Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO MATERIAL DOURADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7914
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1736
    "inscrito_id" => 33119
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO MATERIAL DOURADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA."
    "resumo" => "Durante muito tempo o ensino de Matemática se caracterizou pelo predomínio de aulas tradicionais, onde o professor ao chegar à sala de aula colocava o assunto, explicava e pedia que os alunos respondessem uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. Com os estudos na área da Educação Matemática, atualmente, este não é mais o único modelo de ensino presente. Mesmo ainda existindo o ensino tradicional, outras tendências tem se estabelecido como alternativas viáveis no ensino de Matemática como a história da Matemática, a resolução de problemas, a etnomatemática, a utilização de materiais didáticos de manipulação, dentre outras. Desta forma, faz-se necessário mudanças, desde a formação dos professores, até a sua prática em sala de aula. Com isso, o objetivo deste relato de experiência é refletir sobre a utilização de materiais manipulativos e da história da matemática como recursos didáticos para o ensino de Matemática na escola Fundamental, a partir da experiência vivida na disciplina de Estágio Supervisionado II."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_46_48_idinscrito_33119_06c1311872b4644cd9ce3db6282ec5c3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO MARINHO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO MARINHO"
    "autor_email" => "pedromarinhoifpb@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7914
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1736
    "inscrito_id" => 33119
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO MATERIAL DOURADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA."
    "resumo" => "Durante muito tempo o ensino de Matemática se caracterizou pelo predomínio de aulas tradicionais, onde o professor ao chegar à sala de aula colocava o assunto, explicava e pedia que os alunos respondessem uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. Com os estudos na área da Educação Matemática, atualmente, este não é mais o único modelo de ensino presente. Mesmo ainda existindo o ensino tradicional, outras tendências tem se estabelecido como alternativas viáveis no ensino de Matemática como a história da Matemática, a resolução de problemas, a etnomatemática, a utilização de materiais didáticos de manipulação, dentre outras. Desta forma, faz-se necessário mudanças, desde a formação dos professores, até a sua prática em sala de aula. Com isso, o objetivo deste relato de experiência é refletir sobre a utilização de materiais manipulativos e da história da matemática como recursos didáticos para o ensino de Matemática na escola Fundamental, a partir da experiência vivida na disciplina de Estágio Supervisionado II."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_46_48_idinscrito_33119_06c1311872b4644cd9ce3db6282ec5c3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO MARINHO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO MARINHO"
    "autor_email" => "pedromarinhoifpb@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Durante muito tempo o ensino de Matemática se caracterizou pelo predomínio de aulas tradicionais, onde o professor ao chegar à sala de aula colocava o assunto, explicava e pedia que os alunos respondessem uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. Com os estudos na área da Educação Matemática, atualmente, este não é mais o único modelo de ensino presente. Mesmo ainda existindo o ensino tradicional, outras tendências tem se estabelecido como alternativas viáveis no ensino de Matemática como a história da Matemática, a resolução de problemas, a etnomatemática, a utilização de materiais didáticos de manipulação, dentre outras. Desta forma, faz-se necessário mudanças, desde a formação dos professores, até a sua prática em sala de aula. Com isso, o objetivo deste relato de experiência é refletir sobre a utilização de materiais manipulativos e da história da matemática como recursos didáticos para o ensino de Matemática na escola Fundamental, a partir da experiência vivida na disciplina de Estágio Supervisionado II.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.