Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA – BARAÚNA/PB.

Palavra-chaves: METODOLOGIA, NOVAS FERRAMENTAS, JOGOS MATEMÁTICOS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7698
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 4297
    "titulo" => "O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA – BARAÚNA/PB."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi difundir reflexões de como a utilização dos jogos matemáticos enquanto recursos didáticos podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de 5ª a 9ª série do ensino fundamental na disciplina de Matemática. A pesquisa foi realizada no mês de Fevereiro e Março de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Rodrigues de Lima, localizada no Município de Baraúna - PB. Foram aplicados questionários aos alunos, e entrevista com o diretor e com os professores colaboradores da pesquisa, que adaptaram os materiais a seus planejamentos aplicando junto à seus alunos o uso de novas ferramentas didáticas, ou seja, os jogos matemáticos. Todas as atividades foram acompanhadas visando analisar a construção dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos ao trabalharem com os referidos recursos. Com o tratamento dos questionários e entrevistas, concluímos ao fim da pesquisa que os jogos matemáticos, enquanto recurso didático, auxiliam o trabalho do professor, que podem tornar o planejamento mais dinâmico e as aulas mais atrativas. Foi possível constatar a grande aceitação que os jogos têm junto aos alunos de 5ª a 9ª ano do ensino fundamental e também a credibilidade de tais materiais perante os docentes, que acreditam que os mesmos podem contribuir para a melhoria da aprendizagem de seus alunos. Entre os discentes, constatamos prevalência na opinião de que os professores deveriam utilizar mais jogos matemáticos durante as aulas, pois estes facilitam o aprendizado, permitem uma interação maior entre os colegas, favorecem no desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas matemáticos, além de promover cooperação e trabalho em equipe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA, NOVAS FERRAMENTAS, JOGOS MATEMÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_23_51_29_idinscrito_4297_b4be37a47b4e4fb35e76695b6954131d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDCELY NYTYESKA DE MACEDO OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NITYESCA"
    "autor_email" => "ufcg.juudy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG- CES CAMPUS CUITÉ PB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7698
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 4297
    "titulo" => "O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA – BARAÚNA/PB."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi difundir reflexões de como a utilização dos jogos matemáticos enquanto recursos didáticos podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de 5ª a 9ª série do ensino fundamental na disciplina de Matemática. A pesquisa foi realizada no mês de Fevereiro e Março de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Rodrigues de Lima, localizada no Município de Baraúna - PB. Foram aplicados questionários aos alunos, e entrevista com o diretor e com os professores colaboradores da pesquisa, que adaptaram os materiais a seus planejamentos aplicando junto à seus alunos o uso de novas ferramentas didáticas, ou seja, os jogos matemáticos. Todas as atividades foram acompanhadas visando analisar a construção dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos ao trabalharem com os referidos recursos. Com o tratamento dos questionários e entrevistas, concluímos ao fim da pesquisa que os jogos matemáticos, enquanto recurso didático, auxiliam o trabalho do professor, que podem tornar o planejamento mais dinâmico e as aulas mais atrativas. Foi possível constatar a grande aceitação que os jogos têm junto aos alunos de 5ª a 9ª ano do ensino fundamental e também a credibilidade de tais materiais perante os docentes, que acreditam que os mesmos podem contribuir para a melhoria da aprendizagem de seus alunos. Entre os discentes, constatamos prevalência na opinião de que os professores deveriam utilizar mais jogos matemáticos durante as aulas, pois estes facilitam o aprendizado, permitem uma interação maior entre os colegas, favorecem no desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas matemáticos, além de promover cooperação e trabalho em equipe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA, NOVAS FERRAMENTAS, JOGOS MATEMÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_23_51_29_idinscrito_4297_b4be37a47b4e4fb35e76695b6954131d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDCELY NYTYESKA DE MACEDO OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NITYESCA"
    "autor_email" => "ufcg.juudy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG- CES CAMPUS CUITÉ PB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O objetivo deste trabalho foi difundir reflexões de como a utilização dos jogos matemáticos enquanto recursos didáticos podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de 5ª a 9ª série do ensino fundamental na disciplina de Matemática. A pesquisa foi realizada no mês de Fevereiro e Março de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Rodrigues de Lima, localizada no Município de Baraúna - PB. Foram aplicados questionários aos alunos, e entrevista com o diretor e com os professores colaboradores da pesquisa, que adaptaram os materiais a seus planejamentos aplicando junto à seus alunos o uso de novas ferramentas didáticas, ou seja, os jogos matemáticos. Todas as atividades foram acompanhadas visando analisar a construção dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos ao trabalharem com os referidos recursos. Com o tratamento dos questionários e entrevistas, concluímos ao fim da pesquisa que os jogos matemáticos, enquanto recurso didático, auxiliam o trabalho do professor, que podem tornar o planejamento mais dinâmico e as aulas mais atrativas. Foi possível constatar a grande aceitação que os jogos têm junto aos alunos de 5ª a 9ª ano do ensino fundamental e também a credibilidade de tais materiais perante os docentes, que acreditam que os mesmos podem contribuir para a melhoria da aprendizagem de seus alunos. Entre os discentes, constatamos prevalência na opinião de que os professores deveriam utilizar mais jogos matemáticos durante as aulas, pois estes facilitam o aprendizado, permitem uma interação maior entre os colegas, favorecem no desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas matemáticos, além de promover cooperação e trabalho em equipe.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.