Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA: DÍADE NECESSÁRIA À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Palavra-chaves: IDENTIDADE DOCENTE, PIBID, RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7908
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 3891
    "titulo" => "RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA: DÍADE NECESSÁRIA À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "É essencial entender o professor como alguém que tem sua identidade pessoal e profissional, como alguém que se constrói continuamente, no diálogo com os saberes da formação e com o lócus educativo, onde exercerá o ofício docente. É imprescindível a relação teoria/prática, universidade/escola para que sejam erguidos os fundamentos da identidade profissional docente. Desse modo, o corrente texto visa analisar dados construídos durante uma pesquisa realizada com bolsistas de iniciação à docência, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto de Pedagogia/CAP/UERN. Trata-se de um recorte de um trabalho monográfico realizado no ano de 2013. Referenciados em Pimenta (2006), Nunes (2004), Libâneo (2000); o trabalho está baseado numa pesquisa qualitativa, com os sujeitos denominados pibidianos, em cujo processo, utilizou-se de vários instrumentos, tais como: entrevistas a 07 (sete) graduandos bolsistas do PIBID e observações durante a atuação nas atividades, na Escola Estadual João Godeiro, parceira do programa. Os resultados da pesquisa mostram, nas análises das falas dos bolsistas, que somente é possível a construção da identidade profissional docente na relação entre universidade/escola, pois esta dinâmica favorece a reflexão na e sobre a prática educativa, assim como, a articulação dos saberes, principalmente, a formação e ratificação dos saberes experienciais. Por fim, as considerações confirmam que experiências educativas, a longo prazo, devem existir não somente para os bolsistas de iniciação à docência do PIBID, mas, também, que sejam dadas as condições a todos os licenciandos para vivenciarem a escola como um todo, e assim, possam formar referenciais para a atuação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, PIBID, RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_08_2014_18_35_14_idinscrito_3891_827d99839ab281a1b1c25f1ac11fe96b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA DE PAIVA"
    "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7908
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 3891
    "titulo" => "RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA: DÍADE NECESSÁRIA À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "É essencial entender o professor como alguém que tem sua identidade pessoal e profissional, como alguém que se constrói continuamente, no diálogo com os saberes da formação e com o lócus educativo, onde exercerá o ofício docente. É imprescindível a relação teoria/prática, universidade/escola para que sejam erguidos os fundamentos da identidade profissional docente. Desse modo, o corrente texto visa analisar dados construídos durante uma pesquisa realizada com bolsistas de iniciação à docência, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto de Pedagogia/CAP/UERN. Trata-se de um recorte de um trabalho monográfico realizado no ano de 2013. Referenciados em Pimenta (2006), Nunes (2004), Libâneo (2000); o trabalho está baseado numa pesquisa qualitativa, com os sujeitos denominados pibidianos, em cujo processo, utilizou-se de vários instrumentos, tais como: entrevistas a 07 (sete) graduandos bolsistas do PIBID e observações durante a atuação nas atividades, na Escola Estadual João Godeiro, parceira do programa. Os resultados da pesquisa mostram, nas análises das falas dos bolsistas, que somente é possível a construção da identidade profissional docente na relação entre universidade/escola, pois esta dinâmica favorece a reflexão na e sobre a prática educativa, assim como, a articulação dos saberes, principalmente, a formação e ratificação dos saberes experienciais. Por fim, as considerações confirmam que experiências educativas, a longo prazo, devem existir não somente para os bolsistas de iniciação à docência do PIBID, mas, também, que sejam dadas as condições a todos os licenciandos para vivenciarem a escola como um todo, e assim, possam formar referenciais para a atuação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, PIBID, RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_08_2014_18_35_14_idinscrito_3891_827d99839ab281a1b1c25f1ac11fe96b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA DE PAIVA"
    "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

É essencial entender o professor como alguém que tem sua identidade pessoal e profissional, como alguém que se constrói continuamente, no diálogo com os saberes da formação e com o lócus educativo, onde exercerá o ofício docente. É imprescindível a relação teoria/prática, universidade/escola para que sejam erguidos os fundamentos da identidade profissional docente. Desse modo, o corrente texto visa analisar dados construídos durante uma pesquisa realizada com bolsistas de iniciação à docência, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto de Pedagogia/CAP/UERN. Trata-se de um recorte de um trabalho monográfico realizado no ano de 2013. Referenciados em Pimenta (2006), Nunes (2004), Libâneo (2000); o trabalho está baseado numa pesquisa qualitativa, com os sujeitos denominados pibidianos, em cujo processo, utilizou-se de vários instrumentos, tais como: entrevistas a 07 (sete) graduandos bolsistas do PIBID e observações durante a atuação nas atividades, na Escola Estadual João Godeiro, parceira do programa. Os resultados da pesquisa mostram, nas análises das falas dos bolsistas, que somente é possível a construção da identidade profissional docente na relação entre universidade/escola, pois esta dinâmica favorece a reflexão na e sobre a prática educativa, assim como, a articulação dos saberes, principalmente, a formação e ratificação dos saberes experienciais. Por fim, as considerações confirmam que experiências educativas, a longo prazo, devem existir não somente para os bolsistas de iniciação à docência do PIBID, mas, também, que sejam dadas as condições a todos os licenciandos para vivenciarem a escola como um todo, e assim, possam formar referenciais para a atuação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.