O PROCESSO DE DESTERRITOTIALIZAÇÃO DA FEIRA DE ACARI EM QUEIMADAS- PB: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7662 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 2356 "titulo" => "O PROCESSO DE DESTERRITOTIALIZAÇÃO DA FEIRA DE ACARI EM QUEIMADAS- PB: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho aborda o processo de desterritorialização dos feirantes em Queimadas na Paraíba como proposta para se pensar o espaço vivido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este resultou de reflexões da disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia do Curso de Pedagogia, semestre 2013.2 da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I para a construção de proposições que articulassem teoria-prática na sala de aula. Assim, partiu-se da compreensão de conceitos geográficos para se (re) pensar as práticas espaciais, (re) visar conceitos e construir passos para uma metodologia da aprendizagem significante. A revisão destas ideias permitiu formular e/ou estabelecer características sobre o objeto estudado conceituando-as em novas abordagens. Nesta pesquisa o conceito de desterritorialização se encontrou ligado a outros conceitos como Territorialidade, Reterritorialização, Espaço e Lugar. Ligações estas necessárias que não podem ser abordadas separadamente, pois tais conceitos se interligam, sobretudo, quanto a compreensão da dinâmica socioambiental do espaço, sendo inviável pensa-lo sem que relações se estabeleçam entre estes. O trabalho foi articulado na disciplina e culminou com a criação de uma proposta didática para alunos do 5º ano na cidade referida. A pesquisa sobre os conceitos geográficos constituem uma representação do real cuja finalidade é serve como ferramenta para análise espacial em constante construção e reconstrução. Este trabalho no âmbito da escola contribui para a formação de sujeitos mais conscientes e críticos perante a sociedade e o território, consequentemente, desvela a iniciativa educativa da religação de saberem conceituais adquirindo um novo sentido e significado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "DESTERRITORIALIZAÇÃO, GEOGRAFIA, TERRITÓRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_07_2014_20_07_21_idinscrito_2356_38d77cebb8e5f68e1262b1b939442ffa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ PERES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ PERES" "autor_email" => "mjnascimento09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7662 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 2356 "titulo" => "O PROCESSO DE DESTERRITOTIALIZAÇÃO DA FEIRA DE ACARI EM QUEIMADAS- PB: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho aborda o processo de desterritorialização dos feirantes em Queimadas na Paraíba como proposta para se pensar o espaço vivido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este resultou de reflexões da disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia do Curso de Pedagogia, semestre 2013.2 da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I para a construção de proposições que articulassem teoria-prática na sala de aula. Assim, partiu-se da compreensão de conceitos geográficos para se (re) pensar as práticas espaciais, (re) visar conceitos e construir passos para uma metodologia da aprendizagem significante. A revisão destas ideias permitiu formular e/ou estabelecer características sobre o objeto estudado conceituando-as em novas abordagens. Nesta pesquisa o conceito de desterritorialização se encontrou ligado a outros conceitos como Territorialidade, Reterritorialização, Espaço e Lugar. Ligações estas necessárias que não podem ser abordadas separadamente, pois tais conceitos se interligam, sobretudo, quanto a compreensão da dinâmica socioambiental do espaço, sendo inviável pensa-lo sem que relações se estabeleçam entre estes. O trabalho foi articulado na disciplina e culminou com a criação de uma proposta didática para alunos do 5º ano na cidade referida. A pesquisa sobre os conceitos geográficos constituem uma representação do real cuja finalidade é serve como ferramenta para análise espacial em constante construção e reconstrução. Este trabalho no âmbito da escola contribui para a formação de sujeitos mais conscientes e críticos perante a sociedade e o território, consequentemente, desvela a iniciativa educativa da religação de saberem conceituais adquirindo um novo sentido e significado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "DESTERRITORIALIZAÇÃO, GEOGRAFIA, TERRITÓRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_07_2014_20_07_21_idinscrito_2356_38d77cebb8e5f68e1262b1b939442ffa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ PERES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ PERES" "autor_email" => "mjnascimento09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }