COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79061 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 455 "titulo" => "COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE" "resumo" => "COM O AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS DE COVID-19, ÓBITOS E/OU INTUBAÇÕES TORNARAM-SE REALIDADES AINDA MAIS PRESENTES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. ASSIM, A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS PRECISOU SER REPENSADA. ESTE RESUMO APRESENTA O RELATO DE UMA INTERVENÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA (CEPS) JUNTO A PROFISSIONAIS DE PRONTO ATENDIMENTO DO MUNICÍPIO SOBRE O TEMA COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS. FOI PROPOSTA A LEITURA DE MATERIAL SOBRE O PROTOCOLO SPIKES, CRIADO EM 1992 PELO MÉDICO ROBERT BUCKMAN, PARA ORIENTAR A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS POR MEIO DE SEIS PASSOS DIDÁTICOS. FORAM REALIZADOS QUATRO ENCONTROS COM AS EQUIPES, NOS QUAIS PARTICIPARAM 40 PROFISSIONAIS (3 MÉDICOS, 7 ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS, 6 ASSISTENTES SOCIAIS, 6 ENFERMEIROS, 11 TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, 2 COORDENADORES/SUPERVISORES DE ENFERMAGEM, 2 TELEFONISTAS E 3 FISIOTERAPEUTAS). NA INSCRIÇÃO, ESTES FORAM QUESTIONADOS SOBRE SEUS RECURSOS INTERNOS E CONHECIMENTOS ANTERIORES SOBRE A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS. 49% DAS PESSOAS NÃO SE SENTIAM PREPARADAS PARA LIDAR COM AS REAÇÕES DO INTERLOCUTOR E 91% DESCONHECIAM O PROTOCOLO SPIKES. SOBRE EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO, AS RESPOSTAS FORAM: PREPARO EMOCIONAL E PSICOLÓGICO (3), ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL (6), ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS (1), APRENDIZADO (8), CONHECER O ASSUNTO (6), MELHOR PREPARO PARA A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTIFICAS (7), MELHORAR O ATENDIMENTO AO PÚBLICO (1) E NÃO RESPONDERAM (8). OS AUTORES ABORDARAM COM OS GRUPOS DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: EXPERIÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS COMUNICAÇÕES DE ÓBITOS E OUTRAS NOTÍCIAS IMPORTANTES COM PACIENTES E/OU FAMILIARES; TIPOS DE COMUNICAÇÃO (VERBAL E NÃO VERBAL) E SUA IMPORTÂNCIA NAS RELAÇÕES HUMANAS, ESPECIFICAMENTE, NO CONTEXTO DE TRABALHO DA SAÚDE; ASSIM COMO OS PASSOS DA COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS SEGUNDO O PROTOCOLO SPIKES. DURANTE AS ATIVIDADES FORAM RELATADAS DIFICULDADES NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19, TAIS COMO: LIMITAÇÕES DE EQUIPAMENTOS E TRANSFERÊNCIAS DE PACIENTES PARA ALTA COMPLEXIDADE, GRANDE NÚMERO DE ÓBITOS, NECESSIDADE DE LIDAR COM O MEDO DO CONTÁGIO DE COVID-19 E SUA TRANSMISSÃO, BEM COMO AGRESSIVIDADE DE FAMILIARES E/OU PACIENTES, ALÉM DA VIVÊNCIA DE LUTO PELA PERDA DE PACIENTES, FAMILIARES E COLEGAS. OS PROFISSIONAIS APONTARAM TAMBÉM A NECESSIDADE DE TRABALHO COESO E URGENTE. QUANDO QUESTIONADOS SE SE SENTIAM FORTALECIDOS COM A EXPERIÊNCIA DA PANDEMIA, RELATARAM MEDO DE UMA POSSÍVEL TERCEIRA ONDA DA PANDEMIA E SENTIMENTO PREDOMINANTE DE EXAUSTÃO EMOCIONAL. PERCEBE-SE SINAIS DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO, TAIS COMO ESTADO DE ALERTA AO OUVIR SONS DE APARELHOS E MONITORES E LEMBRANÇAS DOS ACÚMULOS DE MORTES DIÁRIAS. RESSALTAM QUE A EMPATIA PAUTA O TRABALHO E ACREDITAM SER NECESSÁRIO UM CUIDADO COM OS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE. DE MODO GERAL, OS PARTICIPANTES DEMONSTRARAM MOTIVAÇÃO E INTERESSE EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DISCUTIDA, CONTRIBUINDO NÃO SÓ COM EXEMPLOS E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO CONTEXTO DE TRABALHO, MAS TAMBÉM RELATANDO SITUAÇÕES DA VIDA PESSOAL, O QUE REVELA A NECESSIDADE DE SISTEMATIZAR ESPAÇOS DE FORMAÇÃO CONSTANTES QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA QUE A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS SEJA REALIZADA DE FORMA EFICAZ E ADEQUADA, RESPEITANDO ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS TANTO DOS USUÁRIOS QUANTO DOS PROFISSIONAIS." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, MÁS NOTÍCIAS, PANDEMIA, EDUCAÇÃO PERMANENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA_ID455_01112021121134.docx" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TEIXEIRA DE REZENDE" "autor_nome_curto" => "GABI" "autor_email" => "gabrielateixeiraderezende" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79061 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 455 "titulo" => "COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE" "resumo" => "COM O AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS DE COVID-19, ÓBITOS E/OU INTUBAÇÕES TORNARAM-SE REALIDADES AINDA MAIS PRESENTES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. ASSIM, A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS PRECISOU SER REPENSADA. ESTE RESUMO APRESENTA O RELATO DE UMA INTERVENÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA (CEPS) JUNTO A PROFISSIONAIS DE PRONTO ATENDIMENTO DO MUNICÍPIO SOBRE O TEMA COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS. FOI PROPOSTA A LEITURA DE MATERIAL SOBRE O PROTOCOLO SPIKES, CRIADO EM 1992 PELO MÉDICO ROBERT BUCKMAN, PARA ORIENTAR A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS POR MEIO DE SEIS PASSOS DIDÁTICOS. FORAM REALIZADOS QUATRO ENCONTROS COM AS EQUIPES, NOS QUAIS PARTICIPARAM 40 PROFISSIONAIS (3 MÉDICOS, 7 ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS, 6 ASSISTENTES SOCIAIS, 6 ENFERMEIROS, 11 TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, 2 COORDENADORES/SUPERVISORES DE ENFERMAGEM, 2 TELEFONISTAS E 3 FISIOTERAPEUTAS). NA INSCRIÇÃO, ESTES FORAM QUESTIONADOS SOBRE SEUS RECURSOS INTERNOS E CONHECIMENTOS ANTERIORES SOBRE A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS. 49% DAS PESSOAS NÃO SE SENTIAM PREPARADAS PARA LIDAR COM AS REAÇÕES DO INTERLOCUTOR E 91% DESCONHECIAM O PROTOCOLO SPIKES. SOBRE EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO, AS RESPOSTAS FORAM: PREPARO EMOCIONAL E PSICOLÓGICO (3), ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL (6), ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS (1), APRENDIZADO (8), CONHECER O ASSUNTO (6), MELHOR PREPARO PARA A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTIFICAS (7), MELHORAR O ATENDIMENTO AO PÚBLICO (1) E NÃO RESPONDERAM (8). OS AUTORES ABORDARAM COM OS GRUPOS DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: EXPERIÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS COMUNICAÇÕES DE ÓBITOS E OUTRAS NOTÍCIAS IMPORTANTES COM PACIENTES E/OU FAMILIARES; TIPOS DE COMUNICAÇÃO (VERBAL E NÃO VERBAL) E SUA IMPORTÂNCIA NAS RELAÇÕES HUMANAS, ESPECIFICAMENTE, NO CONTEXTO DE TRABALHO DA SAÚDE; ASSIM COMO OS PASSOS DA COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS SEGUNDO O PROTOCOLO SPIKES. DURANTE AS ATIVIDADES FORAM RELATADAS DIFICULDADES NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19, TAIS COMO: LIMITAÇÕES DE EQUIPAMENTOS E TRANSFERÊNCIAS DE PACIENTES PARA ALTA COMPLEXIDADE, GRANDE NÚMERO DE ÓBITOS, NECESSIDADE DE LIDAR COM O MEDO DO CONTÁGIO DE COVID-19 E SUA TRANSMISSÃO, BEM COMO AGRESSIVIDADE DE FAMILIARES E/OU PACIENTES, ALÉM DA VIVÊNCIA DE LUTO PELA PERDA DE PACIENTES, FAMILIARES E COLEGAS. OS PROFISSIONAIS APONTARAM TAMBÉM A NECESSIDADE DE TRABALHO COESO E URGENTE. QUANDO QUESTIONADOS SE SE SENTIAM FORTALECIDOS COM A EXPERIÊNCIA DA PANDEMIA, RELATARAM MEDO DE UMA POSSÍVEL TERCEIRA ONDA DA PANDEMIA E SENTIMENTO PREDOMINANTE DE EXAUSTÃO EMOCIONAL. PERCEBE-SE SINAIS DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO, TAIS COMO ESTADO DE ALERTA AO OUVIR SONS DE APARELHOS E MONITORES E LEMBRANÇAS DOS ACÚMULOS DE MORTES DIÁRIAS. RESSALTAM QUE A EMPATIA PAUTA O TRABALHO E ACREDITAM SER NECESSÁRIO UM CUIDADO COM OS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE. DE MODO GERAL, OS PARTICIPANTES DEMONSTRARAM MOTIVAÇÃO E INTERESSE EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DISCUTIDA, CONTRIBUINDO NÃO SÓ COM EXEMPLOS E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO CONTEXTO DE TRABALHO, MAS TAMBÉM RELATANDO SITUAÇÕES DA VIDA PESSOAL, O QUE REVELA A NECESSIDADE DE SISTEMATIZAR ESPAÇOS DE FORMAÇÃO CONSTANTES QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA QUE A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS SEJA REALIZADA DE FORMA EFICAZ E ADEQUADA, RESPEITANDO ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS TANTO DOS USUÁRIOS QUANTO DOS PROFISSIONAIS." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, MÁS NOTÍCIAS, PANDEMIA, EDUCAÇÃO PERMANENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA_ID455_01112021121134.docx" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TEIXEIRA DE REZENDE" "autor_nome_curto" => "GABI" "autor_email" => "gabrielateixeiraderezende" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }