TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL AMÉRICO MARTINS COM A CRIAÇÃO DE UM BLOGGER SOBRE O REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7978 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1001 "inscrito_id" => 3567 "titulo" => "TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL AMÉRICO MARTINS COM A CRIAÇÃO DE UM BLOGGER SOBRE O REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS" "resumo" => "Introdução: De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente. O grande problema é que esses desperdícios não só causam grandes perdas econômicas, como também têm impacto significativo nos recursos naturais dos quais os seres vivos dependem para sua sobrevivência no planeta, sejam eles o clima, a água, solo e até mesmo a biodiversidade. Infelizmente, o Brasil não fica fora dessa problemática, está entre os maiores produtores de alimentos do mundo, no entanto, também é um dos que mais desperdiçam. Consequentemente, contribuindo para a geração de vários problemas sociais enfrentados pelo país, como a miséria, a fome e doenças por desnutrição e contaminação em geral. Neste cenário as crianças e os jovens são os que mais sofrem consequências, esses reflexos são visíveis nas escolas. Pois, os alunos que não têm uma boa alimentação apresentam desinteresse e muita dificuldade em aprender, há alunos que vão para a escola somente por causa da merenda. Objetivos: O objetivo geral deste estudo é trabalhar a questão do desperdício de alimentos na escola, já que ela é responsável pela formação e conscientização do cidadão atuante nas questões ambientais. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se orientar os estudantes a uma mudança de hábitos alimentares, ensinando-os a reaproveitar os alimentos evitando o desperdício dentro de casa. Metodologia: O trabalho está sendo realizado com as turmas dos 1° anos IV e V. Para desenvolvê-lo, a professora de Geografia fez uma socialização do tema com os alunos, usando vídeos e textos. Depois, através das intervenções do subprojeto de Geografia - Construções geográficas; Cartografia, Mídias e educação para promoção de Saúde. Eixo: Mídias para o ensino da Geografia, será criado um blogger para a exposição das atividades e postagens de comentários. Assim, necessitou-se também de um estudo de autores que discutem a temática. Resultados: Os resultados obtidos até o presente momento ainda são parciais. Os estudantes demonstraram muito interesse, os grupos reuniram e cada um fez uma receita de alimentos que anteriormente iam parar no lixo. A outra etapa do trabalho será a criação do blogger, onde eles postarão as fotos e os comentários sobre a atividade. Conclusão: A atividade está sendo proveitosa. Através do desenvolvimento das tarefas, foi possível perceber que os estudantes entenderam a importância de evitar o desperdício, promovendo a reutilização e a reciclagem de alimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAçãO AMBIENTAL, REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS, BLOGGER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_14_58_03_idinscrito_3567_f3d9ded9f98d58956bba1cc904b2c1b1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUÍRIA SARAH DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "VALQUÍRIA" "autor_email" => "valquiriavasconcelos@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7978 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1001 "inscrito_id" => 3567 "titulo" => "TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL AMÉRICO MARTINS COM A CRIAÇÃO DE UM BLOGGER SOBRE O REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS" "resumo" => "Introdução: De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente. O grande problema é que esses desperdícios não só causam grandes perdas econômicas, como também têm impacto significativo nos recursos naturais dos quais os seres vivos dependem para sua sobrevivência no planeta, sejam eles o clima, a água, solo e até mesmo a biodiversidade. Infelizmente, o Brasil não fica fora dessa problemática, está entre os maiores produtores de alimentos do mundo, no entanto, também é um dos que mais desperdiçam. Consequentemente, contribuindo para a geração de vários problemas sociais enfrentados pelo país, como a miséria, a fome e doenças por desnutrição e contaminação em geral. Neste cenário as crianças e os jovens são os que mais sofrem consequências, esses reflexos são visíveis nas escolas. Pois, os alunos que não têm uma boa alimentação apresentam desinteresse e muita dificuldade em aprender, há alunos que vão para a escola somente por causa da merenda. Objetivos: O objetivo geral deste estudo é trabalhar a questão do desperdício de alimentos na escola, já que ela é responsável pela formação e conscientização do cidadão atuante nas questões ambientais. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se orientar os estudantes a uma mudança de hábitos alimentares, ensinando-os a reaproveitar os alimentos evitando o desperdício dentro de casa. Metodologia: O trabalho está sendo realizado com as turmas dos 1° anos IV e V. Para desenvolvê-lo, a professora de Geografia fez uma socialização do tema com os alunos, usando vídeos e textos. Depois, através das intervenções do subprojeto de Geografia - Construções geográficas; Cartografia, Mídias e educação para promoção de Saúde. Eixo: Mídias para o ensino da Geografia, será criado um blogger para a exposição das atividades e postagens de comentários. Assim, necessitou-se também de um estudo de autores que discutem a temática. Resultados: Os resultados obtidos até o presente momento ainda são parciais. Os estudantes demonstraram muito interesse, os grupos reuniram e cada um fez uma receita de alimentos que anteriormente iam parar no lixo. A outra etapa do trabalho será a criação do blogger, onde eles postarão as fotos e os comentários sobre a atividade. Conclusão: A atividade está sendo proveitosa. Através do desenvolvimento das tarefas, foi possível perceber que os estudantes entenderam a importância de evitar o desperdício, promovendo a reutilização e a reciclagem de alimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAçãO AMBIENTAL, REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS, BLOGGER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_14_58_03_idinscrito_3567_f3d9ded9f98d58956bba1cc904b2c1b1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUÍRIA SARAH DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "VALQUÍRIA" "autor_email" => "valquiriavasconcelos@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }