CRENÇAS E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE O USO DE MÍDIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE BARÃO DE GRAJAÚ-MA E O DISCURSO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7038 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1342 "inscrito_id" => 32873 "titulo" => "CRENÇAS E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE O USO DE MÍDIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE BARÃO DE GRAJAÚ-MA E O DISCURSO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS" "resumo" => "O mundo globalizado requer cada vez mais sujeitos formados e informados que saibam enfrentar os problemas de seu tempo. Entende-se que, como educadores, precisamos desenvolver competências e habilidades que promovam aprendizagens mediadas também pelas mídias e recursos tecnológicos. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre as crenças e percepções dos professores acerca do uso de mídias e recursos tecnológicos no ensino de Biologia, à luz do discurso investido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, cujos mesmos referenciais foram adotados como aporte teórico bibliográfico a então pesquisa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, que, segundo Minayo (1994) é aquela que se desenvolve em ambiente natural, os dados são coletados a partir de descrições de pessoas, situações, acontecimentos, incluindo-se transcrições de entrevistas, depoimentos e outros. A pesquisa foi realizada em escolas públicas estaduais de Barão de Grajaú-MA: Centro Integrado de Ensino Ney Braga e Centro de Ensino Médio Aristides Lobão. Para coleta dos dados utilizamos uma entrevista semi-estruturada com cinco professores de forma a interrogá-los sobre a temática em discussão, além das atividades in loco com a observação das aulas desses professores. Adotou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1985), onde se fez uma organização das idéias incluídas para, posteriormente, analisar os elementos e as regras que a determinam. Os resultados revelaram que os professores entendem a inevitabilidade do uso das tecnologias, bem como os aspectos que contribuem para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem dos conteúdos de ensino. Dentre os recursos didáticos e mídias tecnológicas, os mais utilizados pelos professores são: a TV, e o Livro didático, esse é utilizado por todos os investigados. O uso de Data show e notebooks ainda são escassos e de softwares educativos é inexistente nas escolas investigadas. Portanto conclui-se que ainda há o despreparo e falta de iniciativa na operacionalização. Entretanto, vimos que, mesmo de forma sutil, existe uma preocupação em adequar-se a realidade de hoje, e vivenciar o que está proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, MIDIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS, CRENÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_17_46_03_idinscrito_32873_97f51c1bfa808634b1bbf587b3bc07ca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIANA CECI SOUSA" "autor_nome_curto" => "CECI" "autor_email" => "sceci-sousa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7038 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1342 "inscrito_id" => 32873 "titulo" => "CRENÇAS E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE O USO DE MÍDIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE BARÃO DE GRAJAÚ-MA E O DISCURSO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS" "resumo" => "O mundo globalizado requer cada vez mais sujeitos formados e informados que saibam enfrentar os problemas de seu tempo. Entende-se que, como educadores, precisamos desenvolver competências e habilidades que promovam aprendizagens mediadas também pelas mídias e recursos tecnológicos. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre as crenças e percepções dos professores acerca do uso de mídias e recursos tecnológicos no ensino de Biologia, à luz do discurso investido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, cujos mesmos referenciais foram adotados como aporte teórico bibliográfico a então pesquisa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, que, segundo Minayo (1994) é aquela que se desenvolve em ambiente natural, os dados são coletados a partir de descrições de pessoas, situações, acontecimentos, incluindo-se transcrições de entrevistas, depoimentos e outros. A pesquisa foi realizada em escolas públicas estaduais de Barão de Grajaú-MA: Centro Integrado de Ensino Ney Braga e Centro de Ensino Médio Aristides Lobão. Para coleta dos dados utilizamos uma entrevista semi-estruturada com cinco professores de forma a interrogá-los sobre a temática em discussão, além das atividades in loco com a observação das aulas desses professores. Adotou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1985), onde se fez uma organização das idéias incluídas para, posteriormente, analisar os elementos e as regras que a determinam. Os resultados revelaram que os professores entendem a inevitabilidade do uso das tecnologias, bem como os aspectos que contribuem para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem dos conteúdos de ensino. Dentre os recursos didáticos e mídias tecnológicas, os mais utilizados pelos professores são: a TV, e o Livro didático, esse é utilizado por todos os investigados. O uso de Data show e notebooks ainda são escassos e de softwares educativos é inexistente nas escolas investigadas. Portanto conclui-se que ainda há o despreparo e falta de iniciativa na operacionalização. Entretanto, vimos que, mesmo de forma sutil, existe uma preocupação em adequar-se a realidade de hoje, e vivenciar o que está proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, MIDIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS, CRENÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_17_46_03_idinscrito_32873_97f51c1bfa808634b1bbf587b3bc07ca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIANA CECI SOUSA" "autor_nome_curto" => "CECI" "autor_email" => "sceci-sousa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }