DESLOCANDO IDENTIDADES: A FORÇA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7075 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1837 "inscrito_id" => 4559 "titulo" => "DESLOCANDO IDENTIDADES: A FORÇA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado e se inscreve no tema das relações raciais e educação, pois, busca analisar e apontar para práticas curriculares emancipadoras e multiculturais que visam à promoção da educação das relações étnico-raciais com base em novos conhecimentos/procedimentos relacionados à cultura e história afro-brasileira e africana na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A pesquisa aqui apresentada é de cunho qualitativo e lança mão de técnicas e procedimentos metodológicos do estudo de caso, da etnografia e da observação participante, além de análise de documentos oficiais e discursos produzidos fora e/ou dentro da escola, na tentativa de analisar a prática curricular empreendida. A pesquisa de campo durou 7 meses (junho a dezembro), e foi realizada com visitas em três dias da semana, para observação de aulas e dos diversos espaços da escola, reuniões do projeto, anotações no diário de campo, realização de entrevistas, aplicação de questionários e estudo de documentos referentes à escola e ao Projeto Ayò Asán (PAA). A partir de categorias de análises dos estudos culturais e pós-críticos do currículo verificamos que os alunos e profissionais envolvidos na construção de novos conteúdos e práticas curriculares na Escola da Vinda, protagonizaram uma verdadeira (re)educação das relações étnico-raciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PRÁTICA CURRICULAR, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_02_26_idinscrito_4559_d6bacec17c202ffa88feec44bed70317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENÍCIO DUTRA MARINHO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "LENÍCIO MARINHO" "autor_email" => "lenicio.junior@ifmg.edu.b" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC-MG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7075 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1837 "inscrito_id" => 4559 "titulo" => "DESLOCANDO IDENTIDADES: A FORÇA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado e se inscreve no tema das relações raciais e educação, pois, busca analisar e apontar para práticas curriculares emancipadoras e multiculturais que visam à promoção da educação das relações étnico-raciais com base em novos conhecimentos/procedimentos relacionados à cultura e história afro-brasileira e africana na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A pesquisa aqui apresentada é de cunho qualitativo e lança mão de técnicas e procedimentos metodológicos do estudo de caso, da etnografia e da observação participante, além de análise de documentos oficiais e discursos produzidos fora e/ou dentro da escola, na tentativa de analisar a prática curricular empreendida. A pesquisa de campo durou 7 meses (junho a dezembro), e foi realizada com visitas em três dias da semana, para observação de aulas e dos diversos espaços da escola, reuniões do projeto, anotações no diário de campo, realização de entrevistas, aplicação de questionários e estudo de documentos referentes à escola e ao Projeto Ayò Asán (PAA). A partir de categorias de análises dos estudos culturais e pós-críticos do currículo verificamos que os alunos e profissionais envolvidos na construção de novos conteúdos e práticas curriculares na Escola da Vinda, protagonizaram uma verdadeira (re)educação das relações étnico-raciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PRÁTICA CURRICULAR, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_02_26_idinscrito_4559_d6bacec17c202ffa88feec44bed70317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENÍCIO DUTRA MARINHO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "LENÍCIO MARINHO" "autor_email" => "lenicio.junior@ifmg.edu.b" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC-MG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }