Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO SUPERIOR, GÊNEROS TEXTUAIS Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7942
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1609
    "inscrito_id" => 414
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Para Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 97), “sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”. O conceito parece esclarecedor, porém na prática a feitura de uma sequência didática exige o aperfeiçoamento de muitas habilidades do professor em formação, inclusive uma percepção crítica a respeito do conceito, características e função social de um determinado gênero textual, além da boa vontade em reservar algumas horas de sua aula a fim de, muitas vezes, extrapolar um pouco o conteúdo pré-definido. Neste sentido, no presente trabalho, pretendemos apresentar os resultados de uma experiência de produção de sequências didáticas com alunos do Curso de Pedagogia da UVA, de Campina Grande, percorrendo as dificuldades e acertos do ensino e produção do gênero que se dá em torno de outros gêneros e refletindo sobre a prática enquanto docentes e discentes. Todo o percurso terá ainda como base teórica autores como Lino (2013), Mendonça (2006) e Rojo (2001)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO SUPERIOR, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_38_32_idinscrito_414_c23e65eaffec8cc1a2d0ce8923fca362.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MASSILLANIA GOMES MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MASSILLANIA"
    "autor_email" => "massillania@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7942
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1609
    "inscrito_id" => 414
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Para Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 97), “sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”. O conceito parece esclarecedor, porém na prática a feitura de uma sequência didática exige o aperfeiçoamento de muitas habilidades do professor em formação, inclusive uma percepção crítica a respeito do conceito, características e função social de um determinado gênero textual, além da boa vontade em reservar algumas horas de sua aula a fim de, muitas vezes, extrapolar um pouco o conteúdo pré-definido. Neste sentido, no presente trabalho, pretendemos apresentar os resultados de uma experiência de produção de sequências didáticas com alunos do Curso de Pedagogia da UVA, de Campina Grande, percorrendo as dificuldades e acertos do ensino e produção do gênero que se dá em torno de outros gêneros e refletindo sobre a prática enquanto docentes e discentes. Todo o percurso terá ainda como base teórica autores como Lino (2013), Mendonça (2006) e Rojo (2001)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO SUPERIOR, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_38_32_idinscrito_414_c23e65eaffec8cc1a2d0ce8923fca362.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MASSILLANIA GOMES MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MASSILLANIA"
    "autor_email" => "massillania@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Para Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 97), “sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”. O conceito parece esclarecedor, porém na prática a feitura de uma sequência didática exige o aperfeiçoamento de muitas habilidades do professor em formação, inclusive uma percepção crítica a respeito do conceito, características e função social de um determinado gênero textual, além da boa vontade em reservar algumas horas de sua aula a fim de, muitas vezes, extrapolar um pouco o conteúdo pré-definido. Neste sentido, no presente trabalho, pretendemos apresentar os resultados de uma experiência de produção de sequências didáticas com alunos do Curso de Pedagogia da UVA, de Campina Grande, percorrendo as dificuldades e acertos do ensino e produção do gênero que se dá em torno de outros gêneros e refletindo sobre a prática enquanto docentes e discentes. Todo o percurso terá ainda como base teórica autores como Lino (2013), Mendonça (2006) e Rojo (2001).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.