CULTURAS DA INFÂNCIA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7046 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1282 "inscrito_id" => 3622 "titulo" => "CULTURAS DA INFÂNCIA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA" "resumo" => "Estudo situa-se no campo da Sociologia da Infância, utilizam-se como referencial teórico os autores: Sarmento (1997), Arroyo (2008),Kuhlmann Jr. (1998), Sarmento (2005),Brougere (1998), Prado (2009), Corsaro (2002), Quintero (2001),as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009). Tem como objetivo analisar a cultura infantil na pré-escola através das brincadeiras e do faz-de-conta; Identificar o espaço-tempo do brincar; Analisar a interação das crianças e seus pares e com os adultos; Identificar a reação das crianças à rotina da Instituição de Educação Infantil. A pesquisa de campo, ainda está em andamento, visa desenvolver-se através de uma pesquisa qualitativa Utiliza-se o método etnográfico, entendendo-o como o mais apropriado para o estudo, respeitando a ética, o direito de participação das crianças, partindo da concepção de que são atores sociais, seres de direitos e deveres. Como instrumentos de pesquisa está sendo adotado um roteiro de pesquisa semi-estruturada, fotografias. Se desenvolverá na turma de pré-escola em que a pesquisadora leciona com crianças de 3-4 anos da pré-escola na escola U.E.B Nova Araçagy localizada em Raposa, região metropolitana de São Luís Corsaro (2009) afirma como vantagens desse método estão em seu poder descritivo, a capacidade de incorporação da forma, do contexto, da função do comportamento do grupo pesquisado, a capacidade de coleta de dados a partir de notas que variam a partir do caderno de campo, ou gravações e vídeo sobre a realidade observada. Como estratégias são elencadas a aceitação do grupo social pesquisado; a coleta de dados; descrição minuciosa da cultura observada; interpretação da descrição e geração de uma teoria que interprete os dados coletados ao invés de se considerar hipóteses pré-estabelecidas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "CULTURA INFANTIL, INFÂNCIA, PRÉ-ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_23_38_12_idinscrito_3622_25b7f12dcd6ea4e685616458609bbd32.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA AUGUSTA MELO MENDES" "autor_nome_curto" => "CAMILA MENDES" "autor_email" => "milka730@msn.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7046 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1282 "inscrito_id" => 3622 "titulo" => "CULTURAS DA INFÂNCIA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA" "resumo" => "Estudo situa-se no campo da Sociologia da Infância, utilizam-se como referencial teórico os autores: Sarmento (1997), Arroyo (2008),Kuhlmann Jr. (1998), Sarmento (2005),Brougere (1998), Prado (2009), Corsaro (2002), Quintero (2001),as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009). Tem como objetivo analisar a cultura infantil na pré-escola através das brincadeiras e do faz-de-conta; Identificar o espaço-tempo do brincar; Analisar a interação das crianças e seus pares e com os adultos; Identificar a reação das crianças à rotina da Instituição de Educação Infantil. A pesquisa de campo, ainda está em andamento, visa desenvolver-se através de uma pesquisa qualitativa Utiliza-se o método etnográfico, entendendo-o como o mais apropriado para o estudo, respeitando a ética, o direito de participação das crianças, partindo da concepção de que são atores sociais, seres de direitos e deveres. Como instrumentos de pesquisa está sendo adotado um roteiro de pesquisa semi-estruturada, fotografias. Se desenvolverá na turma de pré-escola em que a pesquisadora leciona com crianças de 3-4 anos da pré-escola na escola U.E.B Nova Araçagy localizada em Raposa, região metropolitana de São Luís Corsaro (2009) afirma como vantagens desse método estão em seu poder descritivo, a capacidade de incorporação da forma, do contexto, da função do comportamento do grupo pesquisado, a capacidade de coleta de dados a partir de notas que variam a partir do caderno de campo, ou gravações e vídeo sobre a realidade observada. Como estratégias são elencadas a aceitação do grupo social pesquisado; a coleta de dados; descrição minuciosa da cultura observada; interpretação da descrição e geração de uma teoria que interprete os dados coletados ao invés de se considerar hipóteses pré-estabelecidas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "CULTURA INFANTIL, INFÂNCIA, PRÉ-ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_23_38_12_idinscrito_3622_25b7f12dcd6ea4e685616458609bbd32.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA AUGUSTA MELO MENDES" "autor_nome_curto" => "CAMILA MENDES" "autor_email" => "milka730@msn.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }