DESAFIOS À EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE FRENTE À INFODEMIA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79065 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 514 "titulo" => "DESAFIOS À EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE FRENTE À INFODEMIA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "INTRODUÇÃO: DIVERSOS SÃO OS DESAFIOS NO TRABALHO EM SAÚDE, SEJA RELACIONADO A FATORES ATITUDINAIS, ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS OU AOS RECURSOS HUMANOS¹, OS QUAIS INFLUENCIAM E SÃO INFLUENCIADOS PELA CULTURA ORGANIZACIONAL, OS COSTUMES, HÁBITOS, COMUNICAÇÃO FORMAL E INFORMAL, ENTRE OUTROS². DESTACA-SE A AUSÊNCIA OU RESTRITA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, MESMO APÓS 14 ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, NOTA-SE UMA DIFICULDADE EM IMPLEMENTÁ-LA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS. PARALELAMENTE, A CONTEMPORANEIDADE COMUNICACIONAL TRAZ À TONA A INFODEMIA, QUE DADO O EXCESSO DE INFORMAÇÕES SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, ENCONTROU SOLO FÉRTIL POR MEIO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS PARA DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS E DESINFORMAÇÃO, O QUE IMPACTA DIRETAMENTE A ASSISTÊNCIA E OS CUIDADOS DE SAÚDE³. DIANTE DA MAIOR CRISE SANITÁRIA NOS ÚLTIMOS TEMPOS, A PANDEMIA DA COVID-19, FEZ COM QUE A SOCIEDADE VOLTASSE SEU OLHAR PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE E PARA OS PROFISSIONAIS DESSES SERVIÇOS. PRESENTE NA SOCIEDADE MUNDIAL4, A DOENÇA REVELOU A NECESSIDADE DE FORTALECIMENTO DA SAÚDE PÚBLICA ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DESSES PROFISSIONAIS. LOGO, PRETENDE-SE POR MEIO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESCREVER E REFLETIR SOBRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA PANDEMIA POR ENFERMEIROS DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DE DUAS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES PRIVADAS DOS MUNICÍPIOS DE CAMPINAS E BAURU, AMBOS NO ESTADO DE SÃO PAULO. RELATO: EM AMBOS SERVIÇOS, A DEMANDA POR PROTOCOLOS E ATUALIZAÇÕES TORNOU MAIS VISÍVEL O TRABALHO DO SETOR DA EDUCAÇÃO PERMANENTE, COM MAIOR RECONHECIMENTO DOS COLEGAS DE TRABALHO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROTOCOLOS E USO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO NA INSTITUIÇÃO FORAM: CAPACITAR OS COORDENADORES DOS SETORES PARA SEREM MULTIPLICADORES DO CONHECIMENTO, PROMOÇÃO E INCENTIVO A RELAÇÃO COMUNICACIONAL DIALÓGICA, POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE REUNIÕES SEMANAIS PARA ACOMPANHAR AS ATUALIZAÇÕES E PROTOCOLOS DA PANDEMIA E TREINAMENTOS COM ABORDAGENS RÁPIDAS, DIVERSAS E DILIGENTES PARA QUE FOSSEM EFICAZES, SENDO ABORDADOS TEMAS COMO MEDIDAS E CUIDADOS PREVENTIVOS E ORIENTAÇÕES ASSISTENCIAIS. NA REALIZAÇÃO DE ALGUNS TREINAMENTOS E REUNIÕES, FORAM UTILIZADAS PLATAFORMAS REMOTAS, COMO POR EXEMPLO MICROSOFT TEAMS, GOOGLE MEET E ZOOM SENDO REALIZADOS COM PARTICIPANTES PRESENCIAIS (DURANTE O PLANTÃO) E ONLINE (EM SUAS CASAS OU OUTROS LOCAIS), PROPORCIONANDO ASSIM, UM APRENDIZADO INTERATIVO E DINÂMICO COM UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS. ALÉM DOS TREINAMENTOS, O TRABALHO E ENVOLVIMENTO DOS COORDENADORES E ENFERMEIROS FORAM CRUCIAIS PARA COMBATER DESINFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA E TRATAMENTOS, O QUE OCORRIA EM UMA DAS INSTITUIÇÕES POR MEIO DE INFORMATIVO IMPRESSO E DIGITAL. DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS: ESTUDOS REVELAM A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS CONTÍNUAS, A FIM DE GARANTIR UMA ASSISTÊNCIA DE QUALIDADE, SEGURA E LIVRE DE DANOS², CONTUDO, AS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL FIZERAM COM QUE FOSSE NECESSÁRIO ADERIR AO USO DE TECNOLOGIAS E CRIAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS TANTO PARA A EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUANTO PARA ATUALIZAÇÃO, DIANTE DE UMA DOENÇA NOVA PARA TODOS E COM OFERTA DE TANTAS DESINFORMAÇÕES PELAS REDES SOCIAIS5. - HÁ NA AUTORIA DESTE TRABALHO UMA BOLSISTA DO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ)." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PERMANENTE, COMUNICAÇÃO, COVID-19, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA_ID514_08112021113746.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE OLIVEIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "a231273@dac.unicamp.br" "autor_ies" => "UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79065 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 514 "titulo" => "DESAFIOS À EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE FRENTE À INFODEMIA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "INTRODUÇÃO: DIVERSOS SÃO OS DESAFIOS NO TRABALHO EM SAÚDE, SEJA RELACIONADO A FATORES ATITUDINAIS, ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS OU AOS RECURSOS HUMANOS¹, OS QUAIS INFLUENCIAM E SÃO INFLUENCIADOS PELA CULTURA ORGANIZACIONAL, OS COSTUMES, HÁBITOS, COMUNICAÇÃO FORMAL E INFORMAL, ENTRE OUTROS². DESTACA-SE A AUSÊNCIA OU RESTRITA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, MESMO APÓS 14 ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, NOTA-SE UMA DIFICULDADE EM IMPLEMENTÁ-LA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS. PARALELAMENTE, A CONTEMPORANEIDADE COMUNICACIONAL TRAZ À TONA A INFODEMIA, QUE DADO O EXCESSO DE INFORMAÇÕES SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, ENCONTROU SOLO FÉRTIL POR MEIO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS PARA DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS E DESINFORMAÇÃO, O QUE IMPACTA DIRETAMENTE A ASSISTÊNCIA E OS CUIDADOS DE SAÚDE³. DIANTE DA MAIOR CRISE SANITÁRIA NOS ÚLTIMOS TEMPOS, A PANDEMIA DA COVID-19, FEZ COM QUE A SOCIEDADE VOLTASSE SEU OLHAR PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE E PARA OS PROFISSIONAIS DESSES SERVIÇOS. PRESENTE NA SOCIEDADE MUNDIAL4, A DOENÇA REVELOU A NECESSIDADE DE FORTALECIMENTO DA SAÚDE PÚBLICA ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DESSES PROFISSIONAIS. LOGO, PRETENDE-SE POR MEIO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESCREVER E REFLETIR SOBRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA PANDEMIA POR ENFERMEIROS DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DE DUAS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES PRIVADAS DOS MUNICÍPIOS DE CAMPINAS E BAURU, AMBOS NO ESTADO DE SÃO PAULO. RELATO: EM AMBOS SERVIÇOS, A DEMANDA POR PROTOCOLOS E ATUALIZAÇÕES TORNOU MAIS VISÍVEL O TRABALHO DO SETOR DA EDUCAÇÃO PERMANENTE, COM MAIOR RECONHECIMENTO DOS COLEGAS DE TRABALHO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROTOCOLOS E USO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO NA INSTITUIÇÃO FORAM: CAPACITAR OS COORDENADORES DOS SETORES PARA SEREM MULTIPLICADORES DO CONHECIMENTO, PROMOÇÃO E INCENTIVO A RELAÇÃO COMUNICACIONAL DIALÓGICA, POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE REUNIÕES SEMANAIS PARA ACOMPANHAR AS ATUALIZAÇÕES E PROTOCOLOS DA PANDEMIA E TREINAMENTOS COM ABORDAGENS RÁPIDAS, DIVERSAS E DILIGENTES PARA QUE FOSSEM EFICAZES, SENDO ABORDADOS TEMAS COMO MEDIDAS E CUIDADOS PREVENTIVOS E ORIENTAÇÕES ASSISTENCIAIS. NA REALIZAÇÃO DE ALGUNS TREINAMENTOS E REUNIÕES, FORAM UTILIZADAS PLATAFORMAS REMOTAS, COMO POR EXEMPLO MICROSOFT TEAMS, GOOGLE MEET E ZOOM SENDO REALIZADOS COM PARTICIPANTES PRESENCIAIS (DURANTE O PLANTÃO) E ONLINE (EM SUAS CASAS OU OUTROS LOCAIS), PROPORCIONANDO ASSIM, UM APRENDIZADO INTERATIVO E DINÂMICO COM UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS. ALÉM DOS TREINAMENTOS, O TRABALHO E ENVOLVIMENTO DOS COORDENADORES E ENFERMEIROS FORAM CRUCIAIS PARA COMBATER DESINFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA E TRATAMENTOS, O QUE OCORRIA EM UMA DAS INSTITUIÇÕES POR MEIO DE INFORMATIVO IMPRESSO E DIGITAL. DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS: ESTUDOS REVELAM A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS CONTÍNUAS, A FIM DE GARANTIR UMA ASSISTÊNCIA DE QUALIDADE, SEGURA E LIVRE DE DANOS², CONTUDO, AS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL FIZERAM COM QUE FOSSE NECESSÁRIO ADERIR AO USO DE TECNOLOGIAS E CRIAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS TANTO PARA A EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUANTO PARA ATUALIZAÇÃO, DIANTE DE UMA DOENÇA NOVA PARA TODOS E COM OFERTA DE TANTAS DESINFORMAÇÕES PELAS REDES SOCIAIS5. - HÁ NA AUTORIA DESTE TRABALHO UMA BOLSISTA DO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ)." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PERMANENTE, COMUNICAÇÃO, COVID-19, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA_ID514_08112021113746.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE OLIVEIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "a231273@dac.unicamp.br" "autor_ies" => "UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }