FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EJA: UMA PERSPECTIVA DE MUDANÇA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7321 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1704 "inscrito_id" => 5422 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EJA: UMA PERSPECTIVA DE MUDANÇA" "resumo" => "Este artigo objetiva analisar a concepção dos professores a respeito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos como também a formação que é oferecida aos professores e professoras do município de Itapororoca/PB. A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino que apresenta especificidades por se tratar de um ensino voltado para um público especial, ou seja, alunos que não tiveram acesso à educação devido a algumas circunstâncias da vida. O presente estudo foi produzido através de levantamentos bibliográficos, por meio de leituras em periódicos, livros, revistas, artigos e autores como: Gomes (2010), Soeiro (2009), Bruniel (2004), Castrogiovanni (2000), Freire (1996), que discutem essa temática, que subsidiaram a discussão a respeito da formação do professor de EJA. Desta forma, é de fundamental importância a Educação de Jovens e Adultos, para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, pois proporciona as pessoas que foram excluídas do processo educacional uma reintegração e ajuda na constituição de cidadãos críticos e ativos na sociedade. Neste sentido, o professor é um agente facilitador no processo de construção e reconstrução do conhecimento, por isso deve propiciar atividades que facilitem a aprendizagem e contribua para a formação do cidadão reflexivo e atuante na sociedade, capaz de atuar diante de diferentes situações que são impostas pela sociedade. Portanto, é imprescindível que haja formação continuada para os professores que atuam nesta modalidade de ensino, em que os mesmos precisam estabelecer elos entre os conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade vivenciada pelos alunos, para tanto é necessário à utilização de metodologias adequadas, e que se efetivem políticas públicas destinadas a EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_05_10_idinscrito_5422_96d3f4324273ba798ef49b1696e0c740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUNIO SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUNIO" "autor_email" => "juniomestre@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7321 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1704 "inscrito_id" => 5422 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EJA: UMA PERSPECTIVA DE MUDANÇA" "resumo" => "Este artigo objetiva analisar a concepção dos professores a respeito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos como também a formação que é oferecida aos professores e professoras do município de Itapororoca/PB. A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino que apresenta especificidades por se tratar de um ensino voltado para um público especial, ou seja, alunos que não tiveram acesso à educação devido a algumas circunstâncias da vida. O presente estudo foi produzido através de levantamentos bibliográficos, por meio de leituras em periódicos, livros, revistas, artigos e autores como: Gomes (2010), Soeiro (2009), Bruniel (2004), Castrogiovanni (2000), Freire (1996), que discutem essa temática, que subsidiaram a discussão a respeito da formação do professor de EJA. Desta forma, é de fundamental importância a Educação de Jovens e Adultos, para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, pois proporciona as pessoas que foram excluídas do processo educacional uma reintegração e ajuda na constituição de cidadãos críticos e ativos na sociedade. Neste sentido, o professor é um agente facilitador no processo de construção e reconstrução do conhecimento, por isso deve propiciar atividades que facilitem a aprendizagem e contribua para a formação do cidadão reflexivo e atuante na sociedade, capaz de atuar diante de diferentes situações que são impostas pela sociedade. Portanto, é imprescindível que haja formação continuada para os professores que atuam nesta modalidade de ensino, em que os mesmos precisam estabelecer elos entre os conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade vivenciada pelos alunos, para tanto é necessário à utilização de metodologias adequadas, e que se efetivem políticas públicas destinadas a EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_05_10_idinscrito_5422_96d3f4324273ba798ef49b1696e0c740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUNIO SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUNIO" "autor_email" => "juniomestre@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }