Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS

Palavra-chaves: PRÁTICA E TEORIA, REFLEXÃO, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6838
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1372
    "inscrito_id" => 2739
    "titulo" => "A RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos uma pequena análise da formação de professores relacionada a prática e a teoria, onde observaremos a importância dessa relação na escola para o educador em processo de formação. Não esquecendo que são dois conceitos totalmente distintos para a educação, mas que para um educador em desenvolvimento são de fundamental importância, para o seu crescimento não só como profissional, mas também como sujeito de sua história na educação e, de outros sujeitos e histórias. Bem como o que essa relação causa ao educador em processo de formação, na ação do ensinar na prática. Quando o mesmo diante de um ensino imposto pelas escolas tradicionais, onde geralmente esses dois conceitos não se misturam, é apresentado de forma separada ao educador, por vezes, colocadas como coadjuvantes do ensino, mas que se encontram dentro do novo modelo de ensino em discussão nas escolas mais atuais. Onde o professor nesse momento, passa a refletir sobre a ação de pensar dentro dessa grande discussão, o pensar da prática do dia- a- dia, da sua experiência em sala de aula e, mesmo fora dela também. Ele refletiu sobre as imposições da escola tradicional, que de certa maneira o aliena na sua formação de professor, quando separa a prática da teoria, criando um educador pela metade. Porém causa ao mesmo a chance de poder fazer a diferença com uma nova educação que dialoga com a sociedade. Passando a ser um sujeito reflexivo do ensino do passado, presente e futuro, sempre associado à sociedade, nunca distante da mesma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA E TEORIA, REFLEXÃO, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_21_11_06_idinscrito_2739_3fd66b341816699d1e4045400417a444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA SANTOS CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "scunhadaniela@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6838
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1372
    "inscrito_id" => 2739
    "titulo" => "A RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos uma pequena análise da formação de professores relacionada a prática e a teoria, onde observaremos a importância dessa relação na escola para o educador em processo de formação. Não esquecendo que são dois conceitos totalmente distintos para a educação, mas que para um educador em desenvolvimento são de fundamental importância, para o seu crescimento não só como profissional, mas também como sujeito de sua história na educação e, de outros sujeitos e histórias. Bem como o que essa relação causa ao educador em processo de formação, na ação do ensinar na prática. Quando o mesmo diante de um ensino imposto pelas escolas tradicionais, onde geralmente esses dois conceitos não se misturam, é apresentado de forma separada ao educador, por vezes, colocadas como coadjuvantes do ensino, mas que se encontram dentro do novo modelo de ensino em discussão nas escolas mais atuais. Onde o professor nesse momento, passa a refletir sobre a ação de pensar dentro dessa grande discussão, o pensar da prática do dia- a- dia, da sua experiência em sala de aula e, mesmo fora dela também. Ele refletiu sobre as imposições da escola tradicional, que de certa maneira o aliena na sua formação de professor, quando separa a prática da teoria, criando um educador pela metade. Porém causa ao mesmo a chance de poder fazer a diferença com uma nova educação que dialoga com a sociedade. Passando a ser um sujeito reflexivo do ensino do passado, presente e futuro, sempre associado à sociedade, nunca distante da mesma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA E TEORIA, REFLEXÃO, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_21_11_06_idinscrito_2739_3fd66b341816699d1e4045400417a444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA SANTOS CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "scunhadaniela@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pequena análise da formação de professores relacionada a prática e a teoria, onde observaremos a importância dessa relação na escola para o educador em processo de formação. Não esquecendo que são dois conceitos totalmente distintos para a educação, mas que para um educador em desenvolvimento são de fundamental importância, para o seu crescimento não só como profissional, mas também como sujeito de sua história na educação e, de outros sujeitos e histórias. Bem como o que essa relação causa ao educador em processo de formação, na ação do ensinar na prática. Quando o mesmo diante de um ensino imposto pelas escolas tradicionais, onde geralmente esses dois conceitos não se misturam, é apresentado de forma separada ao educador, por vezes, colocadas como coadjuvantes do ensino, mas que se encontram dentro do novo modelo de ensino em discussão nas escolas mais atuais. Onde o professor nesse momento, passa a refletir sobre a ação de pensar dentro dessa grande discussão, o pensar da prática do dia- a- dia, da sua experiência em sala de aula e, mesmo fora dela também. Ele refletiu sobre as imposições da escola tradicional, que de certa maneira o aliena na sua formação de professor, quando separa a prática da teoria, criando um educador pela metade. Porém causa ao mesmo a chance de poder fazer a diferença com uma nova educação que dialoga com a sociedade. Passando a ser um sujeito reflexivo do ensino do passado, presente e futuro, sempre associado à sociedade, nunca distante da mesma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.