RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM: PRIVILEGIANDO EDUCANDOS COM EXERCÍCIOS CUSTOMIZADOS
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Paulo Freire (1996), ícone da educação popular, defende que a educação é um instrumento para se ampliar a capacidade de percepção do meio em que se vive. Na visão clássica de Piaget deve-se adotar forma pedagógica caracterizada por trabalhar com a atividade do sujeito, desafiando-o a pensamento e comportamento progressivamente autônomos e inventivos. Vygotsky afirma que o conhecimento vai do social para o individual e que uma maneira estruturada como o que a pessoa já sabe. Ausubel elenca as duas condições necessárias para haver uma aprendizagem significativa, disposição para aprender, por parte de educando, e o conteúdo a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo. Muzio et al definem objeto de aprendizagem, qualquer recurso digital, como mapas e gráficos utilizados para propósitos instrucionais. Para Bettio e Martins (2000), dentre os elementos que compõem objetos são independentes, o uso de qualquer das diversas áreas, o objetivo é possível. 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