IMPULSIONADO PELO PROGRAMA PARA O FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE - PRO EPS-SUS, PORTARIA GM/MS 3.194 DE 28/11/2017, A SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA NO PARÁ (SESPA) POR MEIO DA DIRETORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE (DGTES), COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE (CES) E GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE GEP), ASSUMIU O DESAFIO DE SER O ENTE DISPARADOR NA CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (PEEPS), COM O COMPROMISSO DE ASSEGURAR OS PRINCÍPIOS CONTIDOS NA PORTARIA QUE PRECONIZAVA UMA CONSTRUÇÃO ASCENDENTE, DESCENTRALIZADA E PARTICIPATIVA. CONTUDO, PARA ALÉM DE UMA INTENSA AGENDA DE ARTICULAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS E INTERSETORIAIS NECESSÁRIAS AO ENGENDRAMENTO DE COMPROMISSOS ENTRE AS DIFERENTES REDES DE GESTÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO, UM IMPORTANTE DESAFIO ESTAVA POSTO QUE ERA O DE ENCONTRAR UMA METODOLOGIA PEDAGÓGICA, SUSTENTADA NA EPS, PAUTADAS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA QUE PERMITISSE IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE FORMAÇÕES NO TRABALHO E DIALOGASSEM COM OS PROBLEMAS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO, NO EXTENSO E COMPLEXO TERRITÓRIO AMAZÔNICO, PERMEADO POR ENORMES ADVERSIDADES. APÓS UM INTENSO MOVIMENTO QUE INCLUÍRAM ESTUDOS, PESQUISAS E DIÁLOGOS IDENTIFICOU-SE NA PUBLICAÇÃO “CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UNIDADE DE APRENDIZAGEM. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. RIO DE JANEIRO. FIOCRUZ, 2005”, A POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NORTEADORA PARA O PROCESSO. AVALIA-SE COMO RESULTADO QUE AO PROPORCIONAR AOS PARTICIPANTES MOMENTOS DE REFLEXÕES REFERENTES AOS COTIDIANOS DA ATENÇÃO À SAÚDE E DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, FOI POSSÍVEL AOS PRÓPRIOS TRABALHADORES E REPRESENTAÇÕES DO QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (GESTÃO, ATENÇÃO, ENSINO E CONTROLE SOCIAL) PARTICIPAREM DA FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS FORMATIVAS DE MODO A CONSIDERAR AS DEMANDAS DE CADA REALIDADE, LEVANDO EM CONTA AS ESPECIFICIDADES DOS CONTEXTOS LOCORREGIONAIS, AGRAVOS E PROBLEMAS DE SAÚDE, FRAGILIDADES E POSSIBILIDADES NOS TERRITÓRIOS. DESSA FORMA, A ELABORAÇÃO DOS PLANOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE - PAREPS E DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE – PEEPS, MESMO QUE SUJEITOS A REVISÕES E APRIMORAMENTOS, SE CONSTITUÍRAM COMO UM AVANÇO IMPORTANTE PARA A TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DO PARÁ, POR TER SIDO RESULTANTE DE UM PROCESSO DE COMPARTILHAMENTO DE SABERES ENTRE TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA SAÚDE, CONTEXTUALIZADOS A PARTIR DO TERRITÓRIO ONDE O CUIDADO ACONTECE.