Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAÇA PALAVRAS: UMA NOVA PESPECTIVA PARA A TABELA PERIÓDICA

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Pôster (PO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6990
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1417
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "CAÇA PALAVRAS: UMA NOVA PESPECTIVA PARA A TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "Ultimamente é notório a utilização de atividades lúdicas no Ensino de química, este artigo tem como objetivo desenvolver a percepção cognitiva através dos jogos lúdicos inseridos no conteúdo de Tabela Periódica. A proposta teve início com a produção do caça palavras tomando como base as dificuldades existentes na aprendizagem do conteúdo “ Tabela Periódica”. Com a continuidade foi aplicado o jogo com os 25 alunos participantes do projeto “Ações Construtivas do Conhecimento Químico em Escolas Públicas da Paraíba” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula localizada em Campina Grande. O jogo foi confeccionado de forma simples e requer apenas noções básicas de informática, estando ao alcance de qualquer professor que necessite usá-lo. Foi realizada uma avaliação individual para análise de resultados; constatamos inicialmente uma apatia com relação a aula conceitual e uma desmotivação com a relação a Química, que posteriormente observamos a mudança do quadro positivamente. Após nova avaliação notamos uma melhoria acentuada com relação ao conteúdo exposto tanto na aula conceitual  quanto na atividade lúdica (jogo). O nosso objetivo foi apresentar o conteúdo sob uma nova perspectiva demonstrando que é possível compreender diversos temas numa nova óptica, através da ludicidade, constatamos a necessidade de uma preparação especifica, em termos de dados coletados através das contribuições das atividades para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Destacando as atividades executadas foi possível verificar na prática o que realmente estimula a criatividade dos alunos tornando prazeroso o estudo do conteúdo tabela periódica o qual era menosprezado e alvo de apatia. O professor, ao realizar atividades lúdicas de maneira diferenciada, está quebrando barreiras, contudo, é necessário que o mesmo não desanime se, ao trazer uma atividade lúdica que ache interessante, a turma demonstre pouco ou nenhum interesse, volte ao passado, ao tradicional. Mas é importante que continue pesquisando, experimentando, elaborando outras atividades do interesse dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_10_31_26_idinscrito_23_9a797f8f5833a481b218975e70be3199.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANOELA LUCIANA ESTRELA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EMANOELA ESTRELA"
    "autor_email" => "emanoela_estrela@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6990
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1417
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "CAÇA PALAVRAS: UMA NOVA PESPECTIVA PARA A TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "Ultimamente é notório a utilização de atividades lúdicas no Ensino de química, este artigo tem como objetivo desenvolver a percepção cognitiva através dos jogos lúdicos inseridos no conteúdo de Tabela Periódica. A proposta teve início com a produção do caça palavras tomando como base as dificuldades existentes na aprendizagem do conteúdo “ Tabela Periódica”. Com a continuidade foi aplicado o jogo com os 25 alunos participantes do projeto “Ações Construtivas do Conhecimento Químico em Escolas Públicas da Paraíba” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula localizada em Campina Grande. O jogo foi confeccionado de forma simples e requer apenas noções básicas de informática, estando ao alcance de qualquer professor que necessite usá-lo. Foi realizada uma avaliação individual para análise de resultados; constatamos inicialmente uma apatia com relação a aula conceitual e uma desmotivação com a relação a Química, que posteriormente observamos a mudança do quadro positivamente. Após nova avaliação notamos uma melhoria acentuada com relação ao conteúdo exposto tanto na aula conceitual  quanto na atividade lúdica (jogo). O nosso objetivo foi apresentar o conteúdo sob uma nova perspectiva demonstrando que é possível compreender diversos temas numa nova óptica, através da ludicidade, constatamos a necessidade de uma preparação especifica, em termos de dados coletados através das contribuições das atividades para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Destacando as atividades executadas foi possível verificar na prática o que realmente estimula a criatividade dos alunos tornando prazeroso o estudo do conteúdo tabela periódica o qual era menosprezado e alvo de apatia. O professor, ao realizar atividades lúdicas de maneira diferenciada, está quebrando barreiras, contudo, é necessário que o mesmo não desanime se, ao trazer uma atividade lúdica que ache interessante, a turma demonstre pouco ou nenhum interesse, volte ao passado, ao tradicional. Mas é importante que continue pesquisando, experimentando, elaborando outras atividades do interesse dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_10_31_26_idinscrito_23_9a797f8f5833a481b218975e70be3199.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANOELA LUCIANA ESTRELA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EMANOELA ESTRELA"
    "autor_email" => "emanoela_estrela@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Ultimamente é notório a utilização de atividades lúdicas no Ensino de química, este artigo tem como objetivo desenvolver a percepção cognitiva através dos jogos lúdicos inseridos no conteúdo de Tabela Periódica. A proposta teve início com a produção do caça palavras tomando como base as dificuldades existentes na aprendizagem do conteúdo “ Tabela Periódica”. Com a continuidade foi aplicado o jogo com os 25 alunos participantes do projeto “Ações Construtivas do Conhecimento Químico em Escolas Públicas da Paraíba” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula localizada em Campina Grande. O jogo foi confeccionado de forma simples e requer apenas noções básicas de informática, estando ao alcance de qualquer professor que necessite usá-lo. Foi realizada uma avaliação individual para análise de resultados; constatamos inicialmente uma apatia com relação a aula conceitual e uma desmotivação com a relação a Química, que posteriormente observamos a mudança do quadro positivamente. Após nova avaliação notamos uma melhoria acentuada com relação ao conteúdo exposto tanto na aula conceitual quanto na atividade lúdica (jogo). O nosso objetivo foi apresentar o conteúdo sob uma nova perspectiva demonstrando que é possível compreender diversos temas numa nova óptica, através da ludicidade, constatamos a necessidade de uma preparação especifica, em termos de dados coletados através das contribuições das atividades para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Destacando as atividades executadas foi possível verificar na prática o que realmente estimula a criatividade dos alunos tornando prazeroso o estudo do conteúdo tabela periódica o qual era menosprezado e alvo de apatia. O professor, ao realizar atividades lúdicas de maneira diferenciada, está quebrando barreiras, contudo, é necessário que o mesmo não desanime se, ao trazer uma atividade lúdica que ache interessante, a turma demonstre pouco ou nenhum interesse, volte ao passado, ao tradicional. Mas é importante que continue pesquisando, experimentando, elaborando outras atividades do interesse dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.