IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM DIDÁTICO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA, NORTE DO PIAUÍ
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7386 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1682 "inscrito_id" => 4602 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM DIDÁTICO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA, NORTE DO PIAUÍ" "resumo" => "Tendo em vista a atual dificuldade para ministrar o conteúdo de Botânica no ensino médio de forma que os alunos o absorvam o satisfatoriamente, diversos autores recomendam que sejam utilizadas propostas didáticas diferenciadas como forma de aprendizado e fixação do conteúdo, visto que estas despertam curiosidade pela temática e trabalham outros valores importantes na formação do aluno. Neste sentido, a implantação de um jardim didático, por exemplo, constitui-se como um importante recurso para despertar o interesse do aluno, desenvolver níveis diferentes de experiência na área de Botânica, enriquecer sua personalidade em sala de aula e ainda simbolizar um instrumento pedagógico que leva o aluno à condição de construir, interagir e adquirir novos conhecimentos. Assim, foi desenvolvida, como proposta pedagógica, a implantação de um jardim didático com alunos de 2º ano de uma escola de ensino médio integral na cidade de Parnaíba, norte do Piauí, com o intuito de observar características morfológicas de diversas espécies do grupo das Angiospermas, além de classificá-las, atrelando desta maneira a teoria à prática. Este trabalho revelou que as propostas didáticas diferenciadas desempenham papel importante no desenvolvimento e na construção do conhecimento dos alunos e, sobretudo, destacou-se a necessidade de uma escolha criteriosa da metodologia empregada nas aulas de Botânica que considere a heterogeneidade de elementos que possam ser correlacionados com o cotidiano dos próprios alunos. Por fim, verificou-se que este trabalho contribuiu para a ampliação da produção de conhecimentos nessa escola vislumbrando, portanto a melhoria nos níveis de aprendizado no ensino de Botânica. Dessa maneira, o conhecimento descritivo, junto ao prático e ao cotidiano, melhora os níveis de aprendizado dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, FERRAMENTA DIDÁTICA, JARDIM DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_13_43_45_idinscrito_4602_e3192e7aef0a8b32d1039e6809baabf8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUANNA THAIMIRES BRANDÃO SOUZA" "autor_nome_curto" => "RUANNA" "autor_email" => "ruanna_na15@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7386 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1682 "inscrito_id" => 4602 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM DIDÁTICO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA, NORTE DO PIAUÍ" "resumo" => "Tendo em vista a atual dificuldade para ministrar o conteúdo de Botânica no ensino médio de forma que os alunos o absorvam o satisfatoriamente, diversos autores recomendam que sejam utilizadas propostas didáticas diferenciadas como forma de aprendizado e fixação do conteúdo, visto que estas despertam curiosidade pela temática e trabalham outros valores importantes na formação do aluno. Neste sentido, a implantação de um jardim didático, por exemplo, constitui-se como um importante recurso para despertar o interesse do aluno, desenvolver níveis diferentes de experiência na área de Botânica, enriquecer sua personalidade em sala de aula e ainda simbolizar um instrumento pedagógico que leva o aluno à condição de construir, interagir e adquirir novos conhecimentos. Assim, foi desenvolvida, como proposta pedagógica, a implantação de um jardim didático com alunos de 2º ano de uma escola de ensino médio integral na cidade de Parnaíba, norte do Piauí, com o intuito de observar características morfológicas de diversas espécies do grupo das Angiospermas, além de classificá-las, atrelando desta maneira a teoria à prática. Este trabalho revelou que as propostas didáticas diferenciadas desempenham papel importante no desenvolvimento e na construção do conhecimento dos alunos e, sobretudo, destacou-se a necessidade de uma escolha criteriosa da metodologia empregada nas aulas de Botânica que considere a heterogeneidade de elementos que possam ser correlacionados com o cotidiano dos próprios alunos. Por fim, verificou-se que este trabalho contribuiu para a ampliação da produção de conhecimentos nessa escola vislumbrando, portanto a melhoria nos níveis de aprendizado no ensino de Botânica. Dessa maneira, o conhecimento descritivo, junto ao prático e ao cotidiano, melhora os níveis de aprendizado dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, FERRAMENTA DIDÁTICA, JARDIM DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_13_43_45_idinscrito_4602_e3192e7aef0a8b32d1039e6809baabf8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUANNA THAIMIRES BRANDÃO SOUZA" "autor_nome_curto" => "RUANNA" "autor_email" => "ruanna_na15@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }