Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO IFBAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, DESENVOLVIMENTO LOCAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA Pôster (PO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6890
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1337
    "inscrito_id" => 32802
    "titulo" => "ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO IFBAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM"
    "resumo" => "O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Senhor do Bonfim, atua, abrangendo a microrregião circunvizinha ao município de Senhor do Bonfim, tendo ao seu redor um vasto e fértil campo de trabalho. Analisar o Campus Senhor do Bonfim surgiu, então, da necessidade de levantar discussões acerca da contribuição do Campus e do papel por este desenvolvido na comunidade externa, principalmente, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento regional. Esta pesquisa foi realizada com discentes do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim no ano letivo de 2014. Buscou-se com esse trabalho, analisar a participação deste Campus no desenvolvimento local a partir da percepção dos sujeitos acima mencionados, fornecendo, assim, subsídios que levem a comunidade interna do Campus a repensar sua prática pedagógica buscando ações significativas capazes de contribuir com tal desenvolvimento. Essa busca deve estar presente nas discussões e nas ações de uma instituição formadora de profissionais que vão atuar nessa realidade ou em realidades muito similares. Dessa forma, buscamos um processo metodológico pautado pela abordagem qualitativa, pois entendemos sua adequação ao tipo de estudo realizado, voltado para um trabalho de campo, uma análise dos sujeitos e do universo que os rodeia. Como instrumentos para a coleta de dados, optamos por questionários, levantando algumas questões a respeito do conhecimento dos discentes sobre a influência do ensino técnico, assim como sugestões para que a problemática aqui levantada possa ser sanada. Inicialmente realizamos um estudo documental sobre o IF Baiano bem como o ensino profissional, no Brasil e sua relação com o desenvolvimento. Na sequência foram aplicados questionários, buscando coletar informações que mostrassem a contribuição da Instituição à comunidade local. De posse dos dados tabulados e da análise das respostas dos discentes, constatou-se uma participação inexpressiva no desenvolvimento regional, contradizendo as missões e objetivos formalmente propostos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Campus. Conclui-se que há uma necessidade de repensar a prática pedagógica (ensino, pesquisa e extensão), na perspectiva de se escrever uma historia diferenciada da situação descrita nessa pesquisa, ou seja, uma instituição atuante no processo de desenvolvimento econômico e social da comunidade em que se encontra inserida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, DESENVOLVIMENTO LOCAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_17_22_55_idinscrito_32802_5262afb0470a3db9dc1dae1b1dcba692.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA  GOMES LOPES ANGELIM JAMBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA ANGELIM"
    "autor_email" => "vanessa.angelim@bonfim.if"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6890
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1337
    "inscrito_id" => 32802
    "titulo" => "ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO IFBAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM"
    "resumo" => "O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Senhor do Bonfim, atua, abrangendo a microrregião circunvizinha ao município de Senhor do Bonfim, tendo ao seu redor um vasto e fértil campo de trabalho. Analisar o Campus Senhor do Bonfim surgiu, então, da necessidade de levantar discussões acerca da contribuição do Campus e do papel por este desenvolvido na comunidade externa, principalmente, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento regional. Esta pesquisa foi realizada com discentes do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim no ano letivo de 2014. Buscou-se com esse trabalho, analisar a participação deste Campus no desenvolvimento local a partir da percepção dos sujeitos acima mencionados, fornecendo, assim, subsídios que levem a comunidade interna do Campus a repensar sua prática pedagógica buscando ações significativas capazes de contribuir com tal desenvolvimento. Essa busca deve estar presente nas discussões e nas ações de uma instituição formadora de profissionais que vão atuar nessa realidade ou em realidades muito similares. Dessa forma, buscamos um processo metodológico pautado pela abordagem qualitativa, pois entendemos sua adequação ao tipo de estudo realizado, voltado para um trabalho de campo, uma análise dos sujeitos e do universo que os rodeia. Como instrumentos para a coleta de dados, optamos por questionários, levantando algumas questões a respeito do conhecimento dos discentes sobre a influência do ensino técnico, assim como sugestões para que a problemática aqui levantada possa ser sanada. Inicialmente realizamos um estudo documental sobre o IF Baiano bem como o ensino profissional, no Brasil e sua relação com o desenvolvimento. Na sequência foram aplicados questionários, buscando coletar informações que mostrassem a contribuição da Instituição à comunidade local. De posse dos dados tabulados e da análise das respostas dos discentes, constatou-se uma participação inexpressiva no desenvolvimento regional, contradizendo as missões e objetivos formalmente propostos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Campus. Conclui-se que há uma necessidade de repensar a prática pedagógica (ensino, pesquisa e extensão), na perspectiva de se escrever uma historia diferenciada da situação descrita nessa pesquisa, ou seja, uma instituição atuante no processo de desenvolvimento econômico e social da comunidade em que se encontra inserida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, DESENVOLVIMENTO LOCAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_17_22_55_idinscrito_32802_5262afb0470a3db9dc1dae1b1dcba692.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA  GOMES LOPES ANGELIM JAMBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA ANGELIM"
    "autor_email" => "vanessa.angelim@bonfim.if"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Senhor do Bonfim, atua, abrangendo a microrregião circunvizinha ao município de Senhor do Bonfim, tendo ao seu redor um vasto e fértil campo de trabalho. Analisar o Campus Senhor do Bonfim surgiu, então, da necessidade de levantar discussões acerca da contribuição do Campus e do papel por este desenvolvido na comunidade externa, principalmente, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento regional. Esta pesquisa foi realizada com discentes do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim no ano letivo de 2014. Buscou-se com esse trabalho, analisar a participação deste Campus no desenvolvimento local a partir da percepção dos sujeitos acima mencionados, fornecendo, assim, subsídios que levem a comunidade interna do Campus a repensar sua prática pedagógica buscando ações significativas capazes de contribuir com tal desenvolvimento. Essa busca deve estar presente nas discussões e nas ações de uma instituição formadora de profissionais que vão atuar nessa realidade ou em realidades muito similares. Dessa forma, buscamos um processo metodológico pautado pela abordagem qualitativa, pois entendemos sua adequação ao tipo de estudo realizado, voltado para um trabalho de campo, uma análise dos sujeitos e do universo que os rodeia. Como instrumentos para a coleta de dados, optamos por questionários, levantando algumas questões a respeito do conhecimento dos discentes sobre a influência do ensino técnico, assim como sugestões para que a problemática aqui levantada possa ser sanada. Inicialmente realizamos um estudo documental sobre o IF Baiano bem como o ensino profissional, no Brasil e sua relação com o desenvolvimento. Na sequência foram aplicados questionários, buscando coletar informações que mostrassem a contribuição da Instituição à comunidade local. De posse dos dados tabulados e da análise das respostas dos discentes, constatou-se uma participação inexpressiva no desenvolvimento regional, contradizendo as missões e objetivos formalmente propostos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Campus. Conclui-se que há uma necessidade de repensar a prática pedagógica (ensino, pesquisa e extensão), na perspectiva de se escrever uma historia diferenciada da situação descrita nessa pesquisa, ou seja, uma instituição atuante no processo de desenvolvimento econômico e social da comunidade em que se encontra inserida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.