SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: A PRÁTICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7937 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1587 "inscrito_id" => 32734 "titulo" => "SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: A PRÁTICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar a prática de uma professora da Sala de Recurso Multifuncional –SRM numa escola municipal de Natal/RN no formato relato de experiência. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica em documentos oficias e também tomamos como embasamento autores como Mantoan, FERREIRA, DAMÁSIO, entre outros. A SRM é um espaço dotado de materiais para os professores trabalharem com os alunos que tem deficiência. A professora da SRM faz um estudo sobre cada aluno, o estudo de caso, e em seguida elabora o Plano de Atendimento Educacional Especializado. Atualmente há oito alunos com laudo médico e sete sem laudo na Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra além de um aluno que possui laudo de uma escola da rede estadual e que frequenta a SRM. Dentre as deficiências dos alunos temos síndrome de Klinefelter, retardo mental leve paralisia cerebral e suspeitas de autismo. A professora da SRM elabora as atividades a partir das dificuldades dos alunos, seja de interação, atenção, comunicação, de interpretação, noções do tempo, dentre outras. Podemos destacar algumas atividades, a saber: linha do tempo, quebra-cabeça, jogo da memória, plantação de mudas, construção de da prancha de comunicação, etc. O AEE colabora com o desenvolvimento dos alunos, possibilitando autonomia e independência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_09_29_31_idinscrito_32734_d6694b80cd20a537b88ec1f68253688d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SANDRA JORGE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIA SANDRA" "autor_email" => "mariasandra_ufrn@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7937 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1587 "inscrito_id" => 32734 "titulo" => "SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: A PRÁTICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar a prática de uma professora da Sala de Recurso Multifuncional –SRM numa escola municipal de Natal/RN no formato relato de experiência. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica em documentos oficias e também tomamos como embasamento autores como Mantoan, FERREIRA, DAMÁSIO, entre outros. A SRM é um espaço dotado de materiais para os professores trabalharem com os alunos que tem deficiência. A professora da SRM faz um estudo sobre cada aluno, o estudo de caso, e em seguida elabora o Plano de Atendimento Educacional Especializado. Atualmente há oito alunos com laudo médico e sete sem laudo na Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra além de um aluno que possui laudo de uma escola da rede estadual e que frequenta a SRM. Dentre as deficiências dos alunos temos síndrome de Klinefelter, retardo mental leve paralisia cerebral e suspeitas de autismo. A professora da SRM elabora as atividades a partir das dificuldades dos alunos, seja de interação, atenção, comunicação, de interpretação, noções do tempo, dentre outras. Podemos destacar algumas atividades, a saber: linha do tempo, quebra-cabeça, jogo da memória, plantação de mudas, construção de da prancha de comunicação, etc. O AEE colabora com o desenvolvimento dos alunos, possibilitando autonomia e independência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_09_29_31_idinscrito_32734_d6694b80cd20a537b88ec1f68253688d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SANDRA JORGE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIA SANDRA" "autor_email" => "mariasandra_ufrn@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }