ESCOLA SEGUNDO PIERRE BOURDIE, MICHEL FOUCAULT E PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE CRÍTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7243 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 1191 "titulo" => "ESCOLA SEGUNDO PIERRE BOURDIE, MICHEL FOUCAULT E PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE CRÍTICA" "resumo" => "Introdução: A idéia de juntar pessoas em um local para a captação de conhecimento e difusão de saberes vem desde a Antiguidade. O sistema de educação primária iniciou-se em diversas partes no mundo: Grécia, Roma, Índia e China cada um embebecido com sua cultura local. Mas foi na Europa, durante os séculos XIV e XV ocorreu a expansão da instituição pela necessidade de divulgar os preceitos e da escrita entre os mais nobres. Aos poucos a escola consegue se transforma num local de controle eclesiástico e político do povo. Frequentá-la é uma prova de honradez, utilidade e de crescimento profissional. Na verdade, a oferta de aprendizado é centrada na aquisição de competências precisas para o desempenho do papel do sujeito como cidadão. Objetivos: O objetivo geral deste trabalho visa retirar das produções cientificas de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Paulo Freire posicionamentos concordantes e discordantes. Além de revisar os documentos existentes sobre os autores, ordenar as principais idéias, a partir da revisão de literatura, com o objetivo especifico de analisar e interpretar as críticas feitas ao sistema escolar. Metodologia: Realizou-se uma seleção de várias produções cientificas, livros, periódicos e artigos cujos autores são sociólogos e filósofos educacionais, a fim de identificar suas principais ideias em relação a instituição “escola” . O estudo se voltar para duas questões básicas: análise comparativa das obras de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Paulo Freire e a construção de ideia conclusiva, quanto tema. A Pesquisa bibliográfica eiva-se de caráter qualitativo e descritivo. Resultados: A função da escola, ao longo do tempo assumiu diversas conotações quanto seu verdadeiro papel. E diante das analises dos discursos de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Paulo Freire verificou-se, claramente concepções diferentes, ora concordantes e discordantes. Conclusão: Apesar dos autores não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas idéias ajudaram a compreender o significado social da instituição, onde a educação deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva. PALAVRAS-CHAVES: escola, educação, ensino REFERÊNCIASALMEIDA CUNHA, Maria Amália de. O conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica. Perspectiva, v. 25, n. 2, p. 503-524, 2007.BORGES, Juliano Luis. Escola e disciplina: uma abordagem foucaultiana. Revista Urutágua, n, 2004.FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2003. _____________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1977. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Olho D'agua, 1997.FREIRE, Paulo; CAMPOS, Marcio D.'Olne. Da leitura da palavra à leitura de mundo. Campinas: Paz e Terra, 1982.VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. Distribuidora Autentica LTDA, 2007." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_25_07_2014_22_40_27_idinscrito_1191_2fed876833edf0df0cbda2dd841e4e20.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO FERNANDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "cap_fernando12@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7243 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 1191 "titulo" => "ESCOLA SEGUNDO PIERRE BOURDIE, MICHEL FOUCAULT E PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE CRÍTICA" "resumo" => "Introdução: A idéia de juntar pessoas em um local para a captação de conhecimento e difusão de saberes vem desde a Antiguidade. O sistema de educação primária iniciou-se em diversas partes no mundo: Grécia, Roma, Índia e China cada um embebecido com sua cultura local. Mas foi na Europa, durante os séculos XIV e XV ocorreu a expansão da instituição pela necessidade de divulgar os preceitos e da escrita entre os mais nobres. Aos poucos a escola consegue se transforma num local de controle eclesiástico e político do povo. Frequentá-la é uma prova de honradez, utilidade e de crescimento profissional. Na verdade, a oferta de aprendizado é centrada na aquisição de competências precisas para o desempenho do papel do sujeito como cidadão. Objetivos: O objetivo geral deste trabalho visa retirar das produções cientificas de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Paulo Freire posicionamentos concordantes e discordantes. Além de revisar os documentos existentes sobre os autores, ordenar as principais idéias, a partir da revisão de literatura, com o objetivo especifico de analisar e interpretar as críticas feitas ao sistema escolar. Metodologia: Realizou-se uma seleção de várias produções cientificas, livros, periódicos e artigos cujos autores são sociólogos e filósofos educacionais, a fim de identificar suas principais ideias em relação a instituição “escola” . O estudo se voltar para duas questões básicas: análise comparativa das obras de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Paulo Freire e a construção de ideia conclusiva, quanto tema. A Pesquisa bibliográfica eiva-se de caráter qualitativo e descritivo. Resultados: A função da escola, ao longo do tempo assumiu diversas conotações quanto seu verdadeiro papel. E diante das analises dos discursos de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Paulo Freire verificou-se, claramente concepções diferentes, ora concordantes e discordantes. Conclusão: Apesar dos autores não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas idéias ajudaram a compreender o significado social da instituição, onde a educação deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva. PALAVRAS-CHAVES: escola, educação, ensino REFERÊNCIASALMEIDA CUNHA, Maria Amália de. O conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica. Perspectiva, v. 25, n. 2, p. 503-524, 2007.BORGES, Juliano Luis. Escola e disciplina: uma abordagem foucaultiana. Revista Urutágua, n, 2004.FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2003. _____________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1977. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Olho D'agua, 1997.FREIRE, Paulo; CAMPOS, Marcio D.'Olne. Da leitura da palavra à leitura de mundo. Campinas: Paz e Terra, 1982.VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. Distribuidora Autentica LTDA, 2007." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_25_07_2014_22_40_27_idinscrito_1191_2fed876833edf0df0cbda2dd841e4e20.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO FERNANDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "cap_fernando12@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }