FANZINE: CULTURA UNDERGROUND, LEITURA E ESCRITA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7296 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1470 "inscrito_id" => 32893 "titulo" => "FANZINE: CULTURA UNDERGROUND, LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "O fanzine, gênero textual/discursivo/literário, promove e reflete a arte numa perspectiva de uma cultura underground (cultura de luta, conflito, resistência). Prontamente, os gêneros discursivos assumem decisivo papel no ensino em sala de aula, na medida em que é fundamental trabalhar atividades sociocomunicativas. Buscamos discutir um tema presente no âmbito escolar que não é evidenciado da forma que merece. O trabalho aqui proposto tem como objetivo analisar, numa perspectiva didática, a importância da escrita e leitura a partir do uso dos fanzines. De acordo com Koch (2006), a leitura é uma atividade que permite e exige uma participação ativa do leitor. Kato (1985) fala que um leitor maduro é aquele que sabe integrar a informação nova (dada) aos seus conhecimentos prévios. Observamos que o fanzine pode ser um importante elemento didático e pedagógico no processo de ensino e aquisição da competência leitora e escrita em língua materna ou estrangeira. Este estudo contribui na difusão do gênero fanzine - comunicação dirigida ao popular (folkcomunicação). No fazer pedagógico o fanzine encontra-se “marginalizado” (ou menos recorrente) nas aulas quando comparado a outros gêneros textuais. O gênero aqui analisado depara-se esquecido ou desconhecido na escola por fatores que sinalizam para a formação e as práticas pedagógicas do professor e da escola. O fanzine pode ser um instrumento importante na aquisição de saberes e na construção de leitores e cidadãos críticos e comprometidos com as questões sociais / humanitárias. Portanto, devemos incentivar o hábito da leitura e produção escrita dos fanzines no ambiente escolar. É preciso estabelecer planos pedagógicos que valorizem a evolução de todas as competências comunicativas dos alunos, considerando as manifestações culturais, sociais, econômicas, políticas e literárias, como integrantes de um currículo inovador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "FANZINE, ESCRITA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_18_17_14_idinscrito_32893_a4d65cff140978fdb9f8678005fd671b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS MAGNO BEZERRA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "CARLOS MAGNO" "autor_email" => "carlosmagno2009@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7296 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1470 "inscrito_id" => 32893 "titulo" => "FANZINE: CULTURA UNDERGROUND, LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "O fanzine, gênero textual/discursivo/literário, promove e reflete a arte numa perspectiva de uma cultura underground (cultura de luta, conflito, resistência). Prontamente, os gêneros discursivos assumem decisivo papel no ensino em sala de aula, na medida em que é fundamental trabalhar atividades sociocomunicativas. Buscamos discutir um tema presente no âmbito escolar que não é evidenciado da forma que merece. O trabalho aqui proposto tem como objetivo analisar, numa perspectiva didática, a importância da escrita e leitura a partir do uso dos fanzines. De acordo com Koch (2006), a leitura é uma atividade que permite e exige uma participação ativa do leitor. Kato (1985) fala que um leitor maduro é aquele que sabe integrar a informação nova (dada) aos seus conhecimentos prévios. Observamos que o fanzine pode ser um importante elemento didático e pedagógico no processo de ensino e aquisição da competência leitora e escrita em língua materna ou estrangeira. Este estudo contribui na difusão do gênero fanzine - comunicação dirigida ao popular (folkcomunicação). No fazer pedagógico o fanzine encontra-se “marginalizado” (ou menos recorrente) nas aulas quando comparado a outros gêneros textuais. O gênero aqui analisado depara-se esquecido ou desconhecido na escola por fatores que sinalizam para a formação e as práticas pedagógicas do professor e da escola. O fanzine pode ser um instrumento importante na aquisição de saberes e na construção de leitores e cidadãos críticos e comprometidos com as questões sociais / humanitárias. Portanto, devemos incentivar o hábito da leitura e produção escrita dos fanzines no ambiente escolar. É preciso estabelecer planos pedagógicos que valorizem a evolução de todas as competências comunicativas dos alunos, considerando as manifestações culturais, sociais, econômicas, políticas e literárias, como integrantes de um currículo inovador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "FANZINE, ESCRITA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_18_17_14_idinscrito_32893_a4d65cff140978fdb9f8678005fd671b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS MAGNO BEZERRA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "CARLOS MAGNO" "autor_email" => "carlosmagno2009@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }