Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: A PRÁTICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Palavra-chaves: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, AUTONOMIA Pôster (PO) EDUCAÇÃO ESPECIAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a prática de uma professora da Sala de Recurso Multifuncional –SRM numa escola municipal de Natal/RN no formato relato de experiência. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica em documentos oficias e também tomamos como embasamento autores como Mantoan, FERREIRA, DAMÁSIO, entre outros. A SRM é um espaço dotado de materiais para os professores trabalharem com os alunos que tem deficiência. A professora da SRM faz um estudo sobre cada aluno, o estudo de caso, e em seguida elabora o Plano de Atendimento Educacional Especializado. Atualmente há oito alunos com laudo médico e sete sem laudo na Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra além de um aluno que possui laudo de uma escola da rede estadual e que frequenta a SRM. Dentre as deficiências dos alunos temos síndrome de Klinefelter, retardo mental leve paralisia cerebral e suspeitas de autismo. A professora da SRM elabora as atividades a partir das dificuldades dos alunos, seja de interação, atenção, comunicação, de interpretação, noções do tempo, dentre outras. Podemos destacar algumas atividades, a saber: linha do tempo, quebra-cabeça, jogo da memória, plantação de mudas, construção de da prancha de comunicação, etc. O AEE colabora com o desenvolvimento dos alunos, possibilitando autonomia e independência.

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