AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6939 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1492 "inscrito_id" => 3363 "titulo" => "AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo tem a pretensão de apontar elementos que possam servir ao debate cada dia mais necessário quanto ao uso de novas formas didáticas e metodológicas para a inovação de práticas de ensino. Sabe-se que toda mudança origina certa resistência, que em sua grande maioria, está ligada a insegurança que uma nova prática metodológica pode vir a causar, porém, deve-se instigar a importância da contribuição que novas formas didático-pedagógicas têm como aporte para o ensino-aprendizagem. Deparando-se com novas ferramentas de apoio para um processo educativo de excelência, encontram-se as novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, as quais ganham ênfase como recurso pedagógico, pois oferecem seus espaços para discussões, reflexões, através do uso planejado de sites, blogs, imagens, filmes, documentários, wikis, games, vídeo aulas, ajudando a construir redes de saberes a qual termina por estreitar os laços entre alunos e alunos, alunos e professores, como também professores e professores, minimizando por várias vezes o cânone temporal, através do uso das TICs. Vale salientar que o uso do computador, desde que foi incrementado a educação, foi inserido, em experimentos e rotinas apropriadas à pedagogia ativa e ao construtivismo, sendo assim, tornou acessível programas cada vez mais interativos, criativos, ricos em funções para a área da educação. Nesta busca de um novo panorama de inovações e mudanças oriundas da Web 2.0, percebe-se que a partir do momento que é bem planejada pelo professor desenvolve habilidades criativas, visual, motora, motivando a pesquisa, a interatividade, gerando de forma naturais novas possibilidade de ensino e pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, INOVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_20_41_23_idinscrito_3363_643b2952ea737a47796d5558ab2249df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PETRONILA BEATRIZ LOPES GUEDES" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ LOPES" "autor_email" => "beatriz.1988@ig.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6939 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1492 "inscrito_id" => 3363 "titulo" => "AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo tem a pretensão de apontar elementos que possam servir ao debate cada dia mais necessário quanto ao uso de novas formas didáticas e metodológicas para a inovação de práticas de ensino. Sabe-se que toda mudança origina certa resistência, que em sua grande maioria, está ligada a insegurança que uma nova prática metodológica pode vir a causar, porém, deve-se instigar a importância da contribuição que novas formas didático-pedagógicas têm como aporte para o ensino-aprendizagem. Deparando-se com novas ferramentas de apoio para um processo educativo de excelência, encontram-se as novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, as quais ganham ênfase como recurso pedagógico, pois oferecem seus espaços para discussões, reflexões, através do uso planejado de sites, blogs, imagens, filmes, documentários, wikis, games, vídeo aulas, ajudando a construir redes de saberes a qual termina por estreitar os laços entre alunos e alunos, alunos e professores, como também professores e professores, minimizando por várias vezes o cânone temporal, através do uso das TICs. Vale salientar que o uso do computador, desde que foi incrementado a educação, foi inserido, em experimentos e rotinas apropriadas à pedagogia ativa e ao construtivismo, sendo assim, tornou acessível programas cada vez mais interativos, criativos, ricos em funções para a área da educação. Nesta busca de um novo panorama de inovações e mudanças oriundas da Web 2.0, percebe-se que a partir do momento que é bem planejada pelo professor desenvolve habilidades criativas, visual, motora, motivando a pesquisa, a interatividade, gerando de forma naturais novas possibilidade de ensino e pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, INOVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_20_41_23_idinscrito_3363_643b2952ea737a47796d5558ab2249df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PETRONILA BEATRIZ LOPES GUEDES" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ LOPES" "autor_email" => "beatriz.1988@ig.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }