Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

DESAFIOS À EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE FRENTE À INFODEMIA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PERMANENTE, COMUNICAÇÃO, COVID-19, , Resumo ET 01 - Eixo ensino
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: DIVERSOS SÃO OS DESAFIOS NO TRABALHO EM SAÚDE, SEJA RELACIONADO A FATORES ATITUDINAIS, ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS OU AOS RECURSOS HUMANOS¹, OS QUAIS INFLUENCIAM E SÃO INFLUENCIADOS PELA CULTURA ORGANIZACIONAL, OS COSTUMES, HÁBITOS, COMUNICAÇÃO FORMAL E INFORMAL, ENTRE OUTROS². DESTACA-SE A AUSÊNCIA OU RESTRITA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, MESMO APÓS 14 ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, NOTA-SE UMA DIFICULDADE EM IMPLEMENTÁ-LA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS. PARALELAMENTE, A CONTEMPORANEIDADE COMUNICACIONAL TRAZ À TONA A INFODEMIA, QUE DADO O EXCESSO DE INFORMAÇÕES SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, ENCONTROU SOLO FÉRTIL POR MEIO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS PARA DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS E DESINFORMAÇÃO, O QUE IMPACTA DIRETAMENTE A ASSISTÊNCIA E OS CUIDADOS DE SAÚDE³. DIANTE DA MAIOR CRISE SANITÁRIA NOS ÚLTIMOS TEMPOS, A PANDEMIA DA COVID-19, FEZ COM QUE A SOCIEDADE VOLTASSE SEU OLHAR PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE E PARA OS PROFISSIONAIS DESSES SERVIÇOS. PRESENTE NA SOCIEDADE MUNDIAL4, A DOENÇA REVELOU A NECESSIDADE DE FORTALECIMENTO DA SAÚDE PÚBLICA ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DESSES PROFISSIONAIS. LOGO, PRETENDE-SE POR MEIO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESCREVER E REFLETIR SOBRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA PANDEMIA POR ENFERMEIROS DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DE DUAS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES PRIVADAS DOS MUNICÍPIOS DE CAMPINAS E BAURU, AMBOS NO ESTADO DE SÃO PAULO. RELATO: EM AMBOS SERVIÇOS, A DEMANDA POR PROTOCOLOS E ATUALIZAÇÕES TORNOU MAIS VISÍVEL O TRABALHO DO SETOR DA EDUCAÇÃO PERMANENTE, COM MAIOR RECONHECIMENTO DOS COLEGAS DE TRABALHO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROTOCOLOS E USO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO NA INSTITUIÇÃO FORAM: CAPACITAR OS COORDENADORES DOS SETORES PARA SEREM MULTIPLICADORES DO CONHECIMENTO, PROMOÇÃO E INCENTIVO A RELAÇÃO COMUNICACIONAL DIALÓGICA, POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE REUNIÕES SEMANAIS PARA ACOMPANHAR AS ATUALIZAÇÕES E PROTOCOLOS DA PANDEMIA E TREINAMENTOS COM ABORDAGENS RÁPIDAS, DIVERSAS E DILIGENTES PARA QUE FOSSEM EFICAZES, SENDO ABORDADOS TEMAS COMO MEDIDAS E CUIDADOS PREVENTIVOS E ORIENTAÇÕES ASSISTENCIAIS. NA REALIZAÇÃO DE ALGUNS TREINAMENTOS E REUNIÕES, FORAM UTILIZADAS PLATAFORMAS REMOTAS, COMO POR EXEMPLO MICROSOFT TEAMS, GOOGLE MEET E ZOOM SENDO REALIZADOS COM PARTICIPANTES PRESENCIAIS (DURANTE O PLANTÃO) E ONLINE (EM SUAS CASAS OU OUTROS LOCAIS), PROPORCIONANDO ASSIM, UM APRENDIZADO INTERATIVO E DINÂMICO COM UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS. ALÉM DOS TREINAMENTOS, O TRABALHO E ENVOLVIMENTO DOS COORDENADORES E ENFERMEIROS FORAM CRUCIAIS PARA COMBATER DESINFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA E TRATAMENTOS, O QUE OCORRIA EM UMA DAS INSTITUIÇÕES POR MEIO DE INFORMATIVO IMPRESSO E DIGITAL. DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS: ESTUDOS REVELAM A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS CONTÍNUAS, A FIM DE GARANTIR UMA ASSISTÊNCIA DE QUALIDADE, SEGURA E LIVRE DE DANOS², CONTUDO, AS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL FIZERAM COM QUE FOSSE NECESSÁRIO ADERIR AO USO DE TECNOLOGIAS E CRIAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS TANTO PARA A EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUANTO PARA ATUALIZAÇÃO, DIANTE DE UMA DOENÇA NOVA PARA TODOS E COM OFERTA DE TANTAS DESINFORMAÇÕES PELAS REDES SOCIAIS5. - HÁ NA AUTORIA DESTE TRABALHO UMA BOLSISTA DO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ).

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