A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO ASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO III – SOLÂNEA/PB.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6693 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 607 "inscrito_id" => 1378 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO ASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO III – SOLÂNEA/PB." "resumo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO ASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO III.SOLÂNEA/PB.Otaciana da Silva Romão (Aluna do curso de especialização em Fundamentos da Educação – UEPB),Leandro Paiva do Monte Rodrigues (Orientador – UEPB).E-mail: Otaciana.romao.2012@gmail.com, paivagba@hotmail.com.GT-2: Movimentos sociais, sujeitos e processos educativosRESUMO: A pesquisa em desenvolvimento apresenta como objetivo a análise das práticas pedagógicas executadas pelos professores atuantes nas escolas do campo, visando verificar em seus anseios se as referidas práticas correspondem a realidade histórica, cultural e pedagógica das escolas localizadas nos espaços rurais, em específico no assentamento de reforma agrária São Francisco III localizado no município de Solânea, vindo a confirmar se as relações recíprocas entre sujeito do campo e as práticas pedagógicas atendem as necessidades do cotidiano para a vida no campo. Através de uma análise qualitativa realizada nas escolas que atendem a população do assentamento e tendo como referência as bases legais que estruturam as políticas voltadas para a educação do campo e sua inserção na agenda política educacional, apresentamos os seguintes resultados. Sob uma análise didática e metodológica, verificou-se que as referidas práticas desenvolvidas pelos professores atuante nas escolas que mesmo externas ao assentamento agrário solanense atendem aos alunos daquela localidade, distanciam-se consideravelmente de tudo o que é proposto pelas Políticas Públicas do sistema educacional do país, são professores cuja formação não se adequa a realidade das escolas rurais. No entanto, verifica-se o grande esforço por parte do governo e dos educadores no que se refere à oferta e atuação em cursos de formação continuada. Observa-se ainda, escolas cuja infraestrutura é precária, sem acesso à biblioteca, utilização restrita aos meios tecnológicos e materiais didáticos inadequados para desenvolver um trabalho pedagógico específico para a educação do campo. Contudo, conclui-se que mesmo diante de tantas dificuldades, os professores estão constantemente buscando práticas educativas e conteúdos escolares diferenciados direcionando-os a realidade do assentamento ou do cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA, CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_22_36_27_idinscrito_1378_104241819bb792028be47d99c3ea75a7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTACIANA DA SILVA ROMÃO" "autor_nome_curto" => "OTACIANA ROMÃO" "autor_email" => "otaciana.romao.2012@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6693 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 607 "inscrito_id" => 1378 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO ASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO III – SOLÂNEA/PB." "resumo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO ASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO III.SOLÂNEA/PB.Otaciana da Silva Romão (Aluna do curso de especialização em Fundamentos da Educação – UEPB),Leandro Paiva do Monte Rodrigues (Orientador – UEPB).E-mail: Otaciana.romao.2012@gmail.com, paivagba@hotmail.com.GT-2: Movimentos sociais, sujeitos e processos educativosRESUMO: A pesquisa em desenvolvimento apresenta como objetivo a análise das práticas pedagógicas executadas pelos professores atuantes nas escolas do campo, visando verificar em seus anseios se as referidas práticas correspondem a realidade histórica, cultural e pedagógica das escolas localizadas nos espaços rurais, em específico no assentamento de reforma agrária São Francisco III localizado no município de Solânea, vindo a confirmar se as relações recíprocas entre sujeito do campo e as práticas pedagógicas atendem as necessidades do cotidiano para a vida no campo. Através de uma análise qualitativa realizada nas escolas que atendem a população do assentamento e tendo como referência as bases legais que estruturam as políticas voltadas para a educação do campo e sua inserção na agenda política educacional, apresentamos os seguintes resultados. Sob uma análise didática e metodológica, verificou-se que as referidas práticas desenvolvidas pelos professores atuante nas escolas que mesmo externas ao assentamento agrário solanense atendem aos alunos daquela localidade, distanciam-se consideravelmente de tudo o que é proposto pelas Políticas Públicas do sistema educacional do país, são professores cuja formação não se adequa a realidade das escolas rurais. No entanto, verifica-se o grande esforço por parte do governo e dos educadores no que se refere à oferta e atuação em cursos de formação continuada. Observa-se ainda, escolas cuja infraestrutura é precária, sem acesso à biblioteca, utilização restrita aos meios tecnológicos e materiais didáticos inadequados para desenvolver um trabalho pedagógico específico para a educação do campo. Contudo, conclui-se que mesmo diante de tantas dificuldades, os professores estão constantemente buscando práticas educativas e conteúdos escolares diferenciados direcionando-os a realidade do assentamento ou do cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA, CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_22_36_27_idinscrito_1378_104241819bb792028be47d99c3ea75a7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTACIANA DA SILVA ROMÃO" "autor_nome_curto" => "OTACIANA ROMÃO" "autor_email" => "otaciana.romao.2012@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }