EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7127 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1618 "inscrito_id" => 33094 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB" "resumo" => "Existe atualmente uma nova postura na educação devido aos problemas ambientais, entretanto de forma geral, a educação ambiental é ampla e nem sempre contempla todas as suas áreas relacionadas, a exemplo do bem estar animal. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço privilegiado para abordagem deste tema, no entanto, este é um assunto ainda pouco abordado na educação básica. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a atuação dos professores do ensino infantil e fundamental das instituições de ensino da Comunidade da Vila Florestal de Lagoa Seca/PB aceca do bem estar animal. Para tal, foi realizado um trabalho investigativo através da aplicação de questionários com os professores de uma creche e de uma escola de ensino infantil e fundamental presentes na comunidade. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam às perguntas referentes, especialmente, à abordagem do tema bem estar animal em sala de aula. Ao serem perguntados se em algum momento já tinha trabalhado o tema em sala de aula com os alunos, 60% responderam que sim e 40%, que não. Já quando foram questionados se algum aluno já havia perguntado sobre bem estar animal, 60% afirmaram que sim e 40% afirmaram que não. Com relação à opinião dos professores se este tema deveria ser trabalhado na escola, todos os entrevistados responderam que sim. E quando questionados sobre a forma de abordagem do tema com os alunos, 50% dos professores responderam que poderiam ser utilizados vídeos educativos, 20% disseram que poderia utilizar cartilhas e 30%, que as brincadeiras envolvendo o tema seriam a melhor alternativa. Os professores também foram questionados sobre a reação que os mesmos acreditam que os alunos teriam se o tema fosse abordado na escola, sendo que 80% dos professores responderam que seria ótimo e 20% respondeu que seria boa. Quando foram perguntados se a escola disponibilizaria material lúdico para trabalhar o tema com os alunos, 50% responderam que sim e 50%, que não. De forma geral, os professores reconhecem a importância de trabalhar o assunto bem estar animal na escola, porém os temas relacionados aos cuidados com os animais de estimação e com as zoonoses não é abordados nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, não existe confiança na participação e apoio da escola para a realização de ações abordando esse tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, ENSINO BÁSICO, ZOONOSES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_11_07_55_idinscrito_33094_8a5e162a03b5bf93548dc418aad8ef2f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALFREDO ROSAS DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ALFREDO LIMA JR." "autor_email" => "alfredojuniorx@ig.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7127 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1618 "inscrito_id" => 33094 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB" "resumo" => "Existe atualmente uma nova postura na educação devido aos problemas ambientais, entretanto de forma geral, a educação ambiental é ampla e nem sempre contempla todas as suas áreas relacionadas, a exemplo do bem estar animal. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço privilegiado para abordagem deste tema, no entanto, este é um assunto ainda pouco abordado na educação básica. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a atuação dos professores do ensino infantil e fundamental das instituições de ensino da Comunidade da Vila Florestal de Lagoa Seca/PB aceca do bem estar animal. Para tal, foi realizado um trabalho investigativo através da aplicação de questionários com os professores de uma creche e de uma escola de ensino infantil e fundamental presentes na comunidade. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam às perguntas referentes, especialmente, à abordagem do tema bem estar animal em sala de aula. Ao serem perguntados se em algum momento já tinha trabalhado o tema em sala de aula com os alunos, 60% responderam que sim e 40%, que não. Já quando foram questionados se algum aluno já havia perguntado sobre bem estar animal, 60% afirmaram que sim e 40% afirmaram que não. Com relação à opinião dos professores se este tema deveria ser trabalhado na escola, todos os entrevistados responderam que sim. E quando questionados sobre a forma de abordagem do tema com os alunos, 50% dos professores responderam que poderiam ser utilizados vídeos educativos, 20% disseram que poderia utilizar cartilhas e 30%, que as brincadeiras envolvendo o tema seriam a melhor alternativa. Os professores também foram questionados sobre a reação que os mesmos acreditam que os alunos teriam se o tema fosse abordado na escola, sendo que 80% dos professores responderam que seria ótimo e 20% respondeu que seria boa. Quando foram perguntados se a escola disponibilizaria material lúdico para trabalhar o tema com os alunos, 50% responderam que sim e 50%, que não. De forma geral, os professores reconhecem a importância de trabalhar o assunto bem estar animal na escola, porém os temas relacionados aos cuidados com os animais de estimação e com as zoonoses não é abordados nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, não existe confiança na participação e apoio da escola para a realização de ações abordando esse tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, ENSINO BÁSICO, ZOONOSES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_11_07_55_idinscrito_33094_8a5e162a03b5bf93548dc418aad8ef2f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALFREDO ROSAS DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ALFREDO LIMA JR." "autor_email" => "alfredojuniorx@ig.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }