REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: O ATO DE EDUCAR SOB O OLHAR FILOSÓFICO.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7893 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1362 "inscrito_id" => 32935 "titulo" => "REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: O ATO DE EDUCAR SOB O OLHAR FILOSÓFICO." "resumo" => "Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica a partir de uma compreensão da filosofia da educação. Para tanto, buscamos reflexões sobre a contribuição da filosofia para a educação, pois historicamente, o ato de educar e filosofar estão interligados, corroborando com Severino (1999, p.19) “educação e filosofia sempre estiveram juntas e próximas”. Desta feita, propomos analisar as reflexões e perspectivas que permeiam o debate sobre filosofia e educação. Partimos de discussão teórico-filosófica de autores como Castoriadis (1987); Severino (1990); Saviani (1990; 2011); Carvalho (2011) dentre outros que contribuem para abordar a temática. No âmbito das reflexões postas, surgem diversos questionamentos, tais como: Para que serve uma filosofia da educação? O filosofar não constitui um ato propriamente pedagógico/educativo? E a prática educativa não é propriamente filosófica? Na tentativa de elucidar estas questões e promover reflexões no âmbito da filosofia da educação realizamos um estudo de cunho qualitativo, uma vez que nos proporciona uma visão holística dos fenômenos estudados, a partir de uma pesquisa bibliográfica. O interesse em abordar a referida temática, se dá a partir da compreensão de que o fazer pedagógico deve ser dotado de reflexões filosóficas sobre as ações que se desenvolvem no âmbito educacional, para superar uma condição meramente mecânica da atividade docente e partir para um conhecimento elaborado, sistematizado. Para Saviani (1990) as diversas concepções filosóficas da educação envolvem as teorias e as práticas educacionais, e influencia a formação do próprio educador. Isto demanda uma perspectiva da filosofia da educação para superar a condição de senso comum das práticas pedagógicas e elevá-la ao nível da consciência filosófica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, PRÁTICA EDUCATIVA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_20_11_24_idinscrito_32935_f9adde706f89c56c69f14f26ea1355b6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUZIRENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUZIRENE" "autor_email" => "biolyzzi@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7893 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1362 "inscrito_id" => 32935 "titulo" => "REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: O ATO DE EDUCAR SOB O OLHAR FILOSÓFICO." "resumo" => "Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica a partir de uma compreensão da filosofia da educação. Para tanto, buscamos reflexões sobre a contribuição da filosofia para a educação, pois historicamente, o ato de educar e filosofar estão interligados, corroborando com Severino (1999, p.19) “educação e filosofia sempre estiveram juntas e próximas”. Desta feita, propomos analisar as reflexões e perspectivas que permeiam o debate sobre filosofia e educação. Partimos de discussão teórico-filosófica de autores como Castoriadis (1987); Severino (1990); Saviani (1990; 2011); Carvalho (2011) dentre outros que contribuem para abordar a temática. No âmbito das reflexões postas, surgem diversos questionamentos, tais como: Para que serve uma filosofia da educação? O filosofar não constitui um ato propriamente pedagógico/educativo? E a prática educativa não é propriamente filosófica? Na tentativa de elucidar estas questões e promover reflexões no âmbito da filosofia da educação realizamos um estudo de cunho qualitativo, uma vez que nos proporciona uma visão holística dos fenômenos estudados, a partir de uma pesquisa bibliográfica. O interesse em abordar a referida temática, se dá a partir da compreensão de que o fazer pedagógico deve ser dotado de reflexões filosóficas sobre as ações que se desenvolvem no âmbito educacional, para superar uma condição meramente mecânica da atividade docente e partir para um conhecimento elaborado, sistematizado. Para Saviani (1990) as diversas concepções filosóficas da educação envolvem as teorias e as práticas educacionais, e influencia a formação do próprio educador. Isto demanda uma perspectiva da filosofia da educação para superar a condição de senso comum das práticas pedagógicas e elevá-la ao nível da consciência filosófica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, PRÁTICA EDUCATIVA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_20_11_24_idinscrito_32935_f9adde706f89c56c69f14f26ea1355b6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUZIRENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUZIRENE" "autor_email" => "biolyzzi@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }