O SURGIMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) PROVOCOU UMA PARALISAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DAS BASES CURRICULARES EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO DE TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO, EM ESPECIAL OS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DA SAÚDE, ONDE A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESTÁ INSERIDA. O ISOLAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA COMPROMETE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRESENCIAIS ESSENCIAIS, AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, COMO REGULAMENTA A PORTARIA N. 343/2020, PREVENDO ATIVIDADES QUE UTILIZEM MEIOS E TECNOLOGIAS ESPECÍFICAS. A INTERRUPÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS, VISITAS GUIADAS E DAS AULAS PRÁTICAS, BEM COMO A NECESSIDADE DE DAR CONTINUIDADE ÀS DISCIPLINAS JÁ PROGRAMADAS NOS FEZ ATENTAR NA ADOÇÃO DE ALTERNATIVAS DE ENSINO, EM ESPECIAL A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE ENSINO. TEM-SE COMO OBJETIVOS: PROPORCIONAR AO ALUNO CONHECIMENTO NECESSÁRIO SOB FORMA DE CONTEÚDO PRÁTICO, TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DE ENFERMAGEM QUE AUXILIEM NA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CAPACITAR O ALUNO PARA IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA PARA ESTABELECER PRIORIDADES DE AÇÃO. DESTA FORMA, FORAM REALIZADAS DUAS SIMULAÇÕES REALÍSTICAS, AGENDADAS PREVIAMENTE COM OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO E ALUNAS DA PÓS GRADUAÇÃO: SIMULAÇÃO I – CUIDADOS DE ENFERMAGEM PRIORITÁRIOS NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM DRENO DE TÓRAX E SIMULAÇÃO II – CUIDADOS DE ENFERMAGEM PRIORITÁRIOS NA AVALIAÇÃO INICIAL DO PACIENTE EM PÓS OPERATÓRIO IMEDIATO DE COLECISTECTOMIA DURANTE A ADMISSÃO NA RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA, ONDE PODE-SE EXPLORAR DENTRO DE CADA CENÁRIO VÁRIOS PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. ESTAS ATIVIDADES FORAM INSERIDAS COMO AULA PRÁTICA DA DISCIPLINA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO ADULTO E IDOSO (ASAI), NO LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM ALFREDO PINTO (EEAP)/ UNIRIO. DURANTE ESTA ATIVIDADE, PERCEBEU-SE A NECESSIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM WORKSHOP DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA, PROPOSTA PELOS PROFESSORES E ALUNAS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, ABARCANDO AS TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DE ENFERMAGEM, NOS LABORATÓRIOS DA EEAP, VISANDO PREPARAR OS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM, PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL. AS PRÁTICAS CONFORME AS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL PREVISTAS PELA ANVISA. DIANTE DE UM CENÁRIO ATUAL PANDÊMICO, NA AUSÊNCIA DE AULAS PRÁTICAS PRESENCIAIS POR QUASE DOIS ANOS, A ANSIEDADE EM RELAÇÃO A SUSPENSÃO DE ESTÁGIOS NAS UNIDADES DE SAÚDE, BEM COMO A BAIXA AUTOESTIMA DEVIDO AO DESPREPARO DAS CONDUTAS NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM, BUSCA-SE ALTERNATIVAS PARA QUE TODOS OS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM TENHAM UMA FORMAÇÃO QUE CONTEMPLE ÀS PROPEDÊUTICAS DE ENFERMAGEM, E A SIMULAÇÃO REALÍSTICA TORNA-SE UMA POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE ENSINO NESTE CONTEXTO. AS AUTORAS ESPERAM ASSIM COLABORAR PARA QUE OS FUTUROS ENFERMEIROS ATUEM DE FORMA SEGURA, BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS, E CONTRIBUAM PARA O ATENDIMENTO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO.