Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE PAUDALHO/PE: POSSIBILIDADES PARA VIVÊNCIAS ECOPEDAGÓGICAS NO CURRÍCULO

Palavra-chaves: ECOPEDAGOGIA, RIO CAPIBARIBE, EDUCAÇÃO DO CAMPO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho discute representações de meio ambiente trazidas por alunos de uma escola do campo, visando possibilidades para a promoção de vivências ecopedagógicas no currículo escolar. Desenvolvido numa perspectiva de pesquisa-ação, o estudo focou representações identificadas em produções de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do campo de Paudalho/Pernambuco, os quais foram motivados a refletir e produzir cartas em torno de um tema um tema gerador, que circunscrevia uma problemática ambiental local. A partir das representações analisadas e discutidas, o estudo conclui que as representações sociais assumem papel fundamental na condução do ensino-aprendizagem, ao considerar o currículo como uma prática cultural, que tem significado determinante na constituição identitária dos sujeitos. Na perspectiva da inserção da Educação Ambiental no currículo, defende-se a Ecopedagogia como identidade mais próxima à proposta político-pedagógica da Educação do Campo, no sentido da valorização da vida cotidiana e a formação para o cultivo da solidariedade e da sustentabilidade.

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