Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

A AÇÃO DIALÓGICA EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA ALCANÇAR OS INDICADORES ESTABELECIDOS PELO PROGRAMA PREVINE BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INDICADORES, PROGRAMA PREVINE BRASIL, RELATO DE EXPERIÊNCIA, Resumo ET 02 - Eixo Atenção
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79032
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 216
    "titulo" => "A AÇÃO DIALÓGICA EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA ALCANÇAR OS INDICADORES ESTABELECIDOS PELO PROGRAMA PREVINE BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: O PROGRAMA PREVINE BRASIL (PPB), APRESENTA UM NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE (APS), FOCADO NO AUMENTO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA E AMPLIAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE GESTANTES, CRIANÇAS MENORES DE UM ANO, HIPERTENSOS E DIABÉTICOS. ESSE MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO CARACTERIZA-SE COMO MISTO SENDO COMPOSTO POR TRÊS COMPONENTES: CAPITAÇÃO PONDERADA; INCENTIVO PARA AÇÕES ESTRATÉGICAS; E O COMPONENTE PAGAMENTO POR DESEMPENHO QUE ENGLOBA 07 INDICADORES A SEREM ALCANÇADOS PELAS EQUIPES DA APS. DESCRIÇÃO DO CASO/EXPERIÊNCIA: TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ENFERMEIRA DURANTE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADAS PARA O ALCANCE DE INDICADORES DO PPB, ATRAVÉS DE AÇÕES DIALÓGICAS. DESENVOLVIMENTO: NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DO ANO DE 2021, OBTIVE A OPORTUNIDADE DE REALIZAR ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA ALCANCE DOS INDICADORES ESTABELECIDOS PELO PPB, NA APS DO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO JOÃO-MS. FORAM ESTABELECIDOS DIÁLOGOS COM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMO ENFERMEIROS, DENTISTAS, TÉCNICOS DE HIGIENE BUCAL, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE FORMA A ORIENTAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES VIGENTES DO PPB, FORMA CORRETA DE REGISTRO DE CÓDIGOS DE LANÇAMENTO, BEM COMO A NECESSIDADE DOS CADASTROS DE USUÁRIOS ESTAREM ATUALIZADOS E CONSISTENTES. INTERVENÇÕES: AO ABORDAR DIALOGICAMENTE A FORMA COMO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENTENDIAM O PPB E REALIZAVAM O PREENCHIMENTO DOS CÓDIGOS DE LANÇAMENTO REFERENTES ÀS ATIVIDADES QUE ENVOLVIAM OS INDICADORES, TORNOU-SE POSSÍVEL RECONHECER AS FALHAS DE PREENCHIMENTO, BEM COMO PLANEJAR AÇÕES EM SAÚDE QUE PROPORCIONARAM MELHORA SIGNIFICATIVA DO RESULTADO DOS INDICADORES JÁ NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2021. NO SEGUNDO QUADRIMESTRE OCORREU MELHORA EXPRESSIVA DOS INDICADORES DO MUNICÍPIO QUE PASSA A FIGURAR ENTRE OS TRÊS MELHORES DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A INTERAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS ATRAVÉS DE AÇÕES DIALÓGICAS EDUCATIVAS CONFIGURA-SE COMO INSTRUMENTO DE SUCESSO PARA O ALCANCE DE INDICADORES ESTABELECIDOS, UMA VEZ QUE PERMITE A TROCA DE SABERES, EXPERIÊNCIAS, EXPECTATIVAS E ESTABELECE VÍNCULO ENTRE OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS PERMITINDO SEMPRE QUE NECESSÁRIO AOS PROFISSIONAIS SANAREM SUAS DÚVIDAS. AS AÇÕES DIALÓGICAS AINDA COLABORAM PARA FORTALECER A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE POIS, POSSIBILITAM AOS PROFISSIONAIS ENTENDEREM TODO O PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE PRODUÇÃO."
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 02 - Eixo Atenção"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INDICADORES, PROGRAMA PREVINE BRASIL, RELATO DE EXPERIÊNCIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA102_ID216_27102021160816.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA ZAGUE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA"
    "autor_email" => "cahssiazague@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79032
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 216
    "titulo" => "A AÇÃO DIALÓGICA EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA ALCANÇAR OS INDICADORES ESTABELECIDOS PELO PROGRAMA PREVINE BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: O PROGRAMA PREVINE BRASIL (PPB), APRESENTA UM NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE (APS), FOCADO NO AUMENTO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA E AMPLIAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE GESTANTES, CRIANÇAS MENORES DE UM ANO, HIPERTENSOS E DIABÉTICOS. ESSE MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO CARACTERIZA-SE COMO MISTO SENDO COMPOSTO POR TRÊS COMPONENTES: CAPITAÇÃO PONDERADA; INCENTIVO PARA AÇÕES ESTRATÉGICAS; E O COMPONENTE PAGAMENTO POR DESEMPENHO QUE ENGLOBA 07 INDICADORES A SEREM ALCANÇADOS PELAS EQUIPES DA APS. DESCRIÇÃO DO CASO/EXPERIÊNCIA: TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ENFERMEIRA DURANTE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADAS PARA O ALCANCE DE INDICADORES DO PPB, ATRAVÉS DE AÇÕES DIALÓGICAS. DESENVOLVIMENTO: NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DO ANO DE 2021, OBTIVE A OPORTUNIDADE DE REALIZAR ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA ALCANCE DOS INDICADORES ESTABELECIDOS PELO PPB, NA APS DO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO JOÃO-MS. FORAM ESTABELECIDOS DIÁLOGOS COM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMO ENFERMEIROS, DENTISTAS, TÉCNICOS DE HIGIENE BUCAL, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE FORMA A ORIENTAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES VIGENTES DO PPB, FORMA CORRETA DE REGISTRO DE CÓDIGOS DE LANÇAMENTO, BEM COMO A NECESSIDADE DOS CADASTROS DE USUÁRIOS ESTAREM ATUALIZADOS E CONSISTENTES. INTERVENÇÕES: AO ABORDAR DIALOGICAMENTE A FORMA COMO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENTENDIAM O PPB E REALIZAVAM O PREENCHIMENTO DOS CÓDIGOS DE LANÇAMENTO REFERENTES ÀS ATIVIDADES QUE ENVOLVIAM OS INDICADORES, TORNOU-SE POSSÍVEL RECONHECER AS FALHAS DE PREENCHIMENTO, BEM COMO PLANEJAR AÇÕES EM SAÚDE QUE PROPORCIONARAM MELHORA SIGNIFICATIVA DO RESULTADO DOS INDICADORES JÁ NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2021. NO SEGUNDO QUADRIMESTRE OCORREU MELHORA EXPRESSIVA DOS INDICADORES DO MUNICÍPIO QUE PASSA A FIGURAR ENTRE OS TRÊS MELHORES DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A INTERAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS ATRAVÉS DE AÇÕES DIALÓGICAS EDUCATIVAS CONFIGURA-SE COMO INSTRUMENTO DE SUCESSO PARA O ALCANCE DE INDICADORES ESTABELECIDOS, UMA VEZ QUE PERMITE A TROCA DE SABERES, EXPERIÊNCIAS, EXPECTATIVAS E ESTABELECE VÍNCULO ENTRE OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS PERMITINDO SEMPRE QUE NECESSÁRIO AOS PROFISSIONAIS SANAREM SUAS DÚVIDAS. AS AÇÕES DIALÓGICAS AINDA COLABORAM PARA FORTALECER A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE POIS, POSSIBILITAM AOS PROFISSIONAIS ENTENDEREM TODO O PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE PRODUÇÃO."
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 02 - Eixo Atenção"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INDICADORES, PROGRAMA PREVINE BRASIL, RELATO DE EXPERIÊNCIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA102_ID216_27102021160816.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA ZAGUE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA"
    "autor_email" => "cahssiazague@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: O PROGRAMA PREVINE BRASIL (PPB), APRESENTA UM NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE (APS), FOCADO NO AUMENTO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA E AMPLIAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE GESTANTES, CRIANÇAS MENORES DE UM ANO, HIPERTENSOS E DIABÉTICOS. ESSE MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO CARACTERIZA-SE COMO MISTO SENDO COMPOSTO POR TRÊS COMPONENTES: CAPITAÇÃO PONDERADA; INCENTIVO PARA AÇÕES ESTRATÉGICAS; E O COMPONENTE PAGAMENTO POR DESEMPENHO QUE ENGLOBA 07 INDICADORES A SEREM ALCANÇADOS PELAS EQUIPES DA APS. DESCRIÇÃO DO CASO/EXPERIÊNCIA: TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ENFERMEIRA DURANTE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADAS PARA O ALCANCE DE INDICADORES DO PPB, ATRAVÉS DE AÇÕES DIALÓGICAS. DESENVOLVIMENTO: NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DO ANO DE 2021, OBTIVE A OPORTUNIDADE DE REALIZAR ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA ALCANCE DOS INDICADORES ESTABELECIDOS PELO PPB, NA APS DO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO JOÃO-MS. FORAM ESTABELECIDOS DIÁLOGOS COM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMO ENFERMEIROS, DENTISTAS, TÉCNICOS DE HIGIENE BUCAL, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE FORMA A ORIENTAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES VIGENTES DO PPB, FORMA CORRETA DE REGISTRO DE CÓDIGOS DE LANÇAMENTO, BEM COMO A NECESSIDADE DOS CADASTROS DE USUÁRIOS ESTAREM ATUALIZADOS E CONSISTENTES. INTERVENÇÕES: AO ABORDAR DIALOGICAMENTE A FORMA COMO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENTENDIAM O PPB E REALIZAVAM O PREENCHIMENTO DOS CÓDIGOS DE LANÇAMENTO REFERENTES ÀS ATIVIDADES QUE ENVOLVIAM OS INDICADORES, TORNOU-SE POSSÍVEL RECONHECER AS FALHAS DE PREENCHIMENTO, BEM COMO PLANEJAR AÇÕES EM SAÚDE QUE PROPORCIONARAM MELHORA SIGNIFICATIVA DO RESULTADO DOS INDICADORES JÁ NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2021. NO SEGUNDO QUADRIMESTRE OCORREU MELHORA EXPRESSIVA DOS INDICADORES DO MUNICÍPIO QUE PASSA A FIGURAR ENTRE OS TRÊS MELHORES DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A INTERAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS ATRAVÉS DE AÇÕES DIALÓGICAS EDUCATIVAS CONFIGURA-SE COMO INSTRUMENTO DE SUCESSO PARA O ALCANCE DE INDICADORES ESTABELECIDOS, UMA VEZ QUE PERMITE A TROCA DE SABERES, EXPERIÊNCIAS, EXPECTATIVAS E ESTABELECE VÍNCULO ENTRE OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS PERMITINDO SEMPRE QUE NECESSÁRIO AOS PROFISSIONAIS SANAREM SUAS DÚVIDAS. AS AÇÕES DIALÓGICAS AINDA COLABORAM PARA FORTALECER A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE POIS, POSSIBILITAM AOS PROFISSIONAIS ENTENDEREM TODO O PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE PRODUÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.