Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVOLUÇÃO COMO EIXO CENTRAL DO ENSINO DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB: UM OLHAR DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, CONCEPÇÕES, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6717
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1835
    "inscrito_id" => 279
    "titulo" => "A EVOLUÇÃO COMO EIXO CENTRAL DO ENSINO DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB: UM OLHAR DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A origem da vida é uma das questões fundamentais da humanidade, que desde os primórdios da ciência provocou debates que perpassam várias áreas do conhecimento. Dentre as hipóteses que buscam uma explicação plausível, a Teoria da Evolução é a mais aceita, devido à sua comprobabilidade científica. Entretanto, há um enfrentamento histórico entre essa hipótese e o fixismo, que atribui a criação da vida à um ser supremo.  No ensino de biologia, a Teoria da Evolução ocupa uma posição de centralidade, devendo ser articulada aos outros conceitos da área, conforme recomendado pelas diretrizes curriculares propostas pelo MEC. O presente trabalho foi realizado no município de Cuité-PB, com o objetivo de analisar as concepções e práticas de professores  do ensino médio sobre a origem da vida, a fim de traçar um panorama sobre a situação do ensino de evolução no município. Esse estudo tem caráter qualitativo, e foi realizado a partir da aplicação de questionários semi-estruturados, nos quais os indivíduos responderam questões  sobre  práticas didáticas e concepções sobre a origem biológica. Os resultados demonstram que há uma tendência de adesão  ao criacionismo, como também falhas na compreensão de conceitos básicos de biologia na maioria dos entrevistados. Foi detectado também que os professores não dão importância central ao ensino da evolução, abordando-a como um conteúdo a mais do currículo escolar. A relevância desta pesquisa está justificada no fato de que a evolução biológica é um conteúdo de importância fundamental na efetiva alfabetização científica do indivíduo, tornando pertinente os trabalhos que visem compreender os aspectos de ensino-aprendizagem envolvidos nessa temática, para que possam servir de subsídios a futuros trabalhos relativos à área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CONCEPÇÕES, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_01_10_idinscrito_279_5060e609e4ab9b1128f7abafa2d97de3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA PONTES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIANA"
    "autor_email" => "diana.ponts@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6717
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1835
    "inscrito_id" => 279
    "titulo" => "A EVOLUÇÃO COMO EIXO CENTRAL DO ENSINO DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB: UM OLHAR DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A origem da vida é uma das questões fundamentais da humanidade, que desde os primórdios da ciência provocou debates que perpassam várias áreas do conhecimento. Dentre as hipóteses que buscam uma explicação plausível, a Teoria da Evolução é a mais aceita, devido à sua comprobabilidade científica. Entretanto, há um enfrentamento histórico entre essa hipótese e o fixismo, que atribui a criação da vida à um ser supremo.  No ensino de biologia, a Teoria da Evolução ocupa uma posição de centralidade, devendo ser articulada aos outros conceitos da área, conforme recomendado pelas diretrizes curriculares propostas pelo MEC. O presente trabalho foi realizado no município de Cuité-PB, com o objetivo de analisar as concepções e práticas de professores  do ensino médio sobre a origem da vida, a fim de traçar um panorama sobre a situação do ensino de evolução no município. Esse estudo tem caráter qualitativo, e foi realizado a partir da aplicação de questionários semi-estruturados, nos quais os indivíduos responderam questões  sobre  práticas didáticas e concepções sobre a origem biológica. Os resultados demonstram que há uma tendência de adesão  ao criacionismo, como também falhas na compreensão de conceitos básicos de biologia na maioria dos entrevistados. Foi detectado também que os professores não dão importância central ao ensino da evolução, abordando-a como um conteúdo a mais do currículo escolar. A relevância desta pesquisa está justificada no fato de que a evolução biológica é um conteúdo de importância fundamental na efetiva alfabetização científica do indivíduo, tornando pertinente os trabalhos que visem compreender os aspectos de ensino-aprendizagem envolvidos nessa temática, para que possam servir de subsídios a futuros trabalhos relativos à área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CONCEPÇÕES, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_01_10_idinscrito_279_5060e609e4ab9b1128f7abafa2d97de3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA PONTES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIANA"
    "autor_email" => "diana.ponts@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A origem da vida é uma das questões fundamentais da humanidade, que desde os primórdios da ciência provocou debates que perpassam várias áreas do conhecimento. Dentre as hipóteses que buscam uma explicação plausível, a Teoria da Evolução é a mais aceita, devido à sua comprobabilidade científica. Entretanto, há um enfrentamento histórico entre essa hipótese e o fixismo, que atribui a criação da vida à um ser supremo. No ensino de biologia, a Teoria da Evolução ocupa uma posição de centralidade, devendo ser articulada aos outros conceitos da área, conforme recomendado pelas diretrizes curriculares propostas pelo MEC. O presente trabalho foi realizado no município de Cuité-PB, com o objetivo de analisar as concepções e práticas de professores do ensino médio sobre a origem da vida, a fim de traçar um panorama sobre a situação do ensino de evolução no município. Esse estudo tem caráter qualitativo, e foi realizado a partir da aplicação de questionários semi-estruturados, nos quais os indivíduos responderam questões sobre práticas didáticas e concepções sobre a origem biológica. Os resultados demonstram que há uma tendência de adesão ao criacionismo, como também falhas na compreensão de conceitos básicos de biologia na maioria dos entrevistados. Foi detectado também que os professores não dão importância central ao ensino da evolução, abordando-a como um conteúdo a mais do currículo escolar. A relevância desta pesquisa está justificada no fato de que a evolução biológica é um conteúdo de importância fundamental na efetiva alfabetização científica do indivíduo, tornando pertinente os trabalhos que visem compreender os aspectos de ensino-aprendizagem envolvidos nessa temática, para que possam servir de subsídios a futuros trabalhos relativos à área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.