TEORIA E PRÁTICA NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES À IDENTIDADE DOCENTE DO LICENCIANDO EM PEDAGOGIA/UFRN
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7973 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 189 "inscrito_id" => 3895 "titulo" => "TEORIA E PRÁTICA NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES À IDENTIDADE DOCENTE DO LICENCIANDO EM PEDAGOGIA/UFRN" "resumo" => "A identidade do professor é tecida ao longo de sua caminhada enquanto profissional do ensino, principalmente, durante a formação inicial, onde este poderá participar de programas formativos que contribuirão com vivências e experiências educativas que propiciarão o conhecer/aplicar dos conhecimentos basilares da profissão docente. Assim sendo, o presente trabalho, objetiva verificar nos discursos dos graduandos/bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID)/Pedagogia/UFRN, como a articulação teoria/prática têm sido proporcionada no programa e de que maneira seu trabalho tem contribuído à formação da identidade docente. Para tanto, realizamos uma revisão da literatura com base em Pimenta (2012), Libâneo (2001) e a Portaria nº 260 de 2010. Utilizamos, ainda, um questionário semiestruturado, composto por dez questões abertas, quatro fechadas e uma de múltipla escolha que serviram de base às pesquisadoras. Na verdade, procuramos seguir uma abordagem de pesquisa de cunho qualitativo que possibilitou captar os diferentes significados dados pelos licenciandos/bolsistas sobre suas experiências vividas em seus contextos de atuação, através da aplicação de cada projeto, executados nos variados níveis de ensino. Portanto, empreende-se, que esse Programa formativo, PIBID, possibilita aos licenciandos bolsistas à apreensão de saberes basilares referentes à docência, que são decisivos para torná-los professores. O PIBID, proporciona situações nas quais o licenciando pôde construir um saber-fazer, um jeito de ser professor. Ainda, facultou ao licenciando a formação da identidade profissional docente, uma vez que, o levou a estudar, planejar, interagir com outros grupos do contexto escolar. Por conseguinte, conduziu ao aperfeiçoamento profissional na aquisição dos saberes constituintes da formação docente, como bem coloca Tardif (2005)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, TEORIA-PRÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_07_2014_11_50_10_idinscrito_3895_a276f47ac7f84e0a5de4bbd63727b925.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES DUTRA XAVIER" "autor_nome_curto" => "DORINHA XAVIER" "autor_email" => "dorinhadx@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7973 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 189 "inscrito_id" => 3895 "titulo" => "TEORIA E PRÁTICA NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES À IDENTIDADE DOCENTE DO LICENCIANDO EM PEDAGOGIA/UFRN" "resumo" => "A identidade do professor é tecida ao longo de sua caminhada enquanto profissional do ensino, principalmente, durante a formação inicial, onde este poderá participar de programas formativos que contribuirão com vivências e experiências educativas que propiciarão o conhecer/aplicar dos conhecimentos basilares da profissão docente. Assim sendo, o presente trabalho, objetiva verificar nos discursos dos graduandos/bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID)/Pedagogia/UFRN, como a articulação teoria/prática têm sido proporcionada no programa e de que maneira seu trabalho tem contribuído à formação da identidade docente. Para tanto, realizamos uma revisão da literatura com base em Pimenta (2012), Libâneo (2001) e a Portaria nº 260 de 2010. Utilizamos, ainda, um questionário semiestruturado, composto por dez questões abertas, quatro fechadas e uma de múltipla escolha que serviram de base às pesquisadoras. Na verdade, procuramos seguir uma abordagem de pesquisa de cunho qualitativo que possibilitou captar os diferentes significados dados pelos licenciandos/bolsistas sobre suas experiências vividas em seus contextos de atuação, através da aplicação de cada projeto, executados nos variados níveis de ensino. Portanto, empreende-se, que esse Programa formativo, PIBID, possibilita aos licenciandos bolsistas à apreensão de saberes basilares referentes à docência, que são decisivos para torná-los professores. O PIBID, proporciona situações nas quais o licenciando pôde construir um saber-fazer, um jeito de ser professor. Ainda, facultou ao licenciando a formação da identidade profissional docente, uma vez que, o levou a estudar, planejar, interagir com outros grupos do contexto escolar. Por conseguinte, conduziu ao aperfeiçoamento profissional na aquisição dos saberes constituintes da formação docente, como bem coloca Tardif (2005)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, TEORIA-PRÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_07_2014_11_50_10_idinscrito_3895_a276f47ac7f84e0a5de4bbd63727b925.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES DUTRA XAVIER" "autor_nome_curto" => "DORINHA XAVIER" "autor_email" => "dorinhadx@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }