O COMBATE AS DROGAS NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7533 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 1916 "titulo" => "O COMBATE AS DROGAS NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: As drogas estão presentes em todos os espaços da sociedade, inclusive no universo escolar. A escola, ao lado da família, é o ambiente ideal para haver intervenção para o combate ao uso de drogas. Para isso, os professores devem assumir com competência esse compromisso político e social, porém, diversas pesquisas revelam que, atualmente, o educador não está preparado para intervir de maneira eficaz nessa problemática. As atividades didáticas e dinâmicas de ensino estão sendo cada vez mais valorizadas, principalmente no ensino fundamental, pois proporcionam o desenvolvimento cognitivo, além da autonomia docente, e oferece concretização da teoria ministrada. Objetivo: A partir do exposto é necessário evidenciar aos adolescentes e jovens, sejam usuários ou não, sobre todas as consequências que envolvem o uso das drogas, principalmente seus efeitos no nosso organismo e problemática social. Metodologia: Através do projeto intitulado “Drogas e suas ações no sistema nervoso”, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande, foram realizados, em planejamento junto às diretorias escolares três encontros em turmas pré-estabelecidas em escolas públicas do município de Campina Grande – PB. Dentre as atividades desenvolvidas, salienta-se o uso de recurso multimídia Datashow disponibilizado pelas escolas nas palestras, organização em rodas de conversas e distribuição recolhimento de textos com depoimentos e relatos de forma anônima. Resultados: Já no primeiro encontro foi percebida a realidade do fato de utilizar-se de drogas lícitas e ilícitas pelos alunos. Ao segundo encontro as atividades concentraram-se em relatar as consequências e os males ocasionados no nosso organismo devido ao uso prolongado, enfatizando sempre que “o melhor é prevenir”. Foi demonstrado aos alunos o que ocorre no nosso sistema nervoso a fazer-se uso de drogas psicotrópicas, sempre interagindo com a turma. Durante as palestras, todas as turmas foram bastante participativas. Após o primeiro contato, foram utilizados vídeos sobre a realidade de quem utiliza drogas, estimulando a discussão acerca do assunto. Após este momento, houve aplicação de dinâmica que envolve todo o assunto ministrado, fazendo com que os alunos discutam, façam indagações e até mesmo dividam suas experiências. Relato: Os alunos de escolas públicas foram receptivos ao assunto na grande maioria das vezes e participaram, apesar de não entenderem a dimensão da problemática do uso de drogas. Foi interessante perceber que os alunos puderam ao decorrer das conversas, de maneira generalizada, alterar suas concepções acerca do assunto e até mesmo repassa-las em sua comunidade. Percebeu-se que o uso das drogas nas escolas existe e a maior dificuldade encontrada foi atingir os jovens que já faziam o uso destas substâncias há algum tempo. Conclusão: As atividades desenvolvidas junto as escolas são positivas principalmente ao identificar-se que os alunos reconheceram o erro de utilizar drogas e compreenderam as consequências existentes. Ressalta-se que essa é uma problemática de extrema importância e que é necessária a ajuda principalmente dos educadores para continuar o trabalho pontual do projeto cotidianamente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "ESCOLA, ENSINO, DROGAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_08_2014_16_10_59_idinscrito_1916_0262f46f4799755ecd7884e623f9f1df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MENDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila_mendes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7533 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 1916 "titulo" => "O COMBATE AS DROGAS NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: As drogas estão presentes em todos os espaços da sociedade, inclusive no universo escolar. A escola, ao lado da família, é o ambiente ideal para haver intervenção para o combate ao uso de drogas. Para isso, os professores devem assumir com competência esse compromisso político e social, porém, diversas pesquisas revelam que, atualmente, o educador não está preparado para intervir de maneira eficaz nessa problemática. As atividades didáticas e dinâmicas de ensino estão sendo cada vez mais valorizadas, principalmente no ensino fundamental, pois proporcionam o desenvolvimento cognitivo, além da autonomia docente, e oferece concretização da teoria ministrada. Objetivo: A partir do exposto é necessário evidenciar aos adolescentes e jovens, sejam usuários ou não, sobre todas as consequências que envolvem o uso das drogas, principalmente seus efeitos no nosso organismo e problemática social. Metodologia: Através do projeto intitulado “Drogas e suas ações no sistema nervoso”, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande, foram realizados, em planejamento junto às diretorias escolares três encontros em turmas pré-estabelecidas em escolas públicas do município de Campina Grande – PB. Dentre as atividades desenvolvidas, salienta-se o uso de recurso multimídia Datashow disponibilizado pelas escolas nas palestras, organização em rodas de conversas e distribuição recolhimento de textos com depoimentos e relatos de forma anônima. Resultados: Já no primeiro encontro foi percebida a realidade do fato de utilizar-se de drogas lícitas e ilícitas pelos alunos. Ao segundo encontro as atividades concentraram-se em relatar as consequências e os males ocasionados no nosso organismo devido ao uso prolongado, enfatizando sempre que “o melhor é prevenir”. Foi demonstrado aos alunos o que ocorre no nosso sistema nervoso a fazer-se uso de drogas psicotrópicas, sempre interagindo com a turma. Durante as palestras, todas as turmas foram bastante participativas. Após o primeiro contato, foram utilizados vídeos sobre a realidade de quem utiliza drogas, estimulando a discussão acerca do assunto. Após este momento, houve aplicação de dinâmica que envolve todo o assunto ministrado, fazendo com que os alunos discutam, façam indagações e até mesmo dividam suas experiências. Relato: Os alunos de escolas públicas foram receptivos ao assunto na grande maioria das vezes e participaram, apesar de não entenderem a dimensão da problemática do uso de drogas. Foi interessante perceber que os alunos puderam ao decorrer das conversas, de maneira generalizada, alterar suas concepções acerca do assunto e até mesmo repassa-las em sua comunidade. Percebeu-se que o uso das drogas nas escolas existe e a maior dificuldade encontrada foi atingir os jovens que já faziam o uso destas substâncias há algum tempo. Conclusão: As atividades desenvolvidas junto as escolas são positivas principalmente ao identificar-se que os alunos reconheceram o erro de utilizar drogas e compreenderam as consequências existentes. Ressalta-se que essa é uma problemática de extrema importância e que é necessária a ajuda principalmente dos educadores para continuar o trabalho pontual do projeto cotidianamente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "ESCOLA, ENSINO, DROGAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_08_2014_16_10_59_idinscrito_1916_0262f46f4799755ecd7884e623f9f1df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MENDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila_mendes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }