Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA PARAÍBA: DILEMAS E REFLEXÕES ENTRE LEIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, PRÁTICAS EDUCATIAS, CULTURA Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7170
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1519
    "inscrito_id" => 33222
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA PARAÍBA: DILEMAS E REFLEXÕES ENTRE LEIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho intitulado: Educação Escolar Indígena na Paraíba: Dilemas e reflexões entre as leis e Práticas Educativas, objetiva analisar sobre as práticas escolares dos professores/as de uma escola da rede municipal da cidade de Baía da Traição – PB à luz das políticas públicas, isso nos permitirá ver de que forma as políticas públicas são trabalhadas pelos professores e se elas atendem as necessidades, especificidades e demandas dos povos indígenas potiguaras. Refletimos sobre leis que regem sobre o ensino e Educação escolar indígenas, como: a Lei 11645/2008 e a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica(2013). Para dar respaldo a nossa pesquisa como arcabouço teórico, dialogamos com autores de diversos campos, e conceitos que nos auxiliem a entender como se constituem os meandros da Educação Escolar indígena, como, por exemplo: o multiculturalismo(MOREIRA &CANDAU,2013);Diversidadecultural(SIKEDUM,2003);Interculturalidade(BERGAMASCHI apud PALADINO & CZARNY,2012), representação(CHARTIER,1992), dentre outros autores que discutem estas questões e dão respaldo e legitimidade a temática proposta.Como abordagem metodológica nosso artigo de pesquisa balizar-sé-a por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica a partir da observação e análise de uma realidade, aspectos que segundo Chizotti(2013) caracterizam a necessidade de utilização da pesquisa qualitativa. Assim esperamos que este estudo dado a sua relevância venha trazer novas reflexões que ressignifiquem o entendimento sobre os povos indígenas no Brasil, em particular na Paraíba, advogamos com este trabalho tecer novas possibilidades para se trabalhar estes povos, de forma a modificar as mentalidades sobre estes povos, a partir da adoção ao modelo culturalista com uma reflexão sobre a Educação e as diversidades podem dialogar de forma intercultural na busca de construir novos conhecimentos sobre os povos indígenas, nos quais as culturas dialogam e ambas constroem práticas educativas inseridas nas dinâmicas de uma Educação culturalista, critica e dialógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação Escolar Indígena. Práticas Educativas. Cultura"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, PRÁTICAS EDUCATIAS, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_22_17_07_idinscrito_33222_7d3b45e047aa918f6e366bcbe412a00e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBÉRIO DAVI BORGES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO"
    "autor_email" => "rdavib@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7170
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1519
    "inscrito_id" => 33222
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA PARAÍBA: DILEMAS E REFLEXÕES ENTRE LEIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho intitulado: Educação Escolar Indígena na Paraíba: Dilemas e reflexões entre as leis e Práticas Educativas, objetiva analisar sobre as práticas escolares dos professores/as de uma escola da rede municipal da cidade de Baía da Traição – PB à luz das políticas públicas, isso nos permitirá ver de que forma as políticas públicas são trabalhadas pelos professores e se elas atendem as necessidades, especificidades e demandas dos povos indígenas potiguaras. Refletimos sobre leis que regem sobre o ensino e Educação escolar indígenas, como: a Lei 11645/2008 e a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica(2013). Para dar respaldo a nossa pesquisa como arcabouço teórico, dialogamos com autores de diversos campos, e conceitos que nos auxiliem a entender como se constituem os meandros da Educação Escolar indígena, como, por exemplo: o multiculturalismo(MOREIRA &CANDAU,2013);Diversidadecultural(SIKEDUM,2003);Interculturalidade(BERGAMASCHI apud PALADINO & CZARNY,2012), representação(CHARTIER,1992), dentre outros autores que discutem estas questões e dão respaldo e legitimidade a temática proposta.Como abordagem metodológica nosso artigo de pesquisa balizar-sé-a por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica a partir da observação e análise de uma realidade, aspectos que segundo Chizotti(2013) caracterizam a necessidade de utilização da pesquisa qualitativa. Assim esperamos que este estudo dado a sua relevância venha trazer novas reflexões que ressignifiquem o entendimento sobre os povos indígenas no Brasil, em particular na Paraíba, advogamos com este trabalho tecer novas possibilidades para se trabalhar estes povos, de forma a modificar as mentalidades sobre estes povos, a partir da adoção ao modelo culturalista com uma reflexão sobre a Educação e as diversidades podem dialogar de forma intercultural na busca de construir novos conhecimentos sobre os povos indígenas, nos quais as culturas dialogam e ambas constroem práticas educativas inseridas nas dinâmicas de uma Educação culturalista, critica e dialógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação Escolar Indígena. Práticas Educativas. Cultura"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, PRÁTICAS EDUCATIAS, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_22_17_07_idinscrito_33222_7d3b45e047aa918f6e366bcbe412a00e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBÉRIO DAVI BORGES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO"
    "autor_email" => "rdavib@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho intitulado: Educação Escolar Indígena na Paraíba: Dilemas e reflexões entre as leis e Práticas Educativas, objetiva analisar sobre as práticas escolares dos professores/as de uma escola da rede municipal da cidade de Baía da Traição – PB à luz das políticas públicas, isso nos permitirá ver de que forma as políticas públicas são trabalhadas pelos professores e se elas atendem as necessidades, especificidades e demandas dos povos indígenas potiguaras. Refletimos sobre leis que regem sobre o ensino e Educação escolar indígenas, como: a Lei 11645/2008 e a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica(2013). Para dar respaldo a nossa pesquisa como arcabouço teórico, dialogamos com autores de diversos campos, e conceitos que nos auxiliem a entender como se constituem os meandros da Educação Escolar indígena, como, por exemplo: o multiculturalismo(MOREIRA &CANDAU,2013);Diversidadecultural(SIKEDUM,2003);Interculturalidade(BERGAMASCHI apud PALADINO & CZARNY,2012), representação(CHARTIER,1992), dentre outros autores que discutem estas questões e dão respaldo e legitimidade a temática proposta.Como abordagem metodológica nosso artigo de pesquisa balizar-sé-a por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica a partir da observação e análise de uma realidade, aspectos que segundo Chizotti(2013) caracterizam a necessidade de utilização da pesquisa qualitativa. Assim esperamos que este estudo dado a sua relevância venha trazer novas reflexões que ressignifiquem o entendimento sobre os povos indígenas no Brasil, em particular na Paraíba, advogamos com este trabalho tecer novas possibilidades para se trabalhar estes povos, de forma a modificar as mentalidades sobre estes povos, a partir da adoção ao modelo culturalista com uma reflexão sobre a Educação e as diversidades podem dialogar de forma intercultural na busca de construir novos conhecimentos sobre os povos indígenas, nos quais as culturas dialogam e ambas constroem práticas educativas inseridas nas dinâmicas de uma Educação culturalista, critica e dialógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação Escolar Indígena. Práticas Educativas. Cultura

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.