Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB

Palavra-chaves: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, ENSINO BÁSICO, ZOONOSES Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Existe atualmente uma nova postura na educação devido aos problemas ambientais, entretanto de forma geral, a educação ambiental é ampla e nem sempre contempla todas as suas áreas relacionadas, a exemplo do bem estar animal. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço privilegiado para abordagem deste tema, no entanto, este é um assunto ainda pouco abordado na educação básica. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a atuação dos professores do ensino infantil e fundamental das instituições de ensino da Comunidade da Vila Florestal de Lagoa Seca/PB aceca do bem estar animal. Para tal, foi realizado um trabalho investigativo através da aplicação de questionários com os professores de uma creche e de uma escola de ensino infantil e fundamental presentes na comunidade. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam às perguntas referentes, especialmente, à abordagem do tema bem estar animal em sala de aula. Ao serem perguntados se em algum momento já tinha trabalhado o tema em sala de aula com os alunos, 60% responderam que sim e 40%, que não. Já quando foram questionados se algum aluno já havia perguntado sobre bem estar animal, 60% afirmaram que sim e 40% afirmaram que não. Com relação à opinião dos professores se este tema deveria ser trabalhado na escola, todos os entrevistados responderam que sim. E quando questionados sobre a forma de abordagem do tema com os alunos, 50% dos professores responderam que poderiam ser utilizados vídeos educativos, 20% disseram que poderia utilizar cartilhas e 30%, que as brincadeiras envolvendo o tema seriam a melhor alternativa. Os professores também foram questionados sobre a reação que os mesmos acreditam que os alunos teriam se o tema fosse abordado na escola, sendo que 80% dos professores responderam que seria ótimo e 20% respondeu que seria boa. Quando foram perguntados se a escola disponibilizaria material lúdico para trabalhar o tema com os alunos, 50% responderam que sim e 50%, que não. De forma geral, os professores reconhecem a importância de trabalhar o assunto bem estar animal na escola, porém os temas relacionados aos cuidados com os animais de estimação e com as zoonoses não é abordados nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, não existe confiança na participação e apoio da escola para a realização de ações abordando esse tema.

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