Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA GRAMÁTICA: ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO, GRAMÁTICA, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7701
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1401
    "inscrito_id" => 3823
    "titulo" => "O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA GRAMÁTICA: ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho tem como foco a análise do ensino de gramática a partir de textos em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para isso, será proposta uma caracterização do ensino de gramática, comparando a abordagem de ensino adotada pela professora com o eixo de análise linguística proposto pelo PCN do Ensino Fundamental. Também será investigado se o livro didático adotado pela professora atende aos dois critérios básicos exigidos pelo PNLD: uso da linguagem oral e escrita e a reflexão sobre os conhecimentos linguístico-gramaticais. Foram observadas aulas de uma turma de 9º ano de um colégio da rede pública do estado localizada na zona sul, próxima ao Distrito Industrial de João Pessoa. Foi utilizado um método de base antropológica devido à natureza da pesquisa: pesquisa de campo, em sala de aula. Esse tipo de pesquisa procura investigar os dados a partir de observações feitas no contexto de realização, no nosso caso, em sala de aula. Obtivemos notas de campo, que fornecerá informações acerca do que acontece no espaço da sala de aula; questionário sobre o contexto escolar, sobre a concepção de ensino de gramática e concepção de linguagem seguida pela professora, sobre as condições e a escolha dos livros didáticos, e um questionário voltado para a equipe gestora, para saber sobre a adoção do livro didático. A partir da análise desses materiais e os pressupostos teóricos da área, chegamos à conclusão que o livro didático adotado nessa determinada escola, não atende a todos os critérios exigidos pelo PNLD; e o ensino de gramática a partir de textos, não está, efetivamente, presente nas aulas de Língua Portuguesa da turma observada e, como mostra outros estudos sobre este assunto, na maioria das salas de aula de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GRAMÁTICA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_08_49_55_idinscrito_3823_de8fe099e71f36175f0e199eb1cef051.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCIANE NÓBREGA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JUCIANE"
    "autor_email" => "jucy.nobrega@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7701
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1401
    "inscrito_id" => 3823
    "titulo" => "O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA GRAMÁTICA: ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho tem como foco a análise do ensino de gramática a partir de textos em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para isso, será proposta uma caracterização do ensino de gramática, comparando a abordagem de ensino adotada pela professora com o eixo de análise linguística proposto pelo PCN do Ensino Fundamental. Também será investigado se o livro didático adotado pela professora atende aos dois critérios básicos exigidos pelo PNLD: uso da linguagem oral e escrita e a reflexão sobre os conhecimentos linguístico-gramaticais. Foram observadas aulas de uma turma de 9º ano de um colégio da rede pública do estado localizada na zona sul, próxima ao Distrito Industrial de João Pessoa. Foi utilizado um método de base antropológica devido à natureza da pesquisa: pesquisa de campo, em sala de aula. Esse tipo de pesquisa procura investigar os dados a partir de observações feitas no contexto de realização, no nosso caso, em sala de aula. Obtivemos notas de campo, que fornecerá informações acerca do que acontece no espaço da sala de aula; questionário sobre o contexto escolar, sobre a concepção de ensino de gramática e concepção de linguagem seguida pela professora, sobre as condições e a escolha dos livros didáticos, e um questionário voltado para a equipe gestora, para saber sobre a adoção do livro didático. A partir da análise desses materiais e os pressupostos teóricos da área, chegamos à conclusão que o livro didático adotado nessa determinada escola, não atende a todos os critérios exigidos pelo PNLD; e o ensino de gramática a partir de textos, não está, efetivamente, presente nas aulas de Língua Portuguesa da turma observada e, como mostra outros estudos sobre este assunto, na maioria das salas de aula de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GRAMÁTICA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_08_49_55_idinscrito_3823_de8fe099e71f36175f0e199eb1cef051.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCIANE NÓBREGA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JUCIANE"
    "autor_email" => "jucy.nobrega@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como foco a análise do ensino de gramática a partir de textos em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para isso, será proposta uma caracterização do ensino de gramática, comparando a abordagem de ensino adotada pela professora com o eixo de análise linguística proposto pelo PCN do Ensino Fundamental. Também será investigado se o livro didático adotado pela professora atende aos dois critérios básicos exigidos pelo PNLD: uso da linguagem oral e escrita e a reflexão sobre os conhecimentos linguístico-gramaticais. Foram observadas aulas de uma turma de 9º ano de um colégio da rede pública do estado localizada na zona sul, próxima ao Distrito Industrial de João Pessoa. Foi utilizado um método de base antropológica devido à natureza da pesquisa: pesquisa de campo, em sala de aula. Esse tipo de pesquisa procura investigar os dados a partir de observações feitas no contexto de realização, no nosso caso, em sala de aula. Obtivemos notas de campo, que fornecerá informações acerca do que acontece no espaço da sala de aula; questionário sobre o contexto escolar, sobre a concepção de ensino de gramática e concepção de linguagem seguida pela professora, sobre as condições e a escolha dos livros didáticos, e um questionário voltado para a equipe gestora, para saber sobre a adoção do livro didático. A partir da análise desses materiais e os pressupostos teóricos da área, chegamos à conclusão que o livro didático adotado nessa determinada escola, não atende a todos os critérios exigidos pelo PNLD; e o ensino de gramática a partir de textos, não está, efetivamente, presente nas aulas de Língua Portuguesa da turma observada e, como mostra outros estudos sobre este assunto, na maioria das salas de aula de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.