ESTE ARTIGO TEVE COMO FINALIDADE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA
EDUCAÇÃO. LEVANDO EM CONTA QUE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AS PESSOAS SÃO PREPARADAS PARA A VIDA.
O ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA UTILIZANDO O LIVRO DE DANIEL
GOLEMAN, QUE POPULARIZOU A TEORIA, E ARTIGOS CIENTÍFICOS PESQUISADOS NOS BANCOS DE DADOS
SCIELO, PEPSIC, E ALGUNS PERIÓDICOS PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2007 A 2017. O PROPÓSITO DA
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É FAZER COM QUE A PESSOA SEJA CAPAZ DE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES E A DO
OUTRO DE FORMA INTELIGENTE. PENSANDO NA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DENTRO DA SALA DE AULA, A
MESMA PODE CONTRIBUIR PARA FACILITAR O ENFRENTAMENTO DAS FRUSTAÇÕES, ANGÚSTIAS E DA PRESSÃO
SOFRIDA PELOS ALUNOS PARA OBTENÇÃO DE RESULTADOS, E PELOS PROFESSORES, QUE PRECISAM TER UM
BOM DOMÍNIO DE SALA DE AULA AO MESMO TEMPO QUE TRANSMITEM CONHECIMENTOS. SENDO ASSIM,
ESTA PRÁTICA, DE EQUILIBRAR A RAZÃO E A EMOÇÃO DENTRO DA SALA DE AULA, CONTRIBUIRÁ PARA UM
MELHOR APRENDIZADO E TAMBÉM PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES, POIS ATRAVÉS DO
RECONHECIMENTO DE EMOÇÕES EM SI E NOS OUTROS E DA EMPATIA, TORNA-SE MAIS FÁCIL MEDIAR OS
CONFLITOS EXISTENTES.