EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA PARAÍBA: DILEMAS E REFLEXÕES ENTRE LEIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7170 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1519 "inscrito_id" => 33222 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA PARAÍBA: DILEMAS E REFLEXÕES ENTRE LEIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "resumo" => "Este trabalho intitulado: Educação Escolar Indígena na Paraíba: Dilemas e reflexões entre as leis e Práticas Educativas, objetiva analisar sobre as práticas escolares dos professores/as de uma escola da rede municipal da cidade de Baía da Traição – PB à luz das políticas públicas, isso nos permitirá ver de que forma as políticas públicas são trabalhadas pelos professores e se elas atendem as necessidades, especificidades e demandas dos povos indígenas potiguaras. Refletimos sobre leis que regem sobre o ensino e Educação escolar indígenas, como: a Lei 11645/2008 e a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica(2013). Para dar respaldo a nossa pesquisa como arcabouço teórico, dialogamos com autores de diversos campos, e conceitos que nos auxiliem a entender como se constituem os meandros da Educação Escolar indígena, como, por exemplo: o multiculturalismo(MOREIRA &CANDAU,2013);Diversidadecultural(SIKEDUM,2003);Interculturalidade(BERGAMASCHI apud PALADINO & CZARNY,2012), representação(CHARTIER,1992), dentre outros autores que discutem estas questões e dão respaldo e legitimidade a temática proposta.Como abordagem metodológica nosso artigo de pesquisa balizar-sé-a por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica a partir da observação e análise de uma realidade, aspectos que segundo Chizotti(2013) caracterizam a necessidade de utilização da pesquisa qualitativa. Assim esperamos que este estudo dado a sua relevância venha trazer novas reflexões que ressignifiquem o entendimento sobre os povos indígenas no Brasil, em particular na Paraíba, advogamos com este trabalho tecer novas possibilidades para se trabalhar estes povos, de forma a modificar as mentalidades sobre estes povos, a partir da adoção ao modelo culturalista com uma reflexão sobre a Educação e as diversidades podem dialogar de forma intercultural na busca de construir novos conhecimentos sobre os povos indígenas, nos quais as culturas dialogam e ambas constroem práticas educativas inseridas nas dinâmicas de uma Educação culturalista, critica e dialógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação Escolar Indígena. Práticas Educativas. Cultura" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, PRÁTICAS EDUCATIAS, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_22_17_07_idinscrito_33222_7d3b45e047aa918f6e366bcbe412a00e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBÉRIO DAVI BORGES CUNHA" "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO" "autor_email" => "rdavib@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7170 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1519 "inscrito_id" => 33222 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA PARAÍBA: DILEMAS E REFLEXÕES ENTRE LEIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "resumo" => "Este trabalho intitulado: Educação Escolar Indígena na Paraíba: Dilemas e reflexões entre as leis e Práticas Educativas, objetiva analisar sobre as práticas escolares dos professores/as de uma escola da rede municipal da cidade de Baía da Traição – PB à luz das políticas públicas, isso nos permitirá ver de que forma as políticas públicas são trabalhadas pelos professores e se elas atendem as necessidades, especificidades e demandas dos povos indígenas potiguaras. Refletimos sobre leis que regem sobre o ensino e Educação escolar indígenas, como: a Lei 11645/2008 e a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica(2013). Para dar respaldo a nossa pesquisa como arcabouço teórico, dialogamos com autores de diversos campos, e conceitos que nos auxiliem a entender como se constituem os meandros da Educação Escolar indígena, como, por exemplo: o multiculturalismo(MOREIRA &CANDAU,2013);Diversidadecultural(SIKEDUM,2003);Interculturalidade(BERGAMASCHI apud PALADINO & CZARNY,2012), representação(CHARTIER,1992), dentre outros autores que discutem estas questões e dão respaldo e legitimidade a temática proposta.Como abordagem metodológica nosso artigo de pesquisa balizar-sé-a por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica a partir da observação e análise de uma realidade, aspectos que segundo Chizotti(2013) caracterizam a necessidade de utilização da pesquisa qualitativa. Assim esperamos que este estudo dado a sua relevância venha trazer novas reflexões que ressignifiquem o entendimento sobre os povos indígenas no Brasil, em particular na Paraíba, advogamos com este trabalho tecer novas possibilidades para se trabalhar estes povos, de forma a modificar as mentalidades sobre estes povos, a partir da adoção ao modelo culturalista com uma reflexão sobre a Educação e as diversidades podem dialogar de forma intercultural na busca de construir novos conhecimentos sobre os povos indígenas, nos quais as culturas dialogam e ambas constroem práticas educativas inseridas nas dinâmicas de uma Educação culturalista, critica e dialógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação Escolar Indígena. Práticas Educativas. Cultura" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, PRÁTICAS EDUCATIAS, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_22_17_07_idinscrito_33222_7d3b45e047aa918f6e366bcbe412a00e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBÉRIO DAVI BORGES CUNHA" "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO" "autor_email" => "rdavib@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }