DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PARÁ 2019-2022: RELATO DE CASO
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79066 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 446 "titulo" => "DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PARÁ 2019-2022: RELATO DE CASO" "resumo" => "IMPULSIONADO PELO PROGRAMA PARA O FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE - PRO EPS-SUS, PORTARIA GM/MS 3.194 DE 28/11/2017, A SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA NO PARÁ (SESPA) POR MEIO DA DIRETORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE (DGTES), COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE (CES) E GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE GEP), ASSUMIU O DESAFIO DE SER O ENTE DISPARADOR NA CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (PEEPS), COM O COMPROMISSO DE ASSEGURAR OS PRINCÍPIOS CONTIDOS NA PORTARIA QUE PRECONIZAVA UMA CONSTRUÇÃO ASCENDENTE, DESCENTRALIZADA E PARTICIPATIVA. CONTUDO, PARA ALÉM DE UMA INTENSA AGENDA DE ARTICULAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS E INTERSETORIAIS NECESSÁRIAS AO ENGENDRAMENTO DE COMPROMISSOS ENTRE AS DIFERENTES REDES DE GESTÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO, UM IMPORTANTE DESAFIO ESTAVA POSTO QUE ERA O DE ENCONTRAR UMA METODOLOGIA PEDAGÓGICA, SUSTENTADA NA EPS, PAUTADAS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA QUE PERMITISSE IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE FORMAÇÕES NO TRABALHO E DIALOGASSEM COM OS PROBLEMAS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO, NO EXTENSO E COMPLEXO TERRITÓRIO AMAZÔNICO, PERMEADO POR ENORMES ADVERSIDADES. APÓS UM INTENSO MOVIMENTO QUE INCLUÍRAM ESTUDOS, PESQUISAS E DIÁLOGOS IDENTIFICOU-SE NA PUBLICAÇÃO “CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UNIDADE DE APRENDIZAGEM. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. RIO DE JANEIRO. FIOCRUZ, 2005”, A POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NORTEADORA PARA O PROCESSO. AVALIA-SE COMO RESULTADO QUE AO PROPORCIONAR AOS PARTICIPANTES MOMENTOS DE REFLEXÕES REFERENTES AOS COTIDIANOS DA ATENÇÃO À SAÚDE E DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, FOI POSSÍVEL AOS PRÓPRIOS TRABALHADORES E REPRESENTAÇÕES DO QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (GESTÃO, ATENÇÃO, ENSINO E CONTROLE SOCIAL) PARTICIPAREM DA FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS FORMATIVAS DE MODO A CONSIDERAR AS DEMANDAS DE CADA REALIDADE, LEVANDO EM CONTA AS ESPECIFICIDADES DOS CONTEXTOS LOCORREGIONAIS, AGRAVOS E PROBLEMAS DE SAÚDE, FRAGILIDADES E POSSIBILIDADES NOS TERRITÓRIOS. DESSA FORMA, A ELABORAÇÃO DOS PLANOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE - PAREPS E DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE – PEEPS, MESMO QUE SUJEITOS A REVISÕES E APRIMORAMENTOS, SE CONSTITUÍRAM COMO UM AVANÇO IMPORTANTE PARA A TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DO PARÁ, POR TER SIDO RESULTANTE DE UM PROCESSO DE COMPARTILHAMENTO DE SABERES ENTRE TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA SAÚDE, CONTEXTUALIZADOS A PARTIR DO TERRITÓRIO ONDE O CUIDADO ACONTECE." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 03 - Eixo Gestão" "palavra_chave" => "PRO EPS-SUS, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, FORMAÇÕES NO TRABALHO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA103_ID446_28102021090825.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA IRENE FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA IRENE" "autor_email" => "claudia.irene1222@gmail.c" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ (FSCMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79066 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 446 "titulo" => "DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PARÁ 2019-2022: RELATO DE CASO" "resumo" => "IMPULSIONADO PELO PROGRAMA PARA O FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE - PRO EPS-SUS, PORTARIA GM/MS 3.194 DE 28/11/2017, A SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA NO PARÁ (SESPA) POR MEIO DA DIRETORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE (DGTES), COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE (CES) E GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE GEP), ASSUMIU O DESAFIO DE SER O ENTE DISPARADOR NA CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (PEEPS), COM O COMPROMISSO DE ASSEGURAR OS PRINCÍPIOS CONTIDOS NA PORTARIA QUE PRECONIZAVA UMA CONSTRUÇÃO ASCENDENTE, DESCENTRALIZADA E PARTICIPATIVA. CONTUDO, PARA ALÉM DE UMA INTENSA AGENDA DE ARTICULAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS E INTERSETORIAIS NECESSÁRIAS AO ENGENDRAMENTO DE COMPROMISSOS ENTRE AS DIFERENTES REDES DE GESTÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO, UM IMPORTANTE DESAFIO ESTAVA POSTO QUE ERA O DE ENCONTRAR UMA METODOLOGIA PEDAGÓGICA, SUSTENTADA NA EPS, PAUTADAS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA QUE PERMITISSE IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE FORMAÇÕES NO TRABALHO E DIALOGASSEM COM OS PROBLEMAS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO, NO EXTENSO E COMPLEXO TERRITÓRIO AMAZÔNICO, PERMEADO POR ENORMES ADVERSIDADES. APÓS UM INTENSO MOVIMENTO QUE INCLUÍRAM ESTUDOS, PESQUISAS E DIÁLOGOS IDENTIFICOU-SE NA PUBLICAÇÃO “CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UNIDADE DE APRENDIZAGEM. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. RIO DE JANEIRO. FIOCRUZ, 2005”, A POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NORTEADORA PARA O PROCESSO. AVALIA-SE COMO RESULTADO QUE AO PROPORCIONAR AOS PARTICIPANTES MOMENTOS DE REFLEXÕES REFERENTES AOS COTIDIANOS DA ATENÇÃO À SAÚDE E DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, FOI POSSÍVEL AOS PRÓPRIOS TRABALHADORES E REPRESENTAÇÕES DO QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (GESTÃO, ATENÇÃO, ENSINO E CONTROLE SOCIAL) PARTICIPAREM DA FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS FORMATIVAS DE MODO A CONSIDERAR AS DEMANDAS DE CADA REALIDADE, LEVANDO EM CONTA AS ESPECIFICIDADES DOS CONTEXTOS LOCORREGIONAIS, AGRAVOS E PROBLEMAS DE SAÚDE, FRAGILIDADES E POSSIBILIDADES NOS TERRITÓRIOS. DESSA FORMA, A ELABORAÇÃO DOS PLANOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE - PAREPS E DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE – PEEPS, MESMO QUE SUJEITOS A REVISÕES E APRIMORAMENTOS, SE CONSTITUÍRAM COMO UM AVANÇO IMPORTANTE PARA A TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DO PARÁ, POR TER SIDO RESULTANTE DE UM PROCESSO DE COMPARTILHAMENTO DE SABERES ENTRE TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA SAÚDE, CONTEXTUALIZADOS A PARTIR DO TERRITÓRIO ONDE O CUIDADO ACONTECE." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 03 - Eixo Gestão" "palavra_chave" => "PRO EPS-SUS, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, FORMAÇÕES NO TRABALHO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA103_ID446_28102021090825.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA IRENE FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA IRENE" "autor_email" => "claudia.irene1222@gmail.c" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ (FSCMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }