CAÇA PALAVRAS: UMA NOVA PESPECTIVA PARA A TABELA PERIÓDICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6990 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1417 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "CAÇA PALAVRAS: UMA NOVA PESPECTIVA PARA A TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "Ultimamente é notório a utilização de atividades lúdicas no Ensino de química, este artigo tem como objetivo desenvolver a percepção cognitiva através dos jogos lúdicos inseridos no conteúdo de Tabela Periódica. A proposta teve início com a produção do caça palavras tomando como base as dificuldades existentes na aprendizagem do conteúdo “ Tabela Periódica”. Com a continuidade foi aplicado o jogo com os 25 alunos participantes do projeto “Ações Construtivas do Conhecimento Químico em Escolas Públicas da Paraíba” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula localizada em Campina Grande. O jogo foi confeccionado de forma simples e requer apenas noções básicas de informática, estando ao alcance de qualquer professor que necessite usá-lo. Foi realizada uma avaliação individual para análise de resultados; constatamos inicialmente uma apatia com relação a aula conceitual e uma desmotivação com a relação a Química, que posteriormente observamos a mudança do quadro positivamente. Após nova avaliação notamos uma melhoria acentuada com relação ao conteúdo exposto tanto na aula conceitual quanto na atividade lúdica (jogo). O nosso objetivo foi apresentar o conteúdo sob uma nova perspectiva demonstrando que é possível compreender diversos temas numa nova óptica, através da ludicidade, constatamos a necessidade de uma preparação especifica, em termos de dados coletados através das contribuições das atividades para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Destacando as atividades executadas foi possível verificar na prática o que realmente estimula a criatividade dos alunos tornando prazeroso o estudo do conteúdo tabela periódica o qual era menosprezado e alvo de apatia. O professor, ao realizar atividades lúdicas de maneira diferenciada, está quebrando barreiras, contudo, é necessário que o mesmo não desanime se, ao trazer uma atividade lúdica que ache interessante, a turma demonstre pouco ou nenhum interesse, volte ao passado, ao tradicional. Mas é importante que continue pesquisando, experimentando, elaborando outras atividades do interesse dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_10_31_26_idinscrito_23_9a797f8f5833a481b218975e70be3199.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANOELA LUCIANA ESTRELA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EMANOELA ESTRELA" "autor_email" => "emanoela_estrela@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6990 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1417 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "CAÇA PALAVRAS: UMA NOVA PESPECTIVA PARA A TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "Ultimamente é notório a utilização de atividades lúdicas no Ensino de química, este artigo tem como objetivo desenvolver a percepção cognitiva através dos jogos lúdicos inseridos no conteúdo de Tabela Periódica. A proposta teve início com a produção do caça palavras tomando como base as dificuldades existentes na aprendizagem do conteúdo “ Tabela Periódica”. Com a continuidade foi aplicado o jogo com os 25 alunos participantes do projeto “Ações Construtivas do Conhecimento Químico em Escolas Públicas da Paraíba” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula localizada em Campina Grande. O jogo foi confeccionado de forma simples e requer apenas noções básicas de informática, estando ao alcance de qualquer professor que necessite usá-lo. Foi realizada uma avaliação individual para análise de resultados; constatamos inicialmente uma apatia com relação a aula conceitual e uma desmotivação com a relação a Química, que posteriormente observamos a mudança do quadro positivamente. Após nova avaliação notamos uma melhoria acentuada com relação ao conteúdo exposto tanto na aula conceitual quanto na atividade lúdica (jogo). O nosso objetivo foi apresentar o conteúdo sob uma nova perspectiva demonstrando que é possível compreender diversos temas numa nova óptica, através da ludicidade, constatamos a necessidade de uma preparação especifica, em termos de dados coletados através das contribuições das atividades para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Destacando as atividades executadas foi possível verificar na prática o que realmente estimula a criatividade dos alunos tornando prazeroso o estudo do conteúdo tabela periódica o qual era menosprezado e alvo de apatia. O professor, ao realizar atividades lúdicas de maneira diferenciada, está quebrando barreiras, contudo, é necessário que o mesmo não desanime se, ao trazer uma atividade lúdica que ache interessante, a turma demonstre pouco ou nenhum interesse, volte ao passado, ao tradicional. Mas é importante que continue pesquisando, experimentando, elaborando outras atividades do interesse dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_10_31_26_idinscrito_23_9a797f8f5833a481b218975e70be3199.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANOELA LUCIANA ESTRELA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EMANOELA ESTRELA" "autor_email" => "emanoela_estrela@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }