TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO DE GRÁFICOS COM O USO DO EXCEL A PARTIR DA COLETA DE LIXO NUMA ESCOL
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O objetivo principal deste trabalho é desenvolver competências e habilidades previstas pelos parâmetros curriculares nacionais para o ensino de Matemática. Desenvolvemos as atividades com um grupo de alunos das da 1ª e 2ª séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. Os alunos realizaram uma coleta de dados sobre a quantidade e o tipo de lixo produzido na escola durante uma semana e com o uso de uma planilha eletrônica e criaram tabelas e gráficos para diferentes turnos de funcionamento da escola. O lixo foi classificado em orgânico e inorgânico. Os Parâmetros Curriculares Nacionais já apontam para a importância do ensino da Matemática integrada as novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente, com o uso dos computadores como instrumento para levar o aluno a testar suas hipóteses e construir seu conhecimento por meio da interação com a máquina. 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