RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA: DÍADE NECESSÁRIA À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7908 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 358 "inscrito_id" => 3891 "titulo" => "RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA: DÍADE NECESSÁRIA À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => "É essencial entender o professor como alguém que tem sua identidade pessoal e profissional, como alguém que se constrói continuamente, no diálogo com os saberes da formação e com o lócus educativo, onde exercerá o ofício docente. É imprescindível a relação teoria/prática, universidade/escola para que sejam erguidos os fundamentos da identidade profissional docente. Desse modo, o corrente texto visa analisar dados construídos durante uma pesquisa realizada com bolsistas de iniciação à docência, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto de Pedagogia/CAP/UERN. Trata-se de um recorte de um trabalho monográfico realizado no ano de 2013. Referenciados em Pimenta (2006), Nunes (2004), Libâneo (2000); o trabalho está baseado numa pesquisa qualitativa, com os sujeitos denominados pibidianos, em cujo processo, utilizou-se de vários instrumentos, tais como: entrevistas a 07 (sete) graduandos bolsistas do PIBID e observações durante a atuação nas atividades, na Escola Estadual João Godeiro, parceira do programa. Os resultados da pesquisa mostram, nas análises das falas dos bolsistas, que somente é possível a construção da identidade profissional docente na relação entre universidade/escola, pois esta dinâmica favorece a reflexão na e sobre a prática educativa, assim como, a articulação dos saberes, principalmente, a formação e ratificação dos saberes experienciais. Por fim, as considerações confirmam que experiências educativas, a longo prazo, devem existir não somente para os bolsistas de iniciação à docência do PIBID, mas, também, que sejam dadas as condições a todos os licenciandos para vivenciarem a escola como um todo, e assim, possam formar referenciais para a atuação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, PIBID, RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_08_2014_18_35_14_idinscrito_3891_827d99839ab281a1b1c25f1ac11fe96b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "RITA DE PAIVA" "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7908 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 358 "inscrito_id" => 3891 "titulo" => "RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA: DÍADE NECESSÁRIA À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => "É essencial entender o professor como alguém que tem sua identidade pessoal e profissional, como alguém que se constrói continuamente, no diálogo com os saberes da formação e com o lócus educativo, onde exercerá o ofício docente. É imprescindível a relação teoria/prática, universidade/escola para que sejam erguidos os fundamentos da identidade profissional docente. Desse modo, o corrente texto visa analisar dados construídos durante uma pesquisa realizada com bolsistas de iniciação à docência, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto de Pedagogia/CAP/UERN. Trata-se de um recorte de um trabalho monográfico realizado no ano de 2013. Referenciados em Pimenta (2006), Nunes (2004), Libâneo (2000); o trabalho está baseado numa pesquisa qualitativa, com os sujeitos denominados pibidianos, em cujo processo, utilizou-se de vários instrumentos, tais como: entrevistas a 07 (sete) graduandos bolsistas do PIBID e observações durante a atuação nas atividades, na Escola Estadual João Godeiro, parceira do programa. Os resultados da pesquisa mostram, nas análises das falas dos bolsistas, que somente é possível a construção da identidade profissional docente na relação entre universidade/escola, pois esta dinâmica favorece a reflexão na e sobre a prática educativa, assim como, a articulação dos saberes, principalmente, a formação e ratificação dos saberes experienciais. Por fim, as considerações confirmam que experiências educativas, a longo prazo, devem existir não somente para os bolsistas de iniciação à docência do PIBID, mas, também, que sejam dadas as condições a todos os licenciandos para vivenciarem a escola como um todo, e assim, possam formar referenciais para a atuação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, PIBID, RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_08_2014_18_35_14_idinscrito_3891_827d99839ab281a1b1c25f1ac11fe96b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "RITA DE PAIVA" "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }