PIBID-DIVERSIDADE: CONHECENDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA SANTA TEREZINHA, MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS/RR
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7772 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 4346 "titulo" => "PIBID-DIVERSIDADE: CONHECENDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA SANTA TEREZINHA, MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS/RR" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O interesse pela temática surgiu através do desenvolvimento das atividades do PIBID-Diversidade na Escola Municipal Santa Terezinha, localizada na Vicinal 11, no município de Rorainópolis/RR. A experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atendidos pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) despertou meu interesse acerca de sua realidade e dos motivos que levaram esses alunos à evasão escolar e, atualmente, à volta para a escola. OBJETIVOS: Conhecer os motivos que levaram os alunos à evasão escolar, quando mais jovens, e os motivos do atual retorno à sala de aula. METODOLOGIA: A pesquisa de campo qualitativa foi realizada na escola. Os sujeitos da pesquisa são professores e alunos com idades entre 33 e 41 anos. As informações sobre as causas que provocaram a desistência da escola, sobre os desafios enfrentados pela comunidade escolar, sobre quais incentivos que motivaram o regresso à escola e as novas perspectivas foram coletadas através das técnicas de observação participante, relatos de experiência, conversas com professores e alunos. CONCLUSÃO: De acordo com os dados obtidos, as causas mais frequentes para a evasão destes alunos foram: a falta de transporte escolar, o envolvimento e relacionamentos amorosos que levaram ao casamento, e o trabalho pesado da roça. Quanto ao retorno das atividades escolares foram motivados pela “vontade de compreender o mundo ao redor”, pelo desejo de satisfação do seu “eu” pessoal e de aprender “conhecimentos científicos” e pela implantação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) na comunidades dos alunos . Os maiores desafios e dificuldades identificados pelos alunos que regressam à escola são a limitação do tempo para o estudo em casa, fora do espaço da escola. Percebem que esse fato faz com que o processo de aprendizagem seja deficiente, embora seja grande a determinação. É grande o interesse dos alunos, que embora com sono e cansado dos trabalhos do dia-a-dia, vão para a escola com o objetivo de realizar um desejo pessoal, na expectativa de aprender e conhecer diversos assuntos. Assim, os dados obtidos através desta pesquisa corroboram com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), que apontam que, no Brasil, apenas cerca de 5% dos alunos matriculados no 1º ano concluem a formação do Ensino Fundamental e que as causas possíveis para a evasão escolar são as condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos encaminhamentos didáticos-pedagógicos (IBGE, 2007)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, EVASÃO, PRONERA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_07_2014_18_45_27_idinscrito_4346_a485f10470fc0fba74a436d0ed919e20.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDINAURA DE SOUZA DUTRA" "autor_nome_curto" => "LEIDINAURA" "autor_email" => "leidijdutra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA-UFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7772 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 4346 "titulo" => "PIBID-DIVERSIDADE: CONHECENDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA SANTA TEREZINHA, MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS/RR" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O interesse pela temática surgiu através do desenvolvimento das atividades do PIBID-Diversidade na Escola Municipal Santa Terezinha, localizada na Vicinal 11, no município de Rorainópolis/RR. A experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atendidos pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) despertou meu interesse acerca de sua realidade e dos motivos que levaram esses alunos à evasão escolar e, atualmente, à volta para a escola. OBJETIVOS: Conhecer os motivos que levaram os alunos à evasão escolar, quando mais jovens, e os motivos do atual retorno à sala de aula. METODOLOGIA: A pesquisa de campo qualitativa foi realizada na escola. Os sujeitos da pesquisa são professores e alunos com idades entre 33 e 41 anos. As informações sobre as causas que provocaram a desistência da escola, sobre os desafios enfrentados pela comunidade escolar, sobre quais incentivos que motivaram o regresso à escola e as novas perspectivas foram coletadas através das técnicas de observação participante, relatos de experiência, conversas com professores e alunos. CONCLUSÃO: De acordo com os dados obtidos, as causas mais frequentes para a evasão destes alunos foram: a falta de transporte escolar, o envolvimento e relacionamentos amorosos que levaram ao casamento, e o trabalho pesado da roça. Quanto ao retorno das atividades escolares foram motivados pela “vontade de compreender o mundo ao redor”, pelo desejo de satisfação do seu “eu” pessoal e de aprender “conhecimentos científicos” e pela implantação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) na comunidades dos alunos . Os maiores desafios e dificuldades identificados pelos alunos que regressam à escola são a limitação do tempo para o estudo em casa, fora do espaço da escola. Percebem que esse fato faz com que o processo de aprendizagem seja deficiente, embora seja grande a determinação. É grande o interesse dos alunos, que embora com sono e cansado dos trabalhos do dia-a-dia, vão para a escola com o objetivo de realizar um desejo pessoal, na expectativa de aprender e conhecer diversos assuntos. Assim, os dados obtidos através desta pesquisa corroboram com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), que apontam que, no Brasil, apenas cerca de 5% dos alunos matriculados no 1º ano concluem a formação do Ensino Fundamental e que as causas possíveis para a evasão escolar são as condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos encaminhamentos didáticos-pedagógicos (IBGE, 2007)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, EVASÃO, PRONERA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_07_2014_18_45_27_idinscrito_4346_a485f10470fc0fba74a436d0ed919e20.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDINAURA DE SOUZA DUTRA" "autor_nome_curto" => "LEIDINAURA" "autor_email" => "leidijdutra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA-UFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }