UMA INVESTIGAÇÃO DO USO DAS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8017 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1617 "inscrito_id" => 33634 "titulo" => "UMA INVESTIGAÇÃO DO USO DAS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "resumo" => "As reflexões sobre as potencialidades da popularização da ciência foram resultados de diversas investigações em várias áreas do conhecimento. Para a popularização da ciência, em especial, a física moderna temos que nos prescindir de quase todo o seu formalismo natural para apoiarmo-nos em uma linguagem particular, que nos permitam dialogar com o senso comum. Com os avanços protagonizados pela ciência a partir do início do século XX, sobretudo, as grandes revoluções inauguradas no universo da física, com o nascimento da teoria quântica e das teorias da relatividade especial e geral, vem se constituindo em um novo e diferente desafio para a comunicação popular da ciência. Uma possibilidade para superar este desafio pode ser desenvolvida a partir das simulações computacionais. Neste trabalho realizamos uma investigação sobre a utilização das simulações computacionais como uma forma de divulgação científica e popularização da física moderna utilizando contextos e linguagens apropriadas. Os temas abordados foram laser, sol e diagnóstico por imagens – raios X, cuja escolha esteve condicionada ao fato de serem temas presentes no nosso cotidiano. Para a realização do presente trabalho utilizamos os pressupostos da pesquisa bibliográfica e documental. Aplicamos a proposta aos sujeitos da pesquisa em suas residências e em uma feira livre. O critério de escolha dos sujeitos pautou-se em serem não concluintes do ensino fundamental e/ou médio. Os resultados do estudo apontam para o entendimento de que as simulações computacionais podem promover alternativas de encaminhar trabalhos dessa natureza e que, de acordo com nossas análises, pode favorecer outra forma de linguagem para o reencontro do senso comum, especialmente quando o foco é a divulgação científica e/ou comunicação pública da ciência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL, FÍSICA MODERNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_05_21_idinscrito_491_06c210a5f6ed3ecd85466eb257b5ca07.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LEONARDO PAULINO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ LEONARDO" "autor_email" => "leonardopaulino_pl@hotmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8017 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1617 "inscrito_id" => 33634 "titulo" => "UMA INVESTIGAÇÃO DO USO DAS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "resumo" => "As reflexões sobre as potencialidades da popularização da ciência foram resultados de diversas investigações em várias áreas do conhecimento. Para a popularização da ciência, em especial, a física moderna temos que nos prescindir de quase todo o seu formalismo natural para apoiarmo-nos em uma linguagem particular, que nos permitam dialogar com o senso comum. Com os avanços protagonizados pela ciência a partir do início do século XX, sobretudo, as grandes revoluções inauguradas no universo da física, com o nascimento da teoria quântica e das teorias da relatividade especial e geral, vem se constituindo em um novo e diferente desafio para a comunicação popular da ciência. Uma possibilidade para superar este desafio pode ser desenvolvida a partir das simulações computacionais. Neste trabalho realizamos uma investigação sobre a utilização das simulações computacionais como uma forma de divulgação científica e popularização da física moderna utilizando contextos e linguagens apropriadas. Os temas abordados foram laser, sol e diagnóstico por imagens – raios X, cuja escolha esteve condicionada ao fato de serem temas presentes no nosso cotidiano. Para a realização do presente trabalho utilizamos os pressupostos da pesquisa bibliográfica e documental. Aplicamos a proposta aos sujeitos da pesquisa em suas residências e em uma feira livre. O critério de escolha dos sujeitos pautou-se em serem não concluintes do ensino fundamental e/ou médio. Os resultados do estudo apontam para o entendimento de que as simulações computacionais podem promover alternativas de encaminhar trabalhos dessa natureza e que, de acordo com nossas análises, pode favorecer outra forma de linguagem para o reencontro do senso comum, especialmente quando o foco é a divulgação científica e/ou comunicação pública da ciência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL, FÍSICA MODERNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_05_21_idinscrito_491_06c210a5f6ed3ecd85466eb257b5ca07.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LEONARDO PAULINO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ LEONARDO" "autor_email" => "leonardopaulino_pl@hotmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }