógico que possibilitasse uma melhor organização, gestão e planejamento das ações a serem executadas na escola e, fundamentalmente que, espera-se que o trabalho seja mais um de muitos que venham a despertar para a estrutura e a gestão escolar como facilitadores ou não da transmissão do conhecimento em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GESTÃO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_14_33_58_idinscrito_32787_86e725397aa4615fec306681354b1990.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONARA SILVA BRAGA" "autor_nome_curto" => "IONARA BRAGA" "autor_email" => "ionarabraga01@hotmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }