REFLEXÕES DA PRÁTICA EFETIVA E EFICAZ DO PROFESSOR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7891 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1135 "inscrito_id" => 1305 "titulo" => "REFLEXÕES DA PRÁTICA EFETIVA E EFICAZ DO PROFESSOR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "REFLEXÕES DA PRÁTICA EFETIVA E EFICAZ DO PROFESSOR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOSGUERRA, Maria JoséUniversidade Estadual da Paraíba mariajguerra@oi.com.brNEVES, Benilde Cassandra Universidade Estadual da Paraíba benildecassandra2@gmail.com RESUMOEste trabalho de comunicação pretende apresentar e discutir a superficialidade das aulas de língua maternas na modalidade de ensino da Educação Jovens e Adultos (EJA), a partir do que diz o aluno pesquisado. Adota uma metodologia de abordagem qualitativa com a aplicação de um questionário numa turma de 23 alunos, na faixa etária entre 20 e 69 que estão matriculados no II Segmento da EJA. Contudo para a dimensão que assume o corpus para este estudo foi selecionado apenas uma “amostra de 5 alunos”, na faixa etária entre 20 e 69 anos. O aporte teórico que fundamenta a nossa análise se baseia nos estudos de Antunes (2003), Marcuschi (2003 e 2007), Oliveira (2010), Santos (2004) e outros. Os resultados da análise mostram, no seu conjunto, a importância do contexto nas propostas dadas: por um lado, o contexto fornecido pelo professor não trabalha com a oralidade nem com a leitura da forma que deveria ser trabalhado o que deixa o ensino descontextualizado; e, por outro lado, o contexto específico da atividade do aluno em língua portuguesa é dado para o aluno trabalhar com palavras e frases, sem contexto, o que torna o ato de escrever um verdadeiro martírio para os alunos da EJA, pois trata a escrita como dom e não como processo. Esse tipo de prática acaba por obrigar os alunos a decorarem regras e mais regras que depois não podem ser incorporada ao contexto social de cada um. Fazendo com que o EJA seja uma modalidade de ensino cada vez mais superficial e insuficiente, na formação de leitores e agentes sociais. Como consequência dessa superficialidade há uma grande evasão escolar, pois os alunos não sabem o uso social da língua portuguesa e sua importância no contexto social de sua existência. De fato, a produção da escrita, como processo, é trabalhoso, requer a formação de um professor reflexivo, capaz de mudança e de tomada de decisões geradas por meio do processo de reflexão sobre a prática.Palavras chave: Reflexão da prática. Escrita e Leitura. Ensino de jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "REFLEXÃO DA PRÁTICA, ENSINO DE JOVENS E ADULTOS, ESCRITA E LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_19_28_32_idinscrito_1305_b6129887dbf4213ec709566f982ab6b6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GUERRA" "autor_nome_curto" => "GUERRA" "autor_email" => "mariajguerra@superig.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7891 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1135 "inscrito_id" => 1305 "titulo" => "REFLEXÕES DA PRÁTICA EFETIVA E EFICAZ DO PROFESSOR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "REFLEXÕES DA PRÁTICA EFETIVA E EFICAZ DO PROFESSOR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOSGUERRA, Maria JoséUniversidade Estadual da Paraíba mariajguerra@oi.com.brNEVES, Benilde Cassandra Universidade Estadual da Paraíba benildecassandra2@gmail.com RESUMOEste trabalho de comunicação pretende apresentar e discutir a superficialidade das aulas de língua maternas na modalidade de ensino da Educação Jovens e Adultos (EJA), a partir do que diz o aluno pesquisado. Adota uma metodologia de abordagem qualitativa com a aplicação de um questionário numa turma de 23 alunos, na faixa etária entre 20 e 69 que estão matriculados no II Segmento da EJA. Contudo para a dimensão que assume o corpus para este estudo foi selecionado apenas uma “amostra de 5 alunos”, na faixa etária entre 20 e 69 anos. O aporte teórico que fundamenta a nossa análise se baseia nos estudos de Antunes (2003), Marcuschi (2003 e 2007), Oliveira (2010), Santos (2004) e outros. Os resultados da análise mostram, no seu conjunto, a importância do contexto nas propostas dadas: por um lado, o contexto fornecido pelo professor não trabalha com a oralidade nem com a leitura da forma que deveria ser trabalhado o que deixa o ensino descontextualizado; e, por outro lado, o contexto específico da atividade do aluno em língua portuguesa é dado para o aluno trabalhar com palavras e frases, sem contexto, o que torna o ato de escrever um verdadeiro martírio para os alunos da EJA, pois trata a escrita como dom e não como processo. Esse tipo de prática acaba por obrigar os alunos a decorarem regras e mais regras que depois não podem ser incorporada ao contexto social de cada um. Fazendo com que o EJA seja uma modalidade de ensino cada vez mais superficial e insuficiente, na formação de leitores e agentes sociais. Como consequência dessa superficialidade há uma grande evasão escolar, pois os alunos não sabem o uso social da língua portuguesa e sua importância no contexto social de sua existência. De fato, a produção da escrita, como processo, é trabalhoso, requer a formação de um professor reflexivo, capaz de mudança e de tomada de decisões geradas por meio do processo de reflexão sobre a prática.Palavras chave: Reflexão da prática. Escrita e Leitura. Ensino de jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "REFLEXÃO DA PRÁTICA, ENSINO DE JOVENS E ADULTOS, ESCRITA E LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_19_28_32_idinscrito_1305_b6129887dbf4213ec709566f982ab6b6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GUERRA" "autor_nome_curto" => "GUERRA" "autor_email" => "mariajguerra@superig.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }