Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 168
HUMANIZAR-TE: CONSTRUINDO SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS NA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Palavra-chaves: HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA, ARTE, PROCESSOS EDUCATIVOS Comunicação Oral (CO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo geral desenvolver concepções teóricas e práticas de estudantes sobre o conceito de arte e humanização como um processo educativo. E como objetivos específicos: implantar um grupo de estudo e pesquisa sobre humanização e processos artísticos e educativos; desenvolver atividades lúdicas envolvendo a arte e a política de humanizar e aplicar as atividades desenvolvidas em ambientes institucionais promovendo trocas solidárias e produção de saúde, subjetividade e educação. O aporte metodológico adotado é vivencial e inventivo, prima-se por ações lúdicas e criativas no ambiente hospitalar junto às crianças, pais ou acompanhantes e profissionais, utilizando também rodas de conversa no ambiente acadêmico com a finalidade de trocar experiências, formar grupo de estudo e de planejamento de ações futuras. Como resultado aponta-se a participação de 16 estudantes entre os cursos de fisioterapia e enfermagem, formando três grupos de trabalho. Foram realizadas até o momento duas oficinas de maquiagem, três encontros de cada grupo, totalizando nove participações na pediatria do hospital regional de Serra Talhada (HOSPAN), bem como três encontros de rodas de conversa. Conclui-se que o projeto de extensão tem atingido seus objetivos e proporcionado uma comunicação entre as ações humanizadoras, a construção de arte e os processo educativos, pois os processos de fantasiar, contar histórias, criar personagens, pintar, brincar, desenhar têm transformado a vida de estudantes, crianças, pais e acompanhantes, bem como de profissionais que observam e participam de maneira direta ou indireta deste momento criativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.